4.A pintura: caracterização genérica 4.1.Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras. Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.
7 Abril 2020, 12:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
4.A pintura: caracterização genérica
4.1.Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.BIBLIOGRAFIA
BASTOS, Celina, DEGORTES, Michela, RAGGI, Giuseppina, “Giuseppe Antonio Trono e Bernardino Gagliardini pintores de retratos no Reinado de D. Maria I. Novos dados de investigação”, ARTis On, Nº 7 (2018)
BORGES, Nelson Correia, “Do Barroco ao Rococó”, AAVV, História da Arte e Portugal, Vol. 9, Lisboa, Publicações Alfa, 1986
JESUS, Júlio, O Pintor Jean Pillement, Lisboa, Tip. Gonçalves, 1933
SALDANHA, Nuno, “Joaquim Manuel da Rocha - A Pintura da capela-mor na igreja de S. Paulo de Salvaterra de Magos”, Magos: Revista Cultural do Concelho de Salvaterra de Magos, Nº III, 2016, pp. 144-165.
SALDANHA, Nuno, ARAÚJO, Agostinho, (coord.), Jean Pillement (1728-1808) e o Paisagismo em Portugal, Lisboa, FRESS, 1997
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença 2003