Amadeo de Souza-Cardoso, afirmação e diferença
5 Abril 2017, 10:00 • Pedro Lapa
O regresso a Portugal e a I Guerra Mundial. Os Delaunay em Vila do Conde e os projetos da Corporation Nouvelle. A integração de elementos da cultura popular. A rutura com os Delaunay. A revisão crítica das vanguardas e a hibridação da obra de Amadeo. O papel da colagem.
A sua posição específica no quadro dos movimentos vanguardistas anteriores à 1ª guerra mundial.
Bibliografia:
Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127
— “A Corporation Nouvelle, o projeto da exposição em Barcelona e a internacional simultaneísta” in O círculo Delaunay. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.