Apresentação: objectivos e competências, metodologia, avaliação, conteúdos programáticos, bibliografia.
28 Janeiro 2020, 12:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I. OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS
Tendo como objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico no domínio da arte do período do Barroco e do Rococó no nosso país, a unidade curricular de Arte do Barroco e Rococó em Portugal, propõe-se ainda, de forma mais genérica e abrangente, contribuir para a aquisição das seguintes competências
1. Competências instrumentais: habilidade cognitiva, capacidade de compreensão e manipulação de ideias, conducente à realização de análises e sínteses, recolher e analisar informação oriunda de diversas fontes, desenvolvimento da capacidade de decisão com vista à resolução de problemas.
2. Competências interpessoais: realização de trabalho integrado em equipas interdisciplinares, habilidade para comunicar com peritos de outras áreas, sensibilidade para a diversidade e multiculturalidade, compromisso ético.
3. Competências sistémicas: aplicação de conhecimentos à prática, capacidade técnica de investigação, capacidade de gerar novas ideias (criatividade), compreensão de outras culturas, espírito de iniciativa e empreendimento.
II. METODOLOGIA
As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão, sempre que possível, complementadas com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc.
III. AVALIAÇÃO
A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens. O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc. O teste realizar-se-á a 2 de Abril. As apresentações orais dos trabalhos de investigação iniciam-se a 7 de Abril e a entrega da versão escrita dos mesmos a 5 de Maio.
IV. SÍNTESE DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
I. O BARROCO
1. Contexto histórico e especificidades nacionais: barroco seiscentista e barroco setecentista ou joanino; barroco da corte e barroco do Norte
2. A arquitectura: caracterização genérica
2.1. Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum barroco (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
2.2. A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
2.3. A relação da arquitectura com as artes decorativas de expressão nacional (a talha e o azulejo)
3. A escultura: caracterização genérica
3.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
3.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
4. A pintura: caracterização genérica
4.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
II. O ROCOCÓ
1. As especificidades do Rococó em Portugal: entre tardo-barroco, pombalino e a emergência do neoclássico
2. A arquitectura: caracterização genérica
2.1. Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras
2.2. A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras
2.3. O pombalino
3. A escultura: caracterização genérica – escultura rococó ou do tempo do rococó?
3.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
4. A pintura: caracterização genérica
4.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
V. BIBLIOGRAFIA
GERAL
CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire des Symboles, Paris, Robert Laffont – Jupiter, 1992 (1ª ed. 1969)
CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico dei Simboli, Milão, RCS Libri, 2000
FERGUSON, George, Signs and Symbols in Christian Art, Nova Iorque, Oxford University Press, 1961
FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrahams Inc. Publishers, 1989
FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990
PEREIRA, José Fernandes, (coord.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989
PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985
WITTKOWER, Rudolf, Escultura, São Paulo, Martins Fontes, 1989 (1ª ed. 1976)
ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura, São Paulo, Martins Fontes, 1998 (1ª ed.1948)
ESPECÍFICA
PONTO I
AAVV, Struggle for Synthesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico, 1999 (2 vols.)
FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, “Iconografia e Simbólica Cristãs. Pedagogia da Mensagem”, in Theologica, 2ª Série, Vol. 30, Fasc. 1, 1995
BERGER, Francisco Gentil, Lisboa e os Arquitectos de D. João V, Lisboa, Edições Cosmos, 1994
BRANDÃO, D. Domingos de Pinho, ROCHA, Manuel J. M., LOUREIRO, Olímpia, Nicolau Nasoni. Vida e obra de um grande artista, Porto, Telos, 1987
CARVALHO, A. Ayres de, D. João V e a Arte do seu Tempo, Lisboa, Ed. do Autor, 1960-1962
CARVALHO, Maria do Rosário Salema de, Por amor de Deus: representação das obras de misericórdia, em painéis de azulejo, nos espaços das confrarias da Misericórdia, no Portugal setecentista, (Dissertação de Doutoramento em História da Arte apresentada à FLUL), Lisboa, 2007 http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6527
FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, A Arte da Talha no Porto na Época Barroca (Artistas e Clientela. Materiais e Técnica), (col. Documentos e Memórias para a História da Cidade), Porto, Câmara Municipal do Porto, 1987
FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, A Escola de Talha Portuense, Lisboa, Edições Inapa, 2001
FEYO, Barata, A Escultura de Alcobaça, Lisboa, Edições Ática, 1945
GOMES, Paulo Varela, Arquitectura, Religião e Política em Portugal no Século XVII. A Planta Centralizada, Porto, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 2001
MECO, José, Azulejaria Portuguesa, Lisboa, Bertrand, 1985
MECO, José, O Azulejo em Portugal, Lisboa, Publicações Alfa, 1986
MELLO, Magno Moraes de, A Pintura de Tectos em Perspectiva no Portugal de D. João V, Lisboa, editorial Estampa, 1998
PEREIRA, José Fernandes, Arquitectura Barroca em Portugal, Lisboa, ICALP, 1986
PIMENTEL, António Filipe, Arquitectura e Poder. O Real Edifício de Mafra, Coimbra, Instituto de História da Arte da Universidade de Coimbra, 1992
PIMENTEL, António Filipe, (coord.), A Arquitectura Imaginária, Pintura, Escultura, Artes Decorativas, (catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012
PIMENTEL, António Filipe, (coord.), A Encomenda Prodigiosa. Da Patriarcal à Capela Real de S. João Baptista, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013
QUIETO, Pier Paolo, D. João V de Portugal e a Sua Influência na Arte Italiana do Século XVIII, Lisboa - Mafra, Elo, 1980
RAGGI, Giuseppina, “A conquista da sabedoria: a pintura de quadratura e o programa iconográfico da Biblioteca Joanina”, Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Vol. 48 (2018)
SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, Lisboa, Livros Horizonte, 1995
SALDANHA, Nuno, (coord.), Joanni V Magnifico. A Pintura em Portugal ao Tempo de D. João V 1706 - 1750, Lisboa, Secretaria de Estado da Cultura - IPPAR, 1995
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003
SERRÃO, Vítor, Estudos de Pintura Maneirista e Barroca, Lisboa, Editorial Caminho, 1989
SERRÃO, Vítor, (coord.), Josefa de Óbidos e o Tempo Barroco, Lisboa, I.P.P.C., 1991
SIMÕES, João Miguel dos Santos, Azulejaria em Portugal no século XVII, 2.ª ed., revista e actualizada, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997 (2 vols.)
SIMÕES, João Miguel dos Santos, Azulejaria em Portugal no século XVIII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1979
SMITH, Robert, A Talha em Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 1963
SOBRAL, Luís de Moura, (dir.), Bento Coelho (1620-1708) e a Cultura do Seu Tempo, Lisboa, IPPAR, 1998
SOBRAL, Luís de Moura, Do Sentido das Imagens, Lisboa, Ed. Estampa, 1996
SOBRAL, Luís de Moura, Pintura e Poesia na Época Barroca, Lisboa, Ed. Estampa, 1994
VALE, Teresa Leonor M., “Da Igreja Combatente à Igreja Triunfante. Espaço e Imagem Religiosa do Concílio de Trento ao Barroco Pleno”, in Brotéria, Vol. 157, Nov. 2003
VALE, Teresa Leonor M., “Ars Moriendi: do Efémero e do Perene na Celebração da Morte no Barroco”, in Estudios Portugueses, Nº3, Salamanca, 2003
VALE, Teresa Leonor M., A Escultura Italiana de Mafra, Lisboa, Livros Horizonte, 2002
VALE, Teresa Leonor M., Escultura Italiana em Portugal no Século XVII, Lisboa, Caleidoscópio, 2004 (edição da Dissertação de Doutoramento de 1999)
VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 2005
VALE, Teresa Leonor M., Um Português em Roma, Um Italiano em Lisboa. Os Escultores Setecentistas José de Almeida e João António Bellini de Pádua, Lisboa, Livros Horizonte, 2008
VALE, Teresa Leonor M., (coord.), A Capela de S. João Batista. A encomenda, a obra, as coleções, Lisboa, imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2015
VALE, Teresa Leonor M., (coord.), Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa, Lisboa, Livros Horizonte, 2007
PONTO II
AAVV, O Virtuoso Criador. Joaquim Machado de Castro (1731-1822), (catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012
CAETANO, Joaquim Oliveira, A Igreja da Memória, Lisboa, DGEMN, 1991
CARVALHO, A. Ayres, A Basílica da Estrela no segundo centenário da sua fundação, Lisboa, Edição do Autor, 1979
CARVALHO, A. Ayres, A Escola de Escultura de Mafra, (separata de Belas-Artes, Nº 19, 1963), Lisboa, 1964
FARIA, Miguel Figueira de, Machado de Castro (1731-1822). Estudos, Lisboa, Livros Horizonte, 2008
FARIA, Miguel Figueira de, (coord.), Do Terreiro do Paço à Praça do Comércio, Lisboa, INCM, 2014
FARIA, Miguel Figueira de, (coord.), Machado de Castro. Da utilidade da escultura, Lisboa, Caleidoscópio, 2014
FERREIRA-ALVES, Jaime, O Porto na Época dos Almadas, Porto, Câmara Municipal do porto, 1988-1990 (2 vols.)
