Sumários
1. Introdução ao estudo das artes decorativas
20 Setembro 2018, 12:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1. Introdução ao estudo das artes decorativas.
BIBLIOGRAFIA
CALABRESE, Omar, Como se Lê uma Obra de Arte, (col. Arte e Comunicação, 64), Lisboa, Edições 70, 1997
CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001
FRANK, Isabelle, (coord.), The Theory of Decorative Art. An Anthology of European & American Writings 1750-1940, s/l, Yale University, 2000
FUHRING, Peter, (dir.), Conceber as Artes Decorativas. Desenhos Franceses do Século XVIII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005
LUCIE-SMITH, Edward, The Story of Craft. The Craftsman’s Role in Society, Oxford, Phaidon, 1981
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985
PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, “Introdução” in Matrizes de Investigação em Artes Decorativas, Porto, CITAR, 2010
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998).
Apresentação: objectivos e competências, conteúdos programáticos, bibliografia (geral e específica), metodologia, avaliação.
17 Setembro 2018, 12:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Apresentação
A investigação sobre o universo das Artes Decorativas tem conhecido nos últimos anos um incremento notável multiplicando-se os estudos, quer de carácter monográfico, monotemático ou de conjuntura histórica e artística. Tal produção científica permite cada vez mais uma visão de conjunto de um fenómeno artístico cuja importância reside, para além da utilização de uma linguagem técnica e estilística própria, precisamente na proximidade que se gera entre o artista e o encomendador, entre o objecto e o quotidiano. Cada vez mais também a tónica da investigação é colocada na especificidade das linguagens plásticas alcançadas por estas formas artísticas e a sua perfeita adequação ao momento em que são geradas e apreciadas. A presente unidade curricular procurará entender e abordar as artes decorativas (aplicadas ou móveis) no contexto do espaço sagrado e no espaço civil, elegendo alguns domínios nos quais as mesmas atingiram mais relevante expressão, numa perspectiva diacrónica que não abdicará todavia da sincronia.
I. OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS
A uc de Artes Decorativas tem como objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico no domínio das artes decorativas, de molde a promover o seu conhecimento e aplicabilidade. Do ponto de vista dos conteúdos, consideram-se preferencialmente as Artes Decorativas no espaço europeu, não ignorando porém contributos de outras geografias que ali conhecem acolhimento e difusão; efectua-se uma abordagem ancorada em dois domínios espaciais: o religioso e o civil. A UC de Artes Decorativas pretende ainda contribuir para a aquisição das seguintes competências:
1. Competências instrumentais: habilidade cognitiva, capacidade de compreensão e manipulação de ideias, conducente à realização de análises e sínteses, recolher e analisar informação oriunda de diversas fontes, desenvolvimento da capacidade de decisão com vista à resolução de problemas.
2. Competências interpessoais: realização de trabalho integrado em equipas interdisciplinares, habilidade para comunicar com peritos de outras áreas, sensibilidade para a diversidade e multiculturalidade, compromisso ético.
3. Competências sistémicas: aplicação de conhecimentos à prática, capacidade técnica de investigação, capacidade de gerar novas ideias (criatividade), compreensão de outras culturas, espírito de iniciativa e empreendimento.
II. METODOLOGIA
As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão complementadas com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc.
III. AVALIAÇÃO
A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.
IV. SÍNTESE DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Introdução ao estudo das artes decorativas
2. As artes decorativas no espaço sagrado da Idade Média à Idade Contemporânea
2.1. Igreja e arte no Ocidente
2.2. As artes decorativas aplicadas ou integradas (revestimentos e ornamentação parietal: pintura decorativa, azulejos, trabalho de pedraria, vitrais)
2.3. As artes decorativas móveis (mobiliário, ourivesaria, têxteis)
3. As artes decorativas no espaço civil (público e privado) da Idade Média à Idade Contemporânea
3.1. Aproximação ao perfil do(s) encomendador(es)
3.2. O coleccionismo no âmbito das artes decorativas
3.3. As artes decorativas aplicadas ou integradas (revestimentos e ornamentação parietal: pintura decorativa, azulejos, estuque; pavimentos)
3.4. As artes decorativas móveis (mobiliário, ourivesaria, cerâmica e artes da mesa, têxteis)
V. BIBLIOGRAFIA
GERAL
AAVV, História da Arte em Portugal, Lisboa, Publicações Alfa, 1986 (14 vols.)
