Sumários

Teste

15 Dezembro 2025, 17:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

Teste final: 8 alunos



Apresentações orais do trabalho final: 2ª parte

24 Novembro 2025, 17:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

Ana Catarina Alberto Correia
Fernanda Tavares Pinto
Filipe Afonso Vargas
Inês Silva de Almeida
Jeanette Camilla Barbosa Noronha
7 alunos


Apresentações Orais dos trabalhos finais : 1ª parte

17 Novembro 2025, 17:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

Ana Catarina Pereira do Casal
Daniela Andrade
Pamela Portal Bergoli
Wei Chen
Zahra Essamad

8 alunos


Metáfora concetual + implícito

10 Novembro 2025, 17:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

Metáfora concetual e expressões metafóricas

Relação entre metáfora concetual e framings
Pressuposição: desencadeadores de pressuposição semântica (com uso do teste da negação)
Discussão relativamente à «verdade» das proposições pressupostas e da atribuiçao subjetiva das mesmas
Manipulação discursiva a partir de pressupostos
Implicaturas conversacionais

6 alunos


Frames e Framing

3 Novembro 2025, 17:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune


A teoria dos Frames de Fillmore
Media frames 

Scheufele : o que influencia o framing do jornalista, o framing presente no artigo, o framing do leitor, a ação do leitor em função do framing

Análise do artigo de Nisbet (2009) «Communicating Climate Change: Why Frames Matter for Public Engagement»

Framing de problemáticas: há ou náo há problema, as origens, as consequências, os remédios

Análise de artigos relativos à questão do uso do smartphone nas escolas:

Domingos Lópes,«Doce submissão. O smartphone sabe tudo. Lembra evento eventos que “ele” pensa terem sido importantes para quem os viveu, substituindo anossa problemática memória. Consegue responder antes de começarmos a pensar», Público, 18/1/23.

Marília Favinha, «Nunca, como agora, Aristóteles fez tanto sentido: a Escola à procura de si», 13/11/23, Público

Cristiane Miranda e Tito de Morais, «Banir smartphones das escolas tem pouco ou nenhum impacto no bem-estar», Público, 4/7/25

7 alunos