Sumários

Instruções e análise de texto de opinião

22 Setembro 2021, 14:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

Instruções para o trabalho final.
Análise de um  artigo de opinião («A promoção da cultura científica não é só uma política simpática — é uma urgência». Rui Tavares, Público, 11/8(21)



Apresentação do programa da disciplina

15 Setembro 2021, 14:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

Apresentação do programa da disciplina

ANÁLISE DO DISCURSO 2021-22

 

 

Nome da unidade curricular

 

Análise do Discurso: Representação Discursiva, Interdiscurso e Relações Discursivas (Mestrado)

 

Tópicos Avançados de Linguística: Análise do Discurso - Representação Discursiva, Interdiscurso e Relações Discursivas (Doutoramento)

 

 

Docentes responsável

 

Pierre Lejeune (lejeunepierre@hotmail.com)

 

Docente convidada

 

Amália Mendes (amaliamendes@letras.ulisboa.pt)

 

Objetivos de aprendizagem

 

Esta unidade curricular procura mostrar como o discurso (em particular escrito) pode tornar-se objeto de investigação universitária: como equacionar um problema de investigação, como constituir um corpus, como selecionar as marcas textuais relevantes para a análise, como relacionar as observações linguísticas com os géneros textuais, as estratégias de persuasão ou as problemáticas sociais, institucionais ou ideológicas.

 

 

Conteúdos programáticos

 

1. Noções introdutórias

1.1  A Análise do Discurso como estudo da interface entre o texto e um espaço social

1.2 As funções da linguagem e as suas marcas textuais linguísticas

1.3 Co-texto e contexto

1.4 Noções de género e sequência textuais

1.5  Enunciação, instâncias subjetivas e dialogismo

 

2 Algumas perspetivas sobre o discurso

2.1 Representações discursivas:  ethos discursivo, framing e metáfora

2.2 Ideologia e relações de poder

2.3 Argumentação

2.4 Ironia

2.5 Linguística de corpus

 

 

3 Ferramentas para a análise:

3.1. A referência pessoal: pronomes. cadeias referências e formas de apagamento das instâncias subjetivas

3.2 Marcadores de modalidade (epistémica, deôntica e avaliativa);

3.3  Marcadores metadiscursivos;

3.4 Metáfora, metonímia e frames

3.5 Elementos implícitos do discurso: pressuposição/preconstrução. implicaturas conversacionais, marcadores dialógicos

3.6 Softwares para análise de discurso

 

3.7 Relações discursivas e marcadores discursivos

 

 

 

 

 

Metodologia e Avaliação

 

As aulas incluem:

-        a discussão  de textos teóricos;

-        a apresentação dos conceitos e das ferramentas linguísticas necessárias à análise        

-        a análise prática de textos pertencentes a alguns géneros representativos;

-         a apresentação oral por cada aluno de uma pequena amostra do corpus original analisado na monografia.

 

A nota da disciplina será ponderada da seguinte maneira:

Apresentação oral: 10 %

Monografia (de 15 a 30 páginas): 90 %