Unidade Curricular | Course Unit

Arte do Barroco e do Rococó

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

920560

 

ECTS | Credits

6

 

Ciclo de Estudos | Level

 

Semestre | Semester

 

Docente(s) | Instructor(s)

Teresa Leonor Magalhães do Vale

 

Língua de ensino | Language of instruction

Poruguês

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

I.                    O BARROCO

1.1.             O conceito de barroco: fortuna crítica; contexto histórico; a obra de arte total

1.2.             Arte e Igreja no barroco

1.3.             A arquitectura

1.3.1.       Caracterização genérica

1.3.2.       Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum barroco (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

1.3.3.       A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

1.4.             A escultura

1.4.1.       Caracterização genérica

1.4.2.       A relação da escultura com as outras artes no barroco

1.4.3.       Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

1.5.             A pintura

1.5.1.       Caracterização genérica

1.5.2.       Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

II.                  O ROCOCÓ

1.1.              O conceito de rococó: fortuna crítica

1.2.             Rococó: uma arte de corte

1.3.             A arquitectura

1.3.1.       Caracterização genérica

1.3.2.       Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

1.3.3.       A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

1.4.             A escultura

1.4.1.       Caracterização genérica

1.4.2.       Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

1.4.3.       Uma questão de escala: a escultura rococó e as artes decorativas

1.5.             A pintura

1.5.1.       Caracterização genérica

1.5.2.    Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc.

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

ARGAN, Giulio Carlo, Immagine e Persuasione: Saggi sul Barocco, Milão, Feltrinelli, 1986

BACCHI, Andrea, COLIVA, Anna, (coord.), Bernini, (catálogo exposição Galleria Borghese 2017-2018), Milão, Officina Libraria, 2017

BLUNT, Anthony, Vita e Opera del Borromimi, Roma-Bari, Laterza, 1983

CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989

FERRARI, Simone, Vedutismo, Milão, Skira, 2008

LEVEY, Michael, Pintura e Escultura na França 1700-1789, São Paulo, Cosac & Naif Edições, 1998 (1ª ed. 1972)

MARTIN GONZALEZ, Juan José, Escultura Barroca en España 1600-1770, 2ª ed., Madrid, Ed. Catedra, 1991

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999

MONTAGU, Jennifer, Roman Baroque Sculpture. The Industry of Art, New Haven-Londres, Yale University Press, 1989

SNODIN, Michael, LLEWELLYN, Nigel, (coord.), Baroque 1620-1800: Style in the Age of Magnificence, (catálogo da exposição), Londres, Victoria & Albert Museum, 2009

SUMMERSON, John, The Architecture of the Eighteenth Century, Londres, Thames & Hudson, 1994

VALE, Teresa Leonor M., “Contributo alla scultura romana del tardo Settecento”, in Arte Cristiana. Rivista Internazionale di Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche, Milão, Ano 102, Nº 883, Jul.-Ago. 2014

VALE, Teresa Leonor M., “Da Igreja Combatente à Igreja Triunfante. Espaço e Imagem Religiosa do Concílio de Trento ao Barroco Pleno”, Brotéria, Vol. 157, Nov. 2003

ZUFFI, Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca, Milão, Electa-Sociedad Editorial Electa España, 1999