Sumários
Valorização da História: a descoberta do 'Mundo Clássico'.
8 Outubro 2020, 17:00 • Maria João Quintas Lopes Baptista Neto
Valorização da História: a descoberta do 'Mundo Clássico'.
O século XVIII em breve contexto:
O Iluminismo e a valorização da História; o 'mundo antigo'; valorização através da imagem. As descobertas arqueológicas. A emergência de um novo gosto.
Apresentação do programa e objetivos da unidade curricular. Definição e calendarização da avaliação
1 Outubro 2020, 17:00 • Maria João Quintas Lopes Baptista Neto
Principais conteúdos programáticos:
Razão e Sentimento: o Neoclassicismo e o Romantismo (1750-1850). A Arte da segunda metade do Século XIX: A Pintura Naturalista e Realista – Abertura ao movimento impressionista. O Impressionismo. O Simbolismo. A Escultura de Auguste Rodin: manifesto contra a arte oficial. Arte e Indústria. A Arte Nova. Os processos científicos na pintura. Neo-impressionismo. Pós-Impressionismo: Cézanne, Van Gogh e Gauguin.Objetivos:
Análise dos principais movimentos artísticos do século XIX, entre a Revolução Francesa e emergência da Belle Époque. A descoberta e o tratamento da natureza, a relação entre arte e indústria, a contenda entre o sensorial e o onírico e o racional e o progresso científico; as novas realidades sociais e a missão do artista.Avaliação:
Um teste escritos com consulta - 2 de novembro e um comentário crítico10 de dezembro (peso de 45% cada elemento na avaliação final).Participação nas aulas através de exercícios de análise das obras de arte (10% na avaliação final)
Atendimento aos alunos:
Via zoom, 16H, quintas-feiras, mediante marcação prévia.