Sumários

Exercícios práticos de enunciação e análise do discurso

15 Novembro 2021, 11:00 Maria João Monteiro Brilhante

Apresentação de exercício por uma aluna. 

Discussão.


Aula de preparação dos exercícios a realizar nas próximas aulas pelos alunos

10 Novembro 2021, 11:00 Maria João Monteiro Brilhante

A aula foi ocupada com esclarecimentos e algumas instruções que seguiram também por email acerca da preparação e da realização em aula dos exercícios de escolha de um fragmento das três obras analisadas em aula, análise desse fragmento de discurso para o realizar oralmente criando uma situação enunciativa que mostre as transformações produzidas por essa alteração das opções de enunciação. O enunciado de origem mantém-se, mas o discurso realizado pela enunciação pode mudar.


Este exercício é parte da avaliação final dos alunos.


Análise de O Interrogatório de Peter Weiss

8 Novembro 2021, 11:00 Maria João Monteiro Brilhante

Canto e oratório. Definições e  adequação aos discursos dos dois textos de Weiss em estudo. A primazia da enunciação, do acto de comunicação e seu impacto nos co-enunciadores/destinatários. Acção não é julgamento, é fazer ouvir os dicursos factuais, retirados nos processos. Actores citam, não interpretam. A formação discursiva constitui-se com a constelação de discursos oficiais sobre o Holocausto. Alguns conceitos: forma dialogal, narração, dialogismo (tribunal como praça pública, embraiadores e papeis construídos pelo discurso.

Exercício de micro-análise.


Análise do texto O canto do Fantoche Lusitano de Peter Weiss

3 Novembro 2021, 11:00 Maria João Monteiro Brilhante

De novo importância o contexto de produção da obra  datada de 1967: a guerra colonial portuguesa, a ditadura de Salazar e a censura e perseguição políticas. Perfil do autor, exilado na Suécia e acolhimemto de exilados políticos portugueses nesse país. As redes formais ou informais que divulgam a obra (encenações fora de Portugal). Visionamento de uma gravação da RTP do programa TV palco de Igrejas Caeiro a propósito da encenação desta obra num festival em 1975.

Análise do discurso: estrutura (quadros), relação dos enunciadores com os co-enunciadores (actores e público), tipologia de discurso (manifesto, didactico, diálogo, monólogo),  intertextualidade (citação de discurso oficial), polifonia/coralidade, etc.


Análise de Insulto ao Público de Peter Handke

27 Outubro 2021, 11:00 Maria João Monteiro Brilhante

Importância de recuperar o contexto histórico e político da enunciação do texto: final dos anos 60, consequências do pós-guerra, recuperação económica da Alemanha dividida, juventude contestatária etc.

 Leitura do paratexto: instruções e referências intertextuais, descrição do locus teatral convencional, a noção de peça falada, logo, o acto de comunicação como sinónimo de acção teatral.
Análise da dinâmica enunciativa: enunciadores e co-enunciadores, embraiadores, estrutura paratática do discurso, unidades de fala delimitadas por pausas, polifonia, tipologias de discurso, metalinguagem, etc.