Apresentação do Programa e Bibliografia, definição dos critérios de avaliação e proposta de trabalhos práticos

15 Fevereiro 2016, 12:00 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Breve apresentação do Programa e Bibliografia geral da Unidade Curricular.
Definição das normas e critérios de avaliação:

Normas de Avaliação

Em conformidade com o disposto no Regulamento Geral de Avaliação da FLUL, estabelece-se:

1-) O regime de avaliação em vigor é um regime contínuo, que exclui qualquer prova final com carácter eliminatório ou definitivo, como eventual substituto da avaliação realizada ao longo do semestre.

2-) Um dos elementos de avaliação terá de ser obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual, com tempo limitado (podendo o aluno recorrer a todos os elementos de consulta que consigo tiver).

3-) É necessária a realização de, pelo menos, duas provas de avaliação, das quais uma será obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual.

 

Assim, os alunos que não tiverem realizado um mínimo de duas provas, das quais uma delas obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual não poderão ser avaliados, surgindo na pauta final a indicação de sem avaliação

Ao longo do ano lectivo, os alunos serão convidados a realizar provas de diversos tipos, entre as quais provas escritas presenciais de carácter individual; trabalhos (que podem ser individuais e/ou colectivos); comentários; apresentações e participação em debates.


A classificação final na disciplina é constituída pela média aritmética das classificações obtidas nas duas melhores provas realizadas, sendo uma delas, obrigatoriamente, a classificação obtida em uma prova escrita presencial de carácter individual.


Estas disposições foram comunicadas aos alunos presentes na primeira aula da unidade curricular.


SUGESTÕES DE TRABALHO(S) PRÁTICO(S) da disciplina de: Arqueologia da conquista romana·                                                                               

TEMA 1 - Mundo pré-romano no Ocidente da P. Ibérica:

 

Deverá realizar uma ficha de leitura com menos de 10 páginas de uma destas obras: 

 

Almagro-Gorbea, M. e Martín, A.M. (Eds.), 1994 Castros y Oppida en Extremadura, Madrid (Complutum Extra, 4).

Berrocal Rangel, L. 1992 -Los Pueblos Celticos del Suroeste de la Peninsula Iberica, Madrid (Complutum-Extra, 2).

Martín Bravo, A. M. 1999 Los Orígenes de la Lusitania: el I Milenio a.C. en la Alta Extremadura. Madrid: Real Academia de la Historia (Biblioteca Archaeologica Hispana, 2).

Martins, M., 1990) - O Povoamento Proto-Histórico e a Romanização da Bacia do Curso Médio do Cávado, Braga (Cadernos de Arqueologia Monografias, 5).

Pérez Vilatela, L. 2000 Lusitania: Historia Y Etnologia. Madrid: Real Academia de la Historia (Biblioteca Archaeologica Hispana, 6).

Silva, Armando Coelho Ferreira da - 1986 A Cultura Castreja no Noroeste de Portugal, Paços de Ferreira, Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins (há uma segunda edição de 2008).

 

TEMA 2  - Romanização:

 

Deverá realizar um pequeno ensaio crítico com menos de 10 páginas sobre o tema da Romanização, enquanto noção operatória para o estudo do mundo romano.

Deverá começar por ler o texto da revista Digressus, abaixo indicado:

 

Merryweather, Andrew D. (Sydney) & Prag, Jonathan R.W., (UCL) 'Romanization'? or, Why Flog a Dead Horse?

http://www.digressus.org/articles/2002pp08-10-art-merryweather-prag.pdf

 

Seguidamente, deverá escolher uma das seguintes obras:

Digressus – Supplement 1 'Romanization'? (2003)

http://www.digressus.org/articles/romanization.pdf

Blázquez, J. M.; Alvar, J., (Eds.) 1996 - La Romanización en Occidente. Madrid: Actas.

Hingley, R. 2005Globalizing the Roman Culture. Londres: Routledge

Keay, S.; Terrenato, N., (Eds). 2001 - Italy and the West : comparative issues in Romanization. Oxford. Oxbow Books.

Le Roux, P. 1995 - Romains d'Espagne. Cités et politique dans les provinces Ier siècle av. J.-C. - III siècle ap. J.-C. Paris: Armand Colin.

Woolf, G. 1998 - Becoming Roman. The Origins of provincial civilization in Gaul, Cambridge University Press.

 

 

TEMA 3 - Estabelecimentos Militares Romanos:

 

Realize um pequeno trabalho com não mais de dez páginas sobre um dos locais que tem sido identificado como estabelecimento militar romano do actual território português:

 

  1. Cava de Viriato (Viseu)
  2. Lomba do Canho (Arganil)
  3. Mata Velha de Antanhol (Coimbra)
  4. Chões de Alpompé (Santarém)
  5. Santarém
  6. Alto do Castelo (Alpiarça)
  7. Castelo da Lousa (Mourão)
  8. Mata Bodes (Beja)
  9. Mata Filhos 1 (Mértola)

 

 

Deverá iniciar a sua pesquisa pela consulta da Base de Dados Endovélico no web site do IGESPAR:

 

http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/arqueologico-endovelico/


e analisar criticamente a informação disponível.