Teste de avaliação de conhecimentos.
21 Abril 2020, 12:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Teste de avaliação de conhecimentos.
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Curso de LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA ARTE
ANO LECTIVO 2019 / 2020 (Unidade Curricular Obrigatória, 2º Semestre)
UNIDADE CURRICULAR: ARTE DO BARROCO E ROCOCÓ EM PORTUGAL
DOCENTE: Professora Doutora Teresa Leonor M. Vale
Responda apenas a duas das três questões seguintes, tendo em conta que cada resposta não deve exceder os 5000 caracteres (espaços incluídos):
1. Uma das especificidades da produção arquitectónica nacional do período barroco é a sua relação com as artes decorativas, nomeadamente com o azulejo, a pintura decorativa e a talha. Comece por caracterizar a arquitectura barroca portuguesa (do último quartel de Seiscentos e da primeira metade de Setecentos), identificando as principais tipologias morfológico-funcionais, socorrendo-se de exemplos das principais obras e artistas, passando depois a explicitar quais os contributos das artes decorativas de expressão nacional para a transformação das soluções estritamente arquitectónicas.
2. A escultura portuguesa do tempo do barroco pode organizar-se em três grandes conjuntos: a produção nacional, a escultura realizada em Portugal por artistas estrangeiros e as obras importadas. Caracterize estes conjuntos – dando exemplos de obras e artistas – e explique como apesar dos mesmos se manterem do séc. XVII para o XVIII, passam a ter uma diferente importância relativa.
3. “O desenvolvimento da pintura no tempo de D. João V (…) pauta-se pela influência marcante de modelos romanos e franceses, num ciclo em que o regresso dos artistas que haviam sido bolseiros da corte em Roma vai assumir papel predominante.” (Vítor SERRÃO, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003, p. 226). Tendo como ponto de partida o excerto citado, caracterize a produção pictórica do barroco joanino.
2020.04.21