Sumários

Introdução à análise do discurso

8 Outubro 2020, 12:30 Maria João Monteiro Brilhante

A aula zoom regressou aos aspectos aflorados em aula zoom anterior para, a partir da Introdução à obra de Barbara Johnstone, Discourse analysis, aprofundar as consequências do estudo da produção de discurso, em vez do estudo da língua, e a atenção que merece a situação enunciativa, o contexto socio-histórico e as condições da interacção para interpretarmos e actuarmos na sociedade.


Termos chave e conceitos para a análise do discurso

7 Outubro 2020, 12:30 Maria João Monteiro Brilhante

Através de um powerpoint disponibilizado na Moodle, percorreram-se alguns dos termos e conceitos sobre os quais assenta a teoria e a prática da análise do discurso: Discurso e discursos, formação discursiva, autoridade, contexto.


Repetição da informação sobre funcionamento da UC transmitida na TP1 A. Análise do discurso, o que é?

1 Outubro 2020, 12:30 Maria João Monteiro Brilhante

Foram apresentados os objectivos da unidade curricular, o programa de estudo, a bibliografia e os elementos de avaliação : um teste presencial (60%), análise do registo de uma unidade discursiva captada ou escolhida pelo aluno e apresentação em aula (30%), assiduidade e participação(10%).Apreciação do calendário dos trabalhos e dos materiais disponíveis na plataforma Moodle. Apresentação dos dois temas sobre os quais incidirão os trabalhos dos alunos: impacto da pandemia nas artes performativas; ligação dos cidadãos com a actividade artística e os artistas.

Na 2ª parte da aula discutiu-se o que se entende por Discurso, o que caracteriza a área disciplinar de Análise do Discurso, qual o seu interesse para o estudo das artes performativas e para entender como se realiza qualquer acto comunicativo.


Apresentação do programa, elementos de avaliação e calendário de trabalho

30 Setembro 2020, 12:30 Maria João Monteiro Brilhante

Foram apresentados os objectivos da unidade curricular, o programa de estudo, a bibliografia e os elementos de avaliação : um teste presencial (60%), análise do registo de uma unidade discursiva captada ou escolhida pelo aluno e apresentação em aula (30%), assiduidade e participação(10%).

Apreciação do calendário dos trabalhos e dos materiais disponíveis na plataforma Moodle. Apresentação dos dois temas sobre os quais incidirão os trabalhos dos alunos: impacto da pandemia nas artes performativas; ligação dos cidadãos com a actividade artística e os artistas.