Unidade Curricular | Course Unit

Arte do Barroco e do Rococó em Portugal

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

920561

 

ECTS | Credits

6

 

Ciclo de Estudos | Level

 

Semestre | Semester

 

Docente(s) | Instructor(s)

Teresa Leonor Magalhães do Vale

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

I.                    O BARROCO

1.            Contexto histórico e especificidades nacionais: barroco seiscentista e barroco setecentista ou joanino; barroco da corte e barroco do Norte

2.            A arquitectura: caracterização genérica

2.1.             Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum barroco (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

2.2.             A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

2.3.             A relação da arquitectura com as artes decorativas de expressão nacional (a talha e o azulejo)

3.       A escultura: caracterização genérica

3.1.             Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

3.2.             Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

4.       A pintura: caracterização genérica

4.1.             Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

4.2.             Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

II.                  O ROCOCÓ

1.       As especificidades do Rococó em Portugal: entre tardo-barroco, pombalino e a emergência do neoclássico

2.       A arquitectura: caracterização genérica

2.1.             Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

2.2.             A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

2.3.             O pombalino: arquitectura e urbanismo.

3.       A escultura: caracterização genérica – escultura rococó ou do tempo do rococó?

3.1.             Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

4.       A pintura: caracterização genérica

4.1.             Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc.

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

FARIA, Miguel Figueira de, (coord.), Machado de Castro. Da utilidade da escultura, Lisboa, Caleidoscópio, 2014

FRANÇA, José-Augusto, Lisboa Pombalina e o Iluminismo, Lisboa, Bertrand Editora, 1983

FRANÇA, José-Augusto, A Reconstrução de Lisboa e a Arquitectura Pombalina, Lisboa, ICALP, 1978

GOMES, Paulo Varela, Arquitectura, Religião e Política em Portugal no Século XVII. A Planta Centralizada, Porto, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 200

GOMES, Paulo Varela, A Cultura Arquitectónica e Artística em Portugal no Século XVIII, Lisboa, Editorial Caminho, 1988

OLIVEIRA, Eduardo Pires de, Braga de André Soares, Lisboa, Edições Centro Atlântico, 2014

PEREIRA, José Fernandes, Arquitectura Barroca em Portugal, Lisboa, ICALP, 1986

PIMENTEL, António Filipe, (coord.), A Encomenda Prodigiosa. Da Patriarcal à Capela Real de S. João Baptista, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013

SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, Lisboa, Livros Horizonte, 1995

SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003

SOBRAL, Luís de Moura, (dir.), Bento Coelho (1620-1708) e a Cultura do Seu Tempo, Lisboa, IPPAR, 1998

VALE, Teresa Leonor M., A Escultura Italiana de Mafra, Lisboa, Livros Horizonte, 2002

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Italiana em Portugal no Século XVII, Lisboa, Caleidoscópio, 2004

VALE, Teresa Leonor M., Um Português em Roma, Um Italiano em Lisboa. Os Escultores Setecentistas José de Almeida e João António Bellini de Pádua, Lisboa, Livros Horizonte, 2008

VALE, Teresa Leonor M., (coord.), A Cidade Pombalina. Os 250 Anos do Plano da Baixa, Actas das Jornadas, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 2010