Análise do Surrealismo entre 1948 e 1952. A Abstração Geométrica, nos primeiros anos.
28 Maio 2018, 10:00 • Pedro Lapa
Os grupos surrealistas em Portugal entre 1948 e 1952. O onirismo, o automatismo, as desocultações, a fotomontagem e o acaso objetivo como práticas recorrentes destes artistas. A fotografia de Fernando Lemos e as suas técnicas surrealistas. Os
cadavre exquis surrealistas como obra coletiva.
A escultura de Jorge Vieira. Abstração e surrealismo. A dialética entre a massa e o vazio.
A Abstração Geométrica e as exposições dos Independentes do Porto. Fernando Lanhas e a interrogação da linha e do plano, a diferença entre perceção e conhecimento. Nadir Afonso e a racionalização dos elementos pictóricos. A unidade forma-cor e o ritmo. A objetivação da temporalidade na pintura: o movimento.
Bibliografia:
José-Augusto França, "O Surrealismo", "A Abstração Geométrica" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
María Jesús Ávila e Perfecto Cuadrado, O Surrealismo em Portugal 1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001
Pedro Lapa, "A Abstração em Portugal" in Pedro Lapa e Emília Tavares (org.), Arte Portuguesa do Século XX (1910 - 1960). Lisboa: Leya, 2011.