CHERRY, John, Las Artes Decorativas Medievales, Madrid, Akal Ediciones, 1999
CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire des Symboles, Paris, Robert Laffont – Jupiter, 1992 (1ª ed. 1969)
CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico dei Simboli, Milão, RCS Libri, 2000
DOMINGUES, Celestino M., Dicionário de Cerâmica, Casal de Cambra, Caleidoscópio, 2006
FERGUSON, George, Signs and Symbols in Christian Art, Nova Iorque, Oxford University Press, 1961
FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrahams Inc. Publishers, 1989
FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005
GUEDES, Natália Correia, (coord. de), Thesaurus. Vocabulário de Objectos de Culto Católico, Vila Viçosa, Fundação da Casa de Bragança, 2004
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990
PEREIRA, José Fernandes, (dir.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989
PEREIRA, Paulo, (dir.), História da Arte Portuguesa, Lisboa, Círculo de Leitores, 1996 (3 vols.)
RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art Chrétien, Paris, Presses Universitaires de France, 1955-1959
RILEY, Noel, (dir.), Grammaire des Arts Décoratifs. De la Renaissance au Postmodernisme, Paris, Flammarion, 2003
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Dicionário de Ourives e Lavrantes da Prata do Porto 1750-1825, Porto, Civilização Editora, 2005
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985
ESPECÍFICA
TEMA 1
FRANK, Isabelle, (coord.), The Theory of Decorative Art. An Anthology of European & American Writings 1750-1940, New Haven, Yale University, 2000
FUHRING, Peter, (dir.), Conceber as Artes Decorativas. Desenhos Franceses do Século XVIII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005
GONZÁLEZ-PALACIOS, Il Tempio del Gusto. Le Arti Decorative in Italia fra Classicismo e Barocco, Milão, Neri Pozza Editore, 2000 (1ª ed. 1984)
LUCIE-SMITH, Edward, The Story of Craft. The Craftsman’s Role in Society, Oxford, Phaidon, 1981
PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, (dir.), Matrizes da Investigação em Artes Decorativas, Porto, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes da Universidade Católica Portuguesa, 2010
TEMA 2
AAVV, Antichi Telai. I Tessuti d’Arte del Patrimonio nel Fondo Edifici di Culto del Ministero dell’Interno, Roma, Elio di Rosa Editore, 2009
AGUILÓ ALONSO, María Paz, “The interior of the medieval village church”, in Archivo Español de Arte, Nº 79 (2006), pp. 333-334.
AGUILÓ ALONSO, María Paz, “Hacia una tipología de las sillerías de coro: Madrid, Toledo y Valladolid a fines del Renacimiento”,Congreso Nacional. Madrid en el Contexto de lo hispanico desde la época de los descubrimientos, Vol. I, [Madrid, 1994], pp. 605-619
ALARCÃO, Teresa e CARVALHO, José Alberto Seabra, Imagens em Paramentos Bordados. Séculos XIV a XVI, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1993
BARROS, Carlos Vitorino da Silva, O Vitral em Portugal. Séculos XV-XVI, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988
BARUCCA, Gabriele, MONTAGU, Jennifer, (dir.), Ori e Argenti. Capolavori del ‘700 da Arrighi a Valadier, Milão, Skira Editore, 2007
BERTHOD, Bernard e HARDOUIN-FUGIER, Elizabeth, Dictionnaire des Arts Liturgiques - XIXe e XXe Siècles, Paris, Les Éditions de l’Amateur, 1996
BRISAC, Catherine, Le Vitrail, Paris, Éditions du Cerf, 1990
COUTO, João, GONÇALVES, António Manuel, A Ourivesaria em Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 1960
COUTINHO, Maria João Pereira, A Produção Portuguesa de Obras de Embutidos de Pedraria Policroma (1670-1720), Vol. I, Lisboa, Tese de Doutoramento em História (especialidade em Arte, Património e Restauro) apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010
