Sumários
Apresentações orais do trabalho final: 2ª parte
24 Novembro 2025, 17:00 • Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune
Ana Catarina Alberto Correia
Fernanda Tavares Pinto |
Filipe Afonso Vargas Inês Silva de Almeida |
Jeanette Camilla Barbosa Noronha
7 alunos
Apresentações Orais dos trabalhos finais : 1ª parte
17 Novembro 2025, 17:00 • Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune
Ana Catarina Pereira do Casal Daniela Andrade |
Pamela Portal Bergoli |
Wei Chen |
Zahra Essamad |
8 alunos
Metáfora concetual + implícito
10 Novembro 2025, 17:00 • Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune
Metáfora concetual e expressões metafóricas
Relação entre metáfora concetual e framings
Pressuposição: desencadeadores de pressuposição semântica (com uso do teste da negação)
Discussão relativamente à «verdade» das proposições pressupostas e da atribuiçao subjetiva das mesmas
Manipulação discursiva a partir de pressupostos
Implicaturas conversacionais
6 alunos
Frames e Framing
3 Novembro 2025, 17:00 • Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune
A teoria dos Frames de Fillmore
Media frames
Scheufele : o que influencia o framing do jornalista, o framing presente no artigo, o framing do leitor, a ação do leitor em função do framing
Análise do artigo de Nisbet (2009) «Communicating
Climate Change: Why Frames Matter for Public Engagement»
Framing de problemáticas: há ou náo há problema, as origens, as consequências, os remédios
Análise de artigos relativos à questão do uso do smartphone nas escolas:
Domingos Lópes,«Doce submissão. O smartphone sabe tudo. Lembra evento eventos que “ele” pensa terem sido importantes para quem os viveu, substituindo anossa problemática memória. Consegue responder antes de começarmos a pensar», Público, 18/1/23.
Marília Favinha, «Nunca,
como agora, Aristóteles fez tanto sentido: a Escola à procura de si», 13/11/23, Público
Cristiane Miranda e Tito de Morais, «Banir smartphones das escolas tem pouco ou nenhum impacto no bem-estar», Público, 4/7/25
7 alunos