4. A pintura 4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
10 Março 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
4. A pintura
4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, A. Ayres, D. João V e a Arte do Seu Tempo, Lisboa, Edição do Autor, 1960 - 1962 (2 vols.)
DIEZ DEL CORRAL, Pilar, “«A Lisbona le spalle, a Roma il volto». Vieira Lusitano un artista português en la Roma del ‘primo Settecento’”, in Ariane Varela BRAGA, Thomas-Leo TRUE, (coord.), Roma e gli Artisti Stranieri. Integrazione, reti e identità (XVI-XX s.), Roma, Artemide, 2018, pp. 189-202.
MACHADO, José Alberto Gomes, André Gonçalves. Pintura do Barroco Português, Lisboa, Editorial Estampa, 1995
MELLO, Magno Moraes de, A Pintura de Tectos em Perspectiva no Portugal de D. João V, Lisboa, Editorial Estampa, 1998
QUIETO, Pier Paolo, D. João V de Portugal e a Sua Influência na Arte Italiana do Século XVIII, Lisboa - Mafra, Elo, 1980
RAGGI, Giuseppina, “A conquista da sabedoria: a pintura de quadratura e o programa iconográfico da Biblioteca Joanina”, Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Vol. 48 (2018), pp. 37-90.
SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, Lisboa, Livros Horizonte, 1995
SALDANHA, Nuno, (coord.), Joanni V Magnifico. A Pintura em Portugal ao Tempo de D. João V 1706 - 1750, Lisboa, Secretaria de Estado da Cultura - IPPAR, 1995
SALDANHA, Nuno, “Roma Triumphans. A pintura joanina para Mafra (1717-1731)”, in Monumentos, Nº 35, 2017, pp. 60-83.
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003
SERRÃO, Vítor, Estudos de Pintura Maneirista e Barroca, Lisboa, Editorial Caminho, 1989