Sumários
Noções introdutórias
24 Setembro 2018, 14:00 • Amália Mendes
O conceito de Discurso.
Apresentação do programa da disciplina (Amália Mendes + Pierre Lejeune)
17 Setembro 2018, 14:00 • Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune
1.Nome da unidade curricular
Análise do discurso / Discourse Analysis
2.Ciclo de estudos
2º /Postgraduate
3.Docentes responsáveis e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)
Pierre Marie Bernard Ghislain Bernard Lejeune, 30 horas
Maria Amália Pereira Mendes, 30 horas
4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular
NA
5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular procura mostrar como o discurso (em particular escrito) pode tornar-se objeto de investigação universitária: como equacionar um problema de investigação, como constituir um corpus, como selecionar as marcas textuais relevantes para a análise, como relacionar as observações linguísticas com os géneros textuais, as estratégias de persuasão ou as problemáticas sociais, institucionais ou ideológicas.
5.Learning outcomes of the curricular unit
This course aims to show how discourse (in particular written discourse) can become a topic for academic research; how to formulate a research problem, to build a corpus, to select the text markers that are relevant for analysis; how to link up linguistic observations with text genres, persuasive strategies, social, institutional and ideological issues.
6.Conteúdos programáticos
1. Noções introdutórias
1.1 A Análise do Discurso como estudo da interface entre o texto e um espaço social
1.2 A perspetiva histórica – da retórica à viragem discursiva nas ciências sociais passando pela hermenêutica e a filologia
1.3 Co-texto e contexto
1.4 Noções de género e sequência textuais
2 Algumas perspetivas sobre o discurso
2.1 Análise Crítica do Discurso
2.2 Abordagens enunciativas
2.3 Representações discursivas: ethos discursivo e framing
2.4 Interdiscurso, dialogismo e circulação de discursos
2.5 Linguística de corpus
3 Ferramentas para a análise:
3.1 Marcas linguísticas significativas para a AD: marcadores de modalidade (epistémica, deôntica e axiológica); marcadores metadiscursivos; marcadores de relações discursivas; metáforas e metonímias
3.2 Computação dos elementos implícitos do discurso e do seu cancelamento (implicações lógicas, pressuposições, implicaturas conversacionais)
3.3 Software para análise de discurso e anotação de relações discursivas
6.Syllabus
1 Introductory notions
1.1 Discourse analysis or studying the interface between texts and social spaces
1.2 Historic perspective: from rhetorics, hermeneutics and philology to the discourse turn in social sciences
1.3 Co-text and context
1.4 Text genres and text sequences
2. A few insights into discourse
2.1.Critical Discourse Analysis
2.2 Enunciative approaches
2.3 Discourse representations: discursive ethos and framing
2.4 Interdiscourse, dialogism and discourse circulation
2.5 Corpus Linguistics
3. Tools for analysis
3.1 Significant linguistic markers for AD: modal markers (epistemic, deontic and axiologic); metadiscursive markers; markers of discourse relations; metaphor and metonymy
3.2. Computation of implicit elements in the discourse and their cancellation (logical implications, presuppositions, conversational implicatures)
3.2. Software for discourse analysis and annotation of discourse relations
7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Procura-se proporcionar aos alunos um vasto leque de ferramentas para se tornarem progressivamente capazes de levar a cabo uma investigação autónoma na área da análise do discurso. Após uma fase de introdução aos conceitos-chave da área e a uma variedade de abordagens possíveis do objeto de estudo, em que são focadas a relevância social e a transdisciplinaridade da disciplina, são propostas ferramentas de análise linguística que ajudarão o aluno a saber interpretar melhor as entrelinhas de um texto através da localização fina de indícios textuais.
7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives
We aim to provide the students with an array of tools that will allow them to gradually become able to do autonomous research in the field of discourse analysis. After an introduction to the key concepts of the field and to a variety of possible approaches to the subject, with a focus on social relevance and transdisciplinarity, we present tools for linguistic analysis that will help students interpret better the implicit features of text by spotting subtle text clues.
8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
As aulas incluem:
- a discussão de textos teóricos;
- a análise prática de textos pertencentes a alguns géneros representativos;
- a apresentação pormenorizada de algumas investigações realizadas (construção de problemática, seleção do corpus, identificação de formas e conteúdos observáveis, extração e análise de dados)
- a apresentação por cada aluno de uma pequena monografia relativa a um corpus original analisado.
A nota final é a média ponderada de uma apresentação relacionada com o tema da monografia (10 %), da monografia (50 %) e do teste final escrito (40 %).
8.Teaching methodologies (including evaluation)
Classes will consist of:
- discussion on theoretical papers;
- practical analysis of texts belonging to a variety of representative genres;
- the detailed presentation of some existing research (formulating a research problem, corpus selection, identifying text markers and contents, data extraction and analysis)
- oral presentation of a short monograph concerning a research carried out on an original corpus
The final mark will be the weighted average of a presentation related to the topic of the monograph (10%), the monograph (50 %) and a written assignment (40 %).
9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
No intuito de promover a autonomia, o seminário solicita a participação ativa dos alunos a todos os níveis:
- na apresentação e discussão de textos teóricos;
- nos exercícios práticos de análise de textos pertencentes a géneros diversificados;
- numa iniciação prática à metodologia da investigação científica;
- na elaboração da monografia, que já contém numa escala reduzida a maior parte dos ingredientes de um trabalho de fim de curso (definição de problemática, pesquisa bibliográfica, constituição de corpus, análise de dados, apresentação e discussão de resultados).
A avaliação contínua reflete a importância dada ao trabalho pessoal.
9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
In order to promote autonomous work, this course relies on the students’ active participation at all levels:
- presentation and discussion of research papers;
- analysis in class of texts belonging to a variety of genres;
- practical introduction to scientific research methodology;
- writing of a monograph, which develops most of the skills required for a MA’s final essay (formulation of a research problem, literature searching, corpus compilation, data analysis, outcomes’ presentation and discussion).
Continuous assessment underlines the importance of personal work.
10.Bibliografia
Authier-Revuz J. (1995), Ces mots qui ne vont pas de soi. Boucles réflexives et non-coïncidences du dire. Paris : Larousse.
Baker, P. (2012). Using Corpora in Discourse Analysis. London: Continuum.
Bhatia V. K. (1993) Analysing genre. Language Use in Professional Settings. London: Routledge.
Bargiela-Chiappini F. (2009). The Handbook of Business Discourse. Edinburgh University Press.
Charaudeau P. & Mainguenau D. (dir.) (2002). Dictionnaire d'analyse du discours. Paris: Seuil.
Fairclough N. (2003). Analysing discourse: Textual Analysis for Social Research. London: Routledge. |
Gee J. P. & Handford M. (ed) (2012). The Routledge Handbook of Discourse Analysis. London: Routledge.
Martin, J.R. & Rose D. (2007). Working with Discourse: Meaning beyond the clause. 2ª ed. London: Continuum.
Tannen D. et al. (2015). The Handbook of Discourse Analysis. 2ª ed., 2 vol. Chicester: Wiley.
Van Dijk T. (2005) Discurso, Notícia e Ideologia. Estudos na Análise Crítica do Discurso. Lisboa: Campo das Letras.