Sumários

Apresentação do programa

15 Setembro 2025, 17:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

Data do teste final : 15 de Dezembro


Análise do Discurso –

Representação Discursiva, Interdiscurso e Relações Discursivas

2025-26

 

 

Nome da unidade curricular

 

Análise do Discurso: Representação Discursiva, Interdiscurso e Relações Discursivas (Mestrado)

 

Tópicos Avançados de Linguística: Análise do Discurso - Representação Discursiva, Interdiscurso e Relações Discursivas (Doutoramento)

 

 

Docentes responsável

 

Pierre Lejeune (lejeunepierre@hotmail.com)

 

Docente convidada

 

Amália Mendes (amaliamendes@letras.ulisboa.pt)

 

Objetivos de aprendizagem

 

Esta unidade curricular procura mostrar como o discurso (em particular escrito) pode tornar-se objeto de investigação universitária: como equacionar um problema de investigação, como constituir um corpus, como selecionar as marcas textuais relevantes para a análise, como relacionar as observações linguísticas com os géneros textuais, as estratégias de persuasão ou as problemáticas sociais, institucionais ou ideológicas.

 

 

Conteúdos programáticos

 

1. Noções introdutórias

1.1  A Análise do Discurso como estudo da interface entre o texto e um espaço social

1.2 As funções da linguagem e as suas marcas textuais linguísticas

1.3 Co-texto e contexto

1.4 Noções de género e sequência textuais

1.5  Enunciação, instâncias subjetivas e dialogismo

 

2 Algumas perspetivas sobre o discurso

2.1 Representações discursivas:  ethos discursivo, framing e metáfora

2.2 Ideologia e relações de poder

2.3 Argumentação

2.4 Ironia

2.5 Linguística de corpus

 

 

3 Ferramentas para a análise:

3.1. A referência pessoal: pronomes. cadeias referências e formas de apagamento das instâncias subjetivas

3.2 Marcadores de modalidade (epistémica, deôntica e avaliativa);

3.3  Marcadores metadiscursivos;

3.4 Metáfora, metonímia e frames

3.5 Elementos implícitos do discurso: pressuposição/preconstrução, implicaturas conversacionais, marcadores dialógicos

3.6 Softwares para análise de discurso

 

3.7 Relações discursivas e marcadores discursivos

 

 

 

 

 

Metodologia e Avaliação

 

As aulas incluem:

-        a discussão  de textos teóricos;

-        a apresentação dos conceitos e das ferramentas linguísticas necessárias à análise;  

-        a análise prática de textos pertencentes a alguns géneros representativos;

-         a apresentação oral por cada aluno de uma pequena amostra do corpus original analisado na monografia.

 

A nota da disciplina será ponderada da seguinte maneira:

Teste presencial: 40 %

Apresentação oral: 10 %

Monografia (de 15 a 25 páginas): 50 %

 

   

Bibliografia

 

Alves A. (1995), Argumentação e Análise do Discurso na Perspectiva de O. Ducrot. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho.

Amossy, Ruth. 2010. La présentation de soi. Ethos et identité verbale. Paris : PUF.

Authier-Revuz J. (1995), Ces mots qui ne vont pas de soi. Boucles réflexives et non-coïncidences du direParis : Larousse.

Authier-Revuz J. (2011), «Dizer ao outro no já-dito: interferências de alteridades – interlocutiva e interdiscursiva – no coração do dizer,» Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 1, 6-20.

Authier-Revuz J. (2019), Représentation du discours autre. Principes pour une description. Berlim : De Gruyter.

Baker P. (2012). Using Corpora in Discourse Analysis. Londres: Continuum.

Bakhtine M. (1984), Esthétique de la création verbale. Traduzido do russo por A. Aucouturier, Paris, Gallimard. (Tradução Portuguesa da tradução francesa: Estética da Criação verbal, São Paulo, Martins Fontes 1997)

Bargiela-Chiappini F. (2009). The Handbook of Business Discourse. Edinburgh University Press.

Bhatia V. K.  (1993) . Analysing genreLanguage Use in Professional Settings. London: Routledge.

Boréus K. & Bergström G. (eds) (2017). Analyzing text and discourse : eight approaches for the social sciences. Londres : SAGE.

Clark H. & Gerrig R. (2007). «On the  Pretense  Theory of Irony». In Gibbs/Colston 2007: 25-55

Eco U. (1983), Lector in fabula: a cooperação interpretativa nos textos literários. Tradução de Mário Brito. Lisboa: Presença. 

Fairclough N. (2003). Analysing discourse: Textual Analysis for Social Research. London: Routledge.

Fillmore Ch. J. & Baker C. (2010). «A Frames Approach to Semantic Analysis.».  In Heine B. & Heiko N. (eds.) : The Oxford Handbook of Linguistic Analysis (pp 313-339). New York: The Oxford University Press.

Gibbs, R.W. Jr/Colston, H. L. (eds.) (2007). Irony in Language and Thought. A Cognitive Science Reader. New York : Lawrence Erlbaum Associates

Grice P. (1989a)  «Logic and conversation». In Paul Grice (ed.), Studies in the Way of Words (pp. 22-40). Harvard University Press, 1967/1975.

Grice P. (1989b)  «Further notes on Logic and conversation». In Paul Grice (ed.), Studies in the Way of Words (pp. 41-57). Harvard University Press, 1967/1975

Jameson D. & Brownell, J. (2012). «Going Green: How Organizations Use Narrative to Build Commitment to Environmental Values». In R. Walker & J. Aritz (eds.), Discourse Perspectives on Organizational Communication (pp. 225-260). Lanham, US : Fairleigh Dickinson University Press.

Krieg-Planque A. (2012). Analyser les discours institutionnels. Paris : Armand Colin.

Lopes A. M. C. (2018). Pragmatica. Una introdução. Imprensa da Universidade de Coimbra.

Machin, D. and Mayr, A. (2012). How to do critical discourse analysis. A multimodal introduction. Londres: SAGE.

Maingueneau, D. (2022). L’ethos en analyse du discours.Louvain-la-Neuve : Academia).

Nisbet, M.C. (2009). «Communicating Climate Change: Why Frames Matter to Public Engagement». Environment, Vol. 51 nº 2. 514-518.

Oliveira F. e Mendes A. (2013)  «Modalidade». In Raposo, Eduardo B. Fernanda Bacelar do Nascimento, M. Antónia Coelho da Mota, Luísa Segura e Amália Mendes (orgs,), Gramática do Português, vol. I (pp 623-669). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Ranger G. (2018). Discourse markers. An  enunciative approach. Cham :  Palgrave- Macmillan.

Ruiz-Garrido, M. F., Fortanet-Gómez, I., Palmer-Silveira, J. C. (2010). «Introducing British and Spanish companies to investors: Building the corporate image through the chairman’s statement.». In R. Walker & J. Aritz (eds.), Discourse Perspectives on Organizational Communication (pp 159-178). Lanham, US : Fairleigh Dickinson University Press.

Scheufele D. (1999). «Framing as a Theory of Media Effects». Journal of Communication 49(1):103-122.

Van Dijk T. (2005) Discurso, Notícia e Ideologia. Estudos na Análise Crítica do Discurso. Lisboa: Campo das Letras.

Wilson, D. & Sperber, D. (2012). «Explaining irony.» In D. Wilson,& D. Sperber. Meaning and Relevance (pp. 123-145). Cambridge: Cambridge University Press.