Apresentação: objectivos e competências, metodologia, avaliação, conteúdos programáticos, bibliografia.
28 Janeiro 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I. OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS
Tendo como objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico no domínio da arte do Barroco e do Rococó, a unidade curricular de Arte do Barroco e Rococó, propõe-se contribuir ainda para a aquisição das seguintes competências
1. Competências instrumentais: habilidade cognitiva, capacidade de compreensão e manipulação de ideias, conducente à realização de análises e sínteses, recolher e analisar informação oriunda de diversas fontes, desenvolvimento da capacidade de decisão com vista à resolução de problemas.
2. Competências interpessoais: realização de trabalho integrado em equipas interdisciplinares, habilidade para comunicar com peritos de outras áreas, sensibilidade para a diversidade e multiculturalidade, compromisso ético.
3. Competências sistémicas: aplicação de conhecimentos à prática, capacidade técnica de investigação, capacidade de gerar novas ideias (criatividade), compreensão de outras culturas, espírito de iniciativa e empreendimento.
II. METODOLOGIA
As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão complementadas com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc.
III. AVALIAÇÃO
A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens. O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc. A entrega dos trabalhos de investigação terá lugar a 31 de Março, iniciando-se as apresentações orais no dia 7 de Abril. O teste realizar-se-á a 7 de Maio.
IV. SÍNTESE DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
I. O BARROCO
1.1. O conceito de barroco: fortuna crítica
1.2. Arte e Igreja no barroco
1.3. A arquitectura
1.3.1. Caracterização genérica
1.3.2. Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum barroco (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
1.3.3. A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
1.4. A escultura
1.4.1. Caracterização genérica
1.4.2. A relação da escultura com as outras artes no barroco
1.4.3. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
1.5. A pintura
1.5.1. Caracterização genérica
1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
II. O ROCOCÓ
1.1. O conceito de rococó: fortuna crítica
1.2. Rococó: uma arte de corte
1.3. A arquitectura
1.3.1. Caracterização genérica
1.3.2. Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras
1.3.3. A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras
1.4. A escultura
1.4.1. Caracterização genérica
1.4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
1.4.3. Uma questão de escala: a escultura rococó e as artes decorativas
1.5. A pintura
1.5.1. Caracterização genérica
1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
V. BIBLIOGRAFIA
GERAL
CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire des Symboles, Paris, Robert Laffont – Jupiter, 1992 (1ª ed. 1969)
CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico dei Simboli, Milão, RCS Libri, 2000
FERGUSON, George, Signs and Symbols in Christian Art, Nova Iorque, Oxford University Press, 1961
FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrahams Inc. Publishers, 1989
FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990
PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985
WITTKOWER, Rudolf, Escultura, São Paulo, Martins Fontes, 1989 (1ª ed. 1976)
ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura, São Paulo, Martins Fontes, 1998 (1ª ed.1948)
ESPECÍFICA
TEMA I, 1.1., 1.2.
AAVV, Struggle for Synthesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico, 1999 (2 vols.)