FERREIRA; Maria João Pacheco, As Alfaias Bordadas Sinoportuguesas (Séculos XVI a XVIII), Lisboa, Universidade Lusíada Editora, 2007
FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, “Iconografia e Simbólica Cristãs. Pedagogia da Mensagem”, in Theologica, 2ª Série, Vol. 30, Fasc. 1, Braga, 1995
GONÇALVES, António Nogueira, Estudos de Ourivesaria, Porto, Paisagem Editora, 1984
JOHNSTONE Pauline, High Fashion in Church. The place of church vestments in the History of art from the ninth to the nineteenth century, Leeds, Maney, 2002
MECO, José, Azulejaria Portuguesa, Lisboa, Bertrand Editora, 1985
MECO, José, O Azulejo em Portugal, Lisboa, Publicações Alfa, 1986
MENDONÇA, Isabel, SALDANHA, Sandra C., (dir.), Mobiliário Português. Actas do 1º Colóquio de Artes Decorativas, Lisboa, Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, 2008
MERCATI, Angelo e PELZER, Augusto, (dir. de), Dizionario Ecclesiastico, Turim, Unione Tipografico-Editrice Torinese, 1958
MONTAGU, Jennifer, Antonio Arrighi A silversmith and bronze founder in baroque Rome, Todi, Tau Editrice, 2009
PEDROCCHI, Anna Maria, Argenti Sacri nelle Chiese di Roma dal XV al XIX Secolo, Roma, “L’Erma” di Bretschneider, 2010
SILVA, Nuno Vassallo e Silva, (coord.), Frontais de Altar Seiscentistas da Igreja de S. Roque, Lisboa, Museu de S. Roque-Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 1994
VALE, Teresa Leonor M., “Ars Moriendi: do Efémero e do Perene na Celebração da Morte no Barroco”, in Estudios Portugueses, Nº3, Salamanca, 2003
VALE, Teresa Leonor M., “Da Igreja Combatente à Igreja Triunfante. Espaço e Imagem Religiosa do Concílio de Trento ao Barroco Pleno”, separata de Brotéria, Vol. 157, Lisboa, Nov. 2003
VALE, Teresa Leonor M., VALE, “Eighteenth-century Roman Silver for the chapel of St John the Baptist of the church of S. Roque, Lisbon”, in The Burlington Magazine, Vol. CLII, Nº 1.289, Ago. 2010
VALE, Teresa Leonor M., “Obras de Ourives Italianos em Portugal no Século XVIII – os relicários ostensório dos Arrighi e de Antonio Gigli: exemplos da difusão de um modelo”, in Gonçalo Vasconcelos e SOUSA, (coord.), Actas do II Colóquio Português de Ourivesaria, Porto, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes da Universidade Católica Portuguesa, 2009
VALE, Teresa Leonor M., “Roman Baroque Silver for the Patriarchate of Lisbon”, in The Burlington Magazine, Vol. CLV, Nº 1.323, Jun. 2013
VALE, Teresa Leonor M., “‘só para ostentação da magestade, e grandeza’. Aproximação à encomenda de ourivesaria barroca italiana para a basílica de Nossa Senhora e Santo António de Mafra”, in Revista de Artes Decorativas, Escola das Artes-Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Nº 2, 2008
VALE, Teresa Leonor M., (coord.), A Capela de São João Batista da Igreja de São Roque. A encomenda, a obra, as coleções, Lisboa, Imprensa-Nacional-Casa da Moeda – SCML-Museu de S. Roque, 2015
TEMA 3
ANDERSON, Christina M. (dir.), Early Modern Merchants as Collectors (Visual Culture in Early Modernity), Londres, Routledge, 2016
AUSSEL, A., Estilos de Mobiliário, Lisboa, Editorial Presença, 1974
AYNSLEY, Jeremy, GRANT, Charlotte, (coord.), Imagined Interiors. Representing the Domestic Interiors since the Renaissance, Londres, Victoria & Albert Museum, 2010 (1ª ed. 2006)
BATTIE, David, (coord.), Sotheby’s Concise Encyclopedia of Porcelain, Londres, Conran Octopus, 1990
CAPPELLETTI, Francesca, (dir.), Decorazione e Collezionismo a Roma nel Seicento. Vicende di Artisti, Committenti e Mercanti, Roma, Gangemi Editore, 2003
CARITA, Hélder, Oriente e Ocidente nos Interiores em Portugal, Porto, Livraria Civilização Editora, s.d.
