Sumários

A Arquitetura Neoclássica: modelos estéticos e novas tipologias

8 Outubro 2020, 15:30 Clara Moura Soares

Lisboa pós-terramoto: o proto-neoclassicismo da Baixa Pombalina. Manuel da Maia, Eugénio dos Santos, Carlos Mardel.

Pintura mural e azulejo pombalinos.

Neopalladianismo do Porto ou Arquitetura Port-Wine?

O Porto dos Almada: o projeto de João de Almada e Melo para a modernização urbanística da cidade do Porto.

Visualização de alguns exemplos: Tribunal da Relação e Cadeia, Eugénio dos Santos e Carvalho; Hospital de Santo António, John Carr; Capela de Nossa Senhora do Ó (desaparecida), at. John Whitehead; Casa da Feitoria, John Whitehead; Palácio das Carrancas (família Morais e Castro), at. Joaquim da Costa Lima Sampaio; Real Academia de Marinha e Comércio, José da Costa Silva e Carlos Amarante.


Neoclassicismo, Pombalismo e natureza romântica do Neoclassicismo

7 Outubro 2020, 15:30 Clara Moura Soares


Neoclassicismo e Pombalismo: definições. 

Ensino Artístico:   Aula Pública de Debuxo e Desenho do Porto (depois Academia Real de Marinha e Comércio);  Aula Pública de Desenho de Lisboa; Aulas de Desenho e de Pintura da Casa Pia de Lisboa; Academia da Ajuda; Academia Portuguesa de Belas Artes em Roma.

O papel dos artistas estrangeiros em Portugal. Primeira publicação periódica direcionada para assuntos artísticos: o  Jornal de Bellas Artes, ou Mnémósine Lusitana, relação patriótica (1816-1817) de Pedro Alexandre Cravoé.

Algumas fontes coevas de referência: Discurso sobre as utilidades do desenho (J. Machado de Castro, 1788); Discurso Feito na Abertura da Academia de Desenho e Pintura da Cidade do Porto (Vieira Portuense, 1803); Regras da Arte da Pintura (José da Cunha Taborda, 1815); O retrato de Vénus de Almeida Garrett (1821).


Neoclassicismo, Pombalismo e natureza romântica do Neoclassicismo

7 Outubro 2020, 14:00 Clara Moura Soares

Neoclassicismo e Pombalismo: definições. 

Ensino Artístico:  Aula Pública de Debuxo e Desenho do Porto (depois Academia Real de Marinha e Comércio); Aula Pública de Desenho de Lisboa; Aulas de Desenho e de Pintura da Casa Pia de Lisboa; Academia da Ajuda; Academia Portuguesa de Belas Artes em Roma.

O papel dos artistas estrangeiros em Portugal. Primeira publicação periódica direcionada para assuntos artísticos: o Jornal de Bellas Artes, ou Mnémósine Lusitana, relação patriótica (1816-1817) de Pedro Alexandre Cravoé.

Algumas fontes coevas de referência: Discurso sobre as utilidades do desenho (J. Machado de Castro, 1788); Discurso Feito na Abertura da Academia de Desenho e Pintura da Cidade do Porto (Vieira Portuense, 1803); Regras da Arte da Pintura (José da Cunha Taborda, 1815); O retrato de Vénus de Almeida Garrett (1821).

  Nota: foram dadas aulas presenciais aos 2 turnos (TP1A , entre as 14 e as 15.30h, e TP1B, entre as 15.30 e as 17h). 


Programa e Bibliografia

1 Outubro 2020, 15:30 Clara Moura Soares

Apresentação detalhada do programa e da bibliografia selecionada para a UC. 

 Foi enviado para os alunos documento com os conteúdos mencionados, através dos contactos do Fénix, por link WeTranfer https://we.tl/t-n7qlwh7ZXs


Apresentação

30 Setembro 2020, 15:30 Clara Moura Soares

Aula presencial.  Apresentação do   modus operandi   da UC, em regime presencial e em regime remoto.Explicação dos critérios e meios de avaliação e estabelecimento do calendário para a sua realização. A avaliação consistirá em   2 testes escritos, sem consulta, presenciais (cf. Despacho 257/2020 do Senhor Reitor da UL), a realizar nos dias   11 de novembro e   9 de dezembro de 2020. 
Cada um dos elementos de avaliação tem um peso de 50%. Estabeleceu-se que o   horário de atendimento será realizado,   via Zoom, às 5ªs f., entre as 18.30 e as 19.30h. Para o efeito, é requerido agendamento do mesmo. 
Foi facultado o email para contacto com a docente: claramourasoares@letras.ulisboa.pt   

Nota: foram dadas aulas presenciais aos 2 turnos (TP1A , entre as 14 e as 15.30h, e TP1B, entre as 15.30 e as 17h).