Sumários

As artes plásticas na pré-história: sociedades neolíticas

24 Fevereiro 2017, 10:00 Luís Urbano Afonso

O Holoceno e o Neolítico: o fim da Idade do Gelo e o lento despontar da revolução neolítica. Maiores consequências: sedentarização e pastorícia; posse de terra; primeiras comunidades urbanas (e proto-estados); novas tecnologias - olaria, metalurgia, cestaria, tecelagem, pedraria, cosmética, etc. A difusão gradual da agricultura e pastorícia pelo planeta.

Arquitetura, urbanismo e artes visuais nos primeiros aglomerados urbanos conhecidos: Jericó e Çatal Huyuk. A importância do culto dos mortos e a sua presença no quotidiano.

A arte megalítica na Europa e o problema da passagem de um modelo de organização social nómada, de bandos, para um modelo (semi-)sedentário, agro-pastoril, de sociedades cada vez mais estratificadas e progressivamente assentes em unidades de produção doméstica.

As diferentes dimensões do megalitismo: espaços funerários restritos e santuários cosmológicos. Antas/dólmens, menires e cromeleques.

O caso de Stonehenge: o maior santuário megalítico conhecido.


As artes plásticas na pré-história: sociedades de caçadores-recolectores

21 Fevereiro 2017, 10:00 Luís Urbano Afonso

Evidências da arte paleolítica em Portugal (gravuras ao ar livre e pinturas rupestres).

As teorias sobre a arte do Paleolítico Superior.

O processo de hominização: do homo habilis ao homo sapiens sapiens.

Processos de datação aplicados à pré-história.

Principais culturas líticas do Paleolítico Superior: Aurignacense, Chatelperronense (H. Neand.), Gravetense (H. Sapiens), Solutrense, Magdalenense.

Arte portátil do paleolítico.

Distribuição da arte rupestre. A relevância do triângulo franco-cantábrico: Cosquer, Chauvet, Altamira, Lascaux.


Introdução. Âmbito cronológico e geocultural da UC. Teorias acerca da arte.

17 Fevereiro 2017, 10:00 Luís Urbano Afonso

 A pergunta filosófica: o que é a arte?

O problema da universalidade da arte em termos culturais e biológicos. O problema da diacronia e os anacronismos. A importância do papel do medium na arte (material/suporte). A arte entre o objeto e a ideia/conceito?

O Paradigma idealista e o pensamento de Platão.

O Paradigma idealista e a teoria funcional.

O Paradigma contextual e a teoria neo-Wittgensteiniana.

O papel fundamental de Arthur C. Danto e o seu conceito de artworld.

O Paradigma contextual e a teoria institucional de George Dickie.


Apresentação do programa, dos objetivos, da bibliografia e dos elementos e métodos de avaliação desta UC.

14 Fevereiro 2017, 10:00 Luís Urbano Afonso

Apresentação do programa, dos objetivos, da bibliografia e dos elementos e métodos de avaliação desta UC.

Avaliação: dois testes escritos (50%+50%), realizados nos dias 11 de abril, 3ª feira (chamada única), 10h00-12h00, e 6 de junho, 3ª feira (1ª chamada) ou 9 de junho, 6ª feira (2ª chamada), 10h00-12h00 em ambos os casos