ARGAN, Giulio Carlo, L'Arte Barocca, Roma, Newton Compton, 1989
ARGAN, Giulio Carlo, Immagine e Persuasione: Saggi sul Barocco, Milão, Feltrinelli, 1986
CARERI, Giovanni, Voli d’Amore. Architettura, Pittura e Scultura nel “Bel Composto” di Bernini, Roma- Bari, Laterza, 1991
CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989
FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, “Iconografia e Simbólica Cristãs. Pedagogia da Mensagem”, in Theologica, 2ª Série, Vol. 30, Fasc. 1, 1995
ORS, Eugenio d’, Du Baroque, Paris, Gallimard, 1968
PEREIRA, José Fernandes, “Barroco”, in José Fernandes PEREIRA, (coord.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989
PLAZAOLA, Juan, El Arte Sacro Actual. Estudio, Panorama, Documentos, Madrid, La Editorial Católica, 1965
RIGHETTI, Mario, Historia de la Liturgia, Vol. I, Madrid, La Editorial Católica, 1955
SNODIN, Michael, LLEWELLYN, Nigel, (coord.), Baroque 1620-1800: Style in the Age of Magnificence, (catálogo da exposição), Londres, Victoria & Albert Museum, 2009
VALE, Teresa Leonor M., “Da Igreja Combatente à Igreja Triunfante. Espaço e Imagem Religiosa do Concílio de Trento ao Barroco Pleno”, in Brotéria, Vol. 157, Nov. 2003
VALE, Teresa Leonor M., “A Estátua de Nossa Senhora da Conceição da Patriarcal de Lisboa e a eleição de modelos pictóricos para obras de escultura, num texto de João Frederico Ludovice”, in Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 7-8 (2009)
TEMA I, 1.3.
ARGAN, Giulio Carlo, L'Arte Barocca, Roma, Newton Compton, 1989
AVERY, Charles, Bernini Genius of the Baroque, Londres, Thames & Hudson, 1997
BERNARDINI, Maria Grazi, BUSSAGLI, Mario, (coord.), Barocco a Roma. La meraviglia delle arti, Milão, Skira, 2015
BLUNT, Anthony, Vita e Opera del Borromimi, Roma-Bari, Laterza, 1983
BORSI, Franco, Bernini, Madrid, Ed. Akal, 1998
CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José M., El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989
LOGU, Giuseppe de, L’ Architettura Italiana del Seicento e del Settecento, Bari, Dedalo Libri, 1980
MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999
PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura, Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997
PORTOGHESI, Paolo, Roma Barocca, 4ª ed., Roma-Bari, Laterza, 1988
TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed., Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.)
WITTKOWER, Rudolph, Art and Architecture in Italy 1600-1750, 3ª ed., Londres, Penguin Books, 1973 (1ª ed. 1958)
TEMA I, 1.4.
AAVV, Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na Escultura Espanhola (1500-1750), (catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 2011
AVERY, Charles, FINN, David, Bernini Genius of the Baroque, Londres, Thames & Hudson, 1997
BEYER, Victor, La Sculpture Française du XVIIe Siècle au Musée du Louvre, Gorle-Bergamo, Grafica Guttenberg, 1977
BOUCHER, Bruce, Italian Baroque Sculpture, Londres, Thames & Hudson, 1998
ENGGASS, Robert, Early Eighteenth-Century Sculpture in Rome. An Illustrated Catalogue, Londres-Pennsylvania, University Park and London-The Pennsylvania State University Press, 1976
MARTIN GONZALEZ, Juan José, Escultura Barroca en España 1600-1770, 2ª ed., Madrid, Ed. Catedra, 1991
MONTAGU, Jennifer, Alessandro Algardi, New Haven, Yale University Press, 1985
MONTAGU, Jennifer, Gold, Silver and Bronze. Metal Sculpture of the Roman Baroque, New Haven-Londres, Yale University Press, 1996
MONTAGU, Jennifer, Roman Baroque Sculpture. The Industry of Art, New Haven-Londres, Yale University Press, 1989
NAVA CELLINI, Antonia, La Scultura del Settecento, 2ª ed., Milão, Garzanti, 1992 (1ª ed. 1982)
VALE, Teresa Leonor M., “Ars Moriendi: do Efémero e do Perene na Celebração da Morte no Barroco”, in Estudios Portugueses, Nº3, Salamanca, 2003
VALE, Teresa Leonor M., “Di bronzo e d’argento: sculture del Settecento italiano nella magnifica Patriarcale di Lisbona”, in Arte Cristiana. Rivista Internazionale di Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche, Milão, Ano 100, Nº 868, Jan.-Fev. 2012
VALE, Teresa Leonor M., A Escultura Italiana de Mafra, Lisboa, Livros Horizonte, 2002
VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 2005
VALE, Teresa Leonor M., Scultura Barocca Italiana in Portogallo. Opere, Artisti, Commitenti, Roma, Gangemi Editore, 2010
WITTKOWER, Rudolph, Art and Architecture in Italy 1600-1750, 3ª ed., Londres, Penguin Books, 1973 (1ª ed. 1958)
WITTKOWER, Rudolf, Bernini The Sculptor of the Roman Baroque, Londres, Phaidon, 1997 (1ª ed. 1955)
TEMA I, 1.5.