COTTINO, Alberto, Mobiliário do Século XVII. França, Espanha, Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989
COUTO, João, GONÇALVES, António Manuel, A Ourivesaria em Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 1960
DELAFORCE, Angela, Art and Patronage in Eighteenth-Century Portugal, Cambridge, Cambridge University Press, 2002
FEIGENBAUM, Gail (coord.), Display of Art in the Roman Palace 1550-1750, Los Angeles, The Getty Research Institute, 2014
FEIGENBAUM, Gail, REIST, Inge, (coord.), Provenance. An Alternate History of Art, Los Angeles, The Getty Research Institute, 2012
FERREIRA, Maria João P., “Ecos de hábitos e usos nos inventários: os adereços têxteis nos interiores das residências senhoriais lisboetas seiscentistas e setecentistas”, in MENDONÇA, Isabel, CARITA, Hélder e MALTA, Marise (coord.), A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro. Anatomia dos Interiores, Lisboa-Rio de Janeiro, Instituto de História da Arte da FCSH-UNL - Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014
FRANCO, Carlos, O mobiliário das Elites de Lisboa na segunda metade do século XVIII, Lisboa, Livros Horizonte, 2007
FREIRE, Fernanda Castro, 50 dos Melhores Móveis Portugueses, Lisboa, Chaves Ferreira Publicações, s.a., s.d.
GABETTI, Margherita, Tapeçarias. Renascimento e Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 1989
GODINHO, Isabel Silveira, (coord.), A Baixela de Sua Majestade Fidelíssima, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico, 2002
GONZÁLEZ-PALACIOS, Alvar, Arredi e Ornamenti alla Corte di Roma 1560-1795, Milão, Mondadori Electa, 2004
GONZÁLEZ-PALACIOS, Alvar, Il Tempio del Gusto, Vicenza, Neri Pozza Editore, 2000 (1ª ed. 1984)
GRISERI, Andreina, Ambienti del Settecento, Novara, Istituto Geografico De Agostini, 1985
GRUBER, Alain, (coord.), The History of Decorative Arts. The Renaissance and Mannerism in Europe, Nova Iorque-Londres-Paris, Abbeville Press, Inc., 1994
GRUBER, Alain, (coord.), The History of Decorative Arts. Classicism and the Baroque in Europe, Nova Iorque-Londres-Paris, Abbeville Press Publishers, 1994
HABSBURG, Géza von, Tesori dei Principi, Roma, Silvana Editoriale, 1997
HILDYARD, Robin, European Ceramics, Londres, V&A Publishing, 2009
LEBEAU, Caroline, La Grande Histoire des Tissus, Paris, Flammarion, 1994
MASSINELLI, Anna Maria, TUENA, Filippo, Treasures of the Medici, Londres, Thames & Hudson, 1992
MATOS, Maria Antónia Pinto de, (coord.), Henri Burnay de Banqueiro a Coleccionador. Lisboa, Instituto Português de Museus-Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 2003
MATOS, Maria Antónia Pinto de, CAMPILHO, Maria de Sousa e Holstein, (coord. de), Uma Família de Coleccionadores. Poder e Cultura. Antiga Colecção Palmela, Lisboa, Instituto Português de Museus, 2001
MAURIÈS, Patrick, Cabinets of Curiosities, Londres, Thames & Hudson, 2002
MECO, José, Azulejaria Portuguesa, Lisboa, Bertrand Editora, 1985
MECO, José, O Azulejo em Portugal, Lisboa, Publicações Alfa, 1986
MEDLAM, Sarah, MILLER, Lesley Ellis, (dir.), Princely Treasures. European Masterpieces 1600-1800 from the Victoria & Albert Museum, Londres, V&A Publishing, 2011
