O cânone islâmico

2 Março 2018, 10:00 Luís Urbano Afonso

O método comparativo na prática. Exemplo de uma abordagem comparativa macro (3ª parte): cânones artísticos em três grandes unidades geoculturais, c.1550-c.1650 (Europa Ocidental, Ásia Ocidental, Ásia Oriental). Cânone islâmico.

As duas grandes unidades geoculturais do Islão pré-contemporâneo: a árabe; a turco-persa. A diferenciação das duas grandes vertentes estéticas do mundo islâmico, entre o aniconismo (árabes e magrebinos) e a figuração não-mimética (persas, otomanos e mogóis). A rejeição dos princípios da mimetização da realidade, ilusória e falsa, no mundo islâmico em geral. A preeminência da caligrafia, da decoração do livro manuscrito e das “artes decorativas”. Os inícios e o desenvolvimento da historiografia da arte islâmica no mundo persa-otomano. O aparecimento dos primeiros álbuns (muraqqas) no século XV e o desenvolvimento do colecionismo entre as elites do mundo islâmico. A importância cultural, historiográfica e teórica dos prefácios dos álbuns.