AAVV, Baroque, Colónia, Konemann, 1998
BURCHARD, Wolf, The Sovereign Artist: Charles Le Brun and the Image of Louis XIV, Londres, Paul Holberton Publishing, 2016
CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989
HASKEL, Francis, Patrons and Painters. Art and Society in Baroque Italy, New Havel-Londres, Yale University Press, 1980
MARTIN, John Rupert, Baroque, 2ª ed., Londres, Pelican Books, 1989
MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999
PRATER, Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco, Colónia, B. Taschen, 1997
SEBASTIAN, Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas, (col. Alianza Forma, 21), Madrid, Alianza Editorial, 1981
TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed., (col. Biblioteca de Textos Universitários, 9 e 11), Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.)
VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura. De Giotto a Chagall, Lisboa, Estúdios Cor, 1968
WITTKOWER, Rudolph, Art and Architecture in Italy 1600 - 1750, 3ª ed., (col. The Penguin History of Art), Londres, Penguin Books, 1973 (1ª ed. 1958)
ZUFFI, Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca, Milão, Electa-Sociedad Editorial Electa España, 1999
TEMA II, 1.1., 1.2.
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999
TEMA II, 1.3.
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
GRISERI, Andreina, Ambienti del Settecento, Novara, Istituto Geografico De Agostini, 1984
MAZZARIOL, Giuseppe, Venetian Palazzi, Colónia, Benedikt Taschen, 1998
MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999
PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966
SANTUCCI, Giovanni, “to give a lively idea of the Italian gusto”, Collezionismo di disegni e stampe e gusto decorativo barocco nell’Inghilterra degli ultimi Stuart, Turim, Fondazione 1563 per l’Arte e la Cultura della Compagnia di San Paolo, 2019
SCOTT, Katie, The Rococo Interior, New Haven-Londres, Yale University Press, 1995
SUMMERSON, John, The Architecture of the Eighteenth Century, Londres, Thames & Hudson, 1994
TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó, Berlin, Feieraben Verlag, 2003
TEMA II, 1.4.
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789, São Paulo, Cosac & Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972)
MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999
NAVA CELLINI, Antonia, La Scultura del Settecento, 2ª ed., Milão, Garzanti, 1992 (1ª ed. 1982)
PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966
TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó, Berlin, Feieraben Verlag, 2003
VALE, Teresa Leonor M., “Contributo alla scultura romana del tardo Settecento”, in Arte Cristiana. Rivista Internazionale di Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche, Milão, Ano 102, Nº 883, Jul.-Ago. 2014
TEMA II, 1.5.
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
LEVEY, Michael, Painting in XVIII Century Venice, Londres, Phaidon Press, 1959
LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789, São Paulo, Cosac & Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972)
MARTINEAU, Jane, ROBINSON, Andrew, (coord.), The Glory of Venice. Art in the Eighteenth Century, (catálogo da exposição), New Haven-Londres, Yale University Press, 1994
MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999
PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966
PIGNATTI, Terisio, L’Art Vénitien, Paris, Flammarion, 1992 (1ª ed. 1989)
SUCCI, Dario, DELNERI, Annalisa, (coord.), Canaletto Una Venecia Imaginaria, (catálogo da exposição), Madrid, Fundación Colección Thyssen-Bornemisza, 2001
TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó, Berlin, Feieraben Verlag, 2003