FRANÇA, José-Augusto, Lisboa Pombalina e o Iluminismo, Lisboa, Bertrand Editora, 1983
FRANÇA, José-Augusto, A Reconstrução de Lisboa e a Arquitectura Pombalina, Lisboa, ICALP, 1978
FRANÇA, José-Augusto, O Pombalismo e o Romantismo, Lisboa, Editorial Presença, 2004
GOMES, Paulo Varela, A Cultura Arquitectónica e Artística em Portugal no Século XVIII, Lisboa, Editorial Caminho, 1988
JESUS, Júlio, O Pintor Jean Pillement, Lisboa, Tip. Gonçalves, 1933
LIMA, Henrique de Campos Ferreira, Joaquim Machado de Castro Escultor Conimbricense, Coimbra, Instituto de História da Arte da FLUC, 1989
MENDONÇA, Isabel, “Estucadores do Ticino na Lisboa Joanina”, Cadernos do Arquivo Municipal, Série II, Nº 1, 2014
MENDONÇA, Isabel, Estuques Decorativos. A Evolução das Formas (sécs. XVI a XIX), Lisboa, Principia -Nova Terra, 2009
MENDONÇA, Isabel, “O que Cirilo não sabia sobre Giovanni Grossi e outros estucadores suíços em Lisboa”, in AAVV, Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França, Lisboa, APHA, 2014
OLIVEIRA, Eduardo Pires de, Os alvores do rococó em Guimarães e outros estudos sobre o barroco e o rococó do Minho, Braga, Edições APPACDM Distrital de Braga, 2003
OLIVEIRA; Eduardo Pires de, Braga de André Soares, Lisboa, Edições Centro Atlântico, 2014
QUADROS, Sandra da Costa Saldanha e, Alessandro Giusti (1715-1799) e a aula de escultura de Mafra, (dissertação de Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Coimbra, [s.n.], 2012 (texto policopiado)
RODRIGUES, Ana Duarte, A escultura de vulto figurativa do Laboratório de Joaquim Machado de Castro (1771-1822): produção, morfologia, iconografia, fontes e significado, (dissertação de Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Lisboa, [s.n.], 2004 (texto policopiado)
SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, Lisboa, Livros Horizonte, 1995
SALDANHA, Nuno, “Joaquim Manuel da Rocha - A Pintura da capela-mor na igreja de S. Paulo de Salvaterra de Magos”, Magos: Revista Cultural do Concelho de Salvaterra de Magos, Nº III, 2016, pp. 144-165
SALDANHA, Nuno, ARAÚJO, Agostinho, (coord.), Jean Pillement (1728-1808) e o Paisagismo em Portugal, Lisboa, FRESS, 1997
SALDANHA, Sandra Costa, A Basílica da Estrela, Lisboa, Livros Horizonte, 2008
SILVA, Maria de Lurdes Ribeiro da, “Alguns aspectos metodológicos da reedificação da igreja de Santo António à Sé”, in Cadernos de História da Arte, Nº 1, 1991
SMITH, Robert, André Soares, Lisboa, Livros Horizonte, 1973
VALE, Teresa Leonor M., (coord.), A Cidade Pombalina. Os 250 Anos do Plano da Baixa, Actas das Jornadas, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 2010
VASCONCELOS, Flórido de, Os Estuques Decorativos do Norte de Portugal, Lisboa-Porto, Fundação Calouste Gulbenkian-Centro Regional de Artes Tradicionais, 1991