MENDONÇA, Isabel, Estuques Decorativos. A Evolução das Formas (séc. XVI a XIX), Lisboa, Principia-Nova Terra, 2009
MENDONÇA, Isabel, SALDANHA, Sandra C., (dir.), Mobiliário Português. Actas do 1º Colóquio de Artes Decorativas, Lisboa, Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, 2008
MONTENEGRO, Riccardo, Guia de História do Mobiliário, Lisboa, Editorial Presença, 1995
MOSCO, Marinella, CASAZZA, Ornella, Il Museo degli Argenti. Collezioni e Collezionisti, Florença, Giunti, 2007 (1ª edição 2004)
OREY, Maria Leonor d’, A Baixela da Coroa Portuguesa, Lisboa, Edições Inapa, 1990
OREY, Maria Leonor d’, Ourivesaria, Lisboa, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva-Museu-Escola de Artes Decorativas Portuguesas, 1999
PEARSAL, Ronald, Furniture, Londres, Tiger Books International, 1997
PHILLIPS, Barty, Tapestry, Oxford, Phaidon, 1994
PINTO, Maria Helena Mendes, Os Móveis e o seu Tempo, Lisboa, Instituto Português do Património Cultural-Museu Nacional de Arte Antiga,1987
PONTE, Alessandra, Mobiliário do Século XVIII. França, Lisboa, Editorial Presença, 1990
QUEIRÓS, José, Cerâmica Portuguesa e outros Estudos, Lisboa, Editorial Presença, 2002 (1ª ed. 1907)
ROSA, Gilda, La Decorazione nell’Età Barocca, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966
SANTOS, Reynaldo dos, QUILHÓ, Maria Irene, Ourivesaria Portuguesa nas Colecções Particulares, Lisboa, Edição dos Autores, 1959-1960 (2 vols.)
SAVAGE, George, Porcelain Through the Ages, Londres, Penguin Books, 1954
SCHOMER, P., L’Art Décoratif au Temps du Romantisme, Paris-Bruxelas, Les Éditions G. van Oest, 1928
SCOTT, Katie, The Rococo Interior, New Haven-Londres, Yale University Press, 1995
SILVA, Nuno Vassallo e, Portuguese Cerimonial Silver XV and XVI Century / Ourivesaria Portuguesa de Aparato Séculos XV e XVI, Lisboa, Scribe, 2012
SNODIN, Michael, STYLES, John, Design & the Decorative Arts. Georgian Britain 1714-1837, Londres, Victoria & Albert Museum Publications, 2004
SNODIN, Michael, STYLES, John, Design & the Decorative Arts. Tudor and Stuart Britain 1500-1714, Londres, Victoria & Albert Museum Publications, 2004
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Pratas Portuguesas em Colecções Particulares: Séc. XV ao Séc. XX, Porto, Livraria Civilização Editora, 1998
THORNTON, Peter, L’Époque et son Style. La Renaissance Italienne 1400-1600, Paris, Flammarion, 1991
THORNTON, Peter, L’Époque et son Style. La Décoration Intérieure 1620-1920, Paris, Flammarion, 1986
TODD, Pamela, William Morrris and the Arts and Crafts Home, Londres, Thames & Hudson, 2005
TRUMAN, Charles, (coord.), Sotheby’s Concise Encyclopedia of Silver, Londres, Conran Octopus, 1996
VALE, Teresa Leonor M., Arte e Diplomacia. A Vivência Romana dos Embaixadores Joaninos, Lisboa, Scribe, 2015
VALE, Teresa Leonor M, “Que ce soit la chose la plus parfaite que l’on puisse exécuter. Les œuvres créées par l’orfèvre Thomas Germain pour deux cardinaux portugais conservées au Louvre”, in La Revue des Musées de France / Revue du Louvre, Nº 5, 2016
VASCONCELOS, Flórido de, Os Estuques do Porto, Porto, Câmara Municipal do Porto, 1997
VIALE, Mercedes, Gli Arazzi, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966