Sumários
A Arquitetura Neoclássica: modelos estéticos e novas tipologias
1 Outubro 2024, 09:30 • Clara Moura Soares
Lisboa pós-terramoto: o proto-neoclassicismo da Baixa Pombalina. Manuel da Maia, Eugénio dos Santos, Carlos Mardel.
Pintura mural e azulejo pombalinos.
Neopalladianismo do Porto ou Arquitetura Port-Wine?
O Porto dos Almada: o projeto de João de Almada e Melo para a modernização urbanística da cidade do Porto.
Visualização de alguns exemplos: Tribunal da Relação e Cadeia, Eugénio dos Santos e Carvalho; Hospital de Santo António, John Carr; Capela de Nossa Senhora do Ó (desaparecida), at. John Whitehead; Casa da Feitoria, John Whitehead; Palácio das Carrancas (família Morais e Castro), at. Joaquim da Costa Lima Sampaio; Real Academia de Marinha e Comércio, José da Costa Silva e Carlos Amarante.
Não houve aula
26 Setembro 2024, 09:30 • Clara Moura Soares
Participação da docente num congresso internacional, com apresentação de comunicação.
Neoclassicismo, Pombalismo e natureza romântica do Neoclassicismo
24 Setembro 2024, 09:30 • Clara Moura Soares
Neoclassicismo e Pombalismo: definições.
Ensino Artístico: Aula Pública de Debuxo e Desenho do Porto (depois Academia Real de Marinha e Comércio); Aula Pública de Desenho de Lisboa; Aulas de Desenho e de Pintura da Casa Pia de Lisboa; Academia da Ajuda; Academia Portuguesa de Belas Artes em Roma.
O papel dos artistas estrangeiros em Portugal. Primeira publicação periódica direcionada para assuntos artísticos: o Jornal de Bellas Artes, ou Mnémósine Lusitana, relação patriótica (1816-1817) de Pedro Alexandre Cravoé.
Algumas fontes coevas de referência: Discurso sobre as utilidades do desenho (J. Machado de Castro, 1788); Discurso Feito na Abertura da Academia de Desenho e Pintura da Cidade do Porto (Vieira Portuense, 1803); Regras da Arte da Pintura (José da Cunha Taborda, 1815); O retrato de Vénus de Almeida Garrett (1821).
Programa e Bibliografia
19 Setembro 2024, 09:30 • Clara Moura Soares
Apresentação detalhada
do programa e da bibliografia selecionada para a UC. Foi enviado para os alunos, após a aula, um documento com os conteúdos mencionados, através
dos contactos do Fénix, por link WeTranfer.
Esclarecimentos sobre a estrutura do trabalho da UC.
Breve abordagem às normas bibliográficas.
Sugestão de leitura do artigo de Vitor Serrão
"Esta capacidade de saber ver arte"
(2020). https://comunidadeculturaearte.com/esta-capacidade-de-saber-ver-arte/
Apresentação
17 Setembro 2024, 09:30 • Clara Moura Soares
Apresentação do modus operandi da Unidade Curricular. Explicação dos critérios e meios de avaliação e estabelecimento do calendário para a sua realização. A avaliação consistirá em:
- 1 trabalho escrito de pesquisa e análise, realizado individualmente, com extensão máxima de 2.500 palavras (excluindo folha de rosto e bibliografia) sobre uma obra de arte à escolha (pintura, escultura, arquitetura, artes decorativas), situada dentro da cronologia do programa da UC. Este terá que incluir um resumo até 150 palavras e o tema a desenvolver terá que ser previamente aprovado pela docente.
O trabalho terá que ser entregue até dia 17 de outubro, através de WeTransfer, contribuindo para 20% da avaliação final da UC.
- 2 testes escritos, sem consulta, presenciais , a realizar em 2 chamadas nos dias 5 de novembro (1ª chamada) ou 7 de novembro (2ª chamada) e a 17 de dezembro (1ª chamada) ou 19 de dezembro (2ª chamada). Cada teste tem um peso de 40% na avaliação.
Estabeleceu-se que o horário de atendimento aos alunos será realizado, via Zoom, às 6ªs f., entre as 10.00 e as 11.00h. Para o efeito, é requerido agendamento do mesmo.
Foi facultado o email para contacto com a docente: csoares1@campus.ul.pt