Sumários

1. Introdução ao estudo das artes decorativas

20 Setembro 2018, 12:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

1. Introdução ao estudo das artes decorativas.
BIBLIOGRAFIA

CALABRESE, Omar, Como se Lê uma Obra de Arte, (col. Arte e Comunicação, 64), Lisboa, Edições 70, 1997

CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001

FRANK, Isabelle, (coord.), The Theory of Decorative Art. An Anthology of European & American Writings 1750-1940, s/l, Yale University, 2000

FUHRING, Peter, (dir.), Conceber as Artes Decorativas. Desenhos Franceses do Século XVIII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005

LUCIE-SMITH, Edward, The Story of Craft. The Craftsman’s Role in Society, Oxford, Phaidon, 1981

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, “Introdução” in Matrizes de Investigação em Artes Decorativas, Porto,  CITAR, 2010

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998).


Apresentação: objectivos e competências, conteúdos programáticos, bibliografia (geral e específica), metodologia, avaliação.

17 Setembro 2018, 12:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Apresentação

 

A investigação sobre o universo das Artes Decorativas tem conhecido nos últimos anos um incremento notável multiplicando-se os estudos, quer de carácter monográfico, monotemático ou de conjuntura histórica e artística. Tal produção científica permite cada vez mais uma visão de conjunto de um fenómeno artístico cuja importância reside, para além da utilização de uma linguagem técnica e estilística própria, precisamente na proximidade que se gera entre o artista e o encomendador, entre o objecto e o quotidiano. Cada vez mais também a tónica da investigação é colocada na especificidade das linguagens plásticas alcançadas por estas formas artísticas e a sua perfeita adequação ao momento em que são geradas e apreciadas. A presente unidade curricular procurará entender e abordar as artes decorativas (aplicadas ou móveis) no contexto do espaço sagrado e no espaço civil, elegendo alguns domínios nos quais as mesmas atingiram mais relevante expressão, numa perspectiva diacrónica que não abdicará todavia da sincronia.

 

I. OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS

 

A uc de Artes Decorativas tem como objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico no domínio das artes decorativas, de molde a promover o seu conhecimento e aplicabilidade. Do ponto de vista dos conteúdos, consideram-se preferencialmente as Artes Decorativas no espaço europeu, não ignorando porém contributos de outras geografias que ali conhecem acolhimento e difusão; efectua-se uma abordagem ancorada em dois domínios espaciais: o religioso e o civil. A UC de Artes Decorativas pretende ainda contribuir para a aquisição das seguintes competências:

1.    Competências instrumentais: habilidade cognitiva, capacidade de compreensão e manipulação de ideias, conducente à realização de análises e sínteses, recolher e analisar informação oriunda de diversas fontes, desenvolvimento da capacidade de decisão com vista à resolução de problemas.

2.    Competências interpessoais: realização de trabalho integrado em equipas interdisciplinares, habilidade para comunicar com peritos de outras áreas, sensibilidade para a diversidade e multiculturalidade, compromisso ético.

3.    Competências sistémicas: aplicação de conhecimentos à prática, capacidade técnica de investigação, capacidade de gerar novas ideias (criatividade), compreensão de outras culturas, espírito de iniciativa e empreendimento.

 

II. METODOLOGIA

 

As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão complementadas com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc.

 

III. AVALIAÇÃO

 

A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

 

IV. SÍNTESE DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

1.    Introdução ao estudo das artes decorativas

 

2.    As artes decorativas no espaço sagrado da Idade Média à Idade Contemporânea

2.1.        Igreja e arte no Ocidente

2.2.        As artes decorativas aplicadas ou integradas (revestimentos e ornamentação parietal: pintura decorativa, azulejos, trabalho de pedraria, vitrais)

2.3.        As artes decorativas móveis (mobiliário, ourivesaria, têxteis)

 

3.    As artes decorativas no espaço civil (público e privado) da Idade Média à Idade Contemporânea

3.1.        Aproximação ao perfil do(s) encomendador(es)

3.2.        O coleccionismo no âmbito das artes decorativas

3.3.        As artes decorativas aplicadas ou integradas (revestimentos e ornamentação parietal: pintura decorativa, azulejos, estuque; pavimentos)

3.4.        As artes decorativas móveis (mobiliário, ourivesaria, cerâmica e artes da mesa, têxteis)

 

 

V. BIBLIOGRAFIA

 

GERAL

 

AAVV, História da Arte em Portugal, Lisboa, Publicações Alfa, 1986 (14 vols.)

 

CHERRY, John, Las Artes Decorativas Medievales, Madrid, Akal Ediciones, 1999

 

CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire des Symboles, Paris, Robert Laffont – Jupiter, 1992 (1ª ed. 1969)

 

CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico dei Simboli, Milão, RCS Libri, 2000

 

DOMINGUES, Celestino M., Dicionário de Cerâmica, Casal de Cambra, Caleidoscópio, 2006

 

FERGUSON, George, Signs and Symbols in Christian Art, Nova Iorque, Oxford University Press, 1961

 

FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrahams Inc. Publishers, 1989

 

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005

 

GUEDES, Natália Correia, (coord. de), Thesaurus. Vocabulário de Objectos de Culto Católico, Vila Viçosa, Fundação da Casa de Bragança, 2004

 

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

 

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

 

PEREIRA, José Fernandes, (dir.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989

 

PEREIRA, Paulo, (dir.), História da Arte Portuguesa, Lisboa, Círculo de Leitores, 1996 (3 vols.)

 

RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art Chrétien, Paris, Presses Universitaires de France, 1955-1959

 

RILEY, Noel, (dir.), Grammaire des Arts Décoratifs. De la Renaissance au Postmodernisme, Paris, Flammarion, 2003

 

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Dicionário de Ourives e Lavrantes da Prata do Porto 1750-1825, Porto, Civilização Editora, 2005

 

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

 

ESPECÍFICA

 

TEMA 1

 

FRANK, Isabelle, (coord.), The Theory of Decorative Art. An Anthology of European & American Writings 1750-1940, New Haven, Yale University, 2000

 

FUHRING, Peter, (dir.), Conceber as Artes Decorativas. Desenhos Franceses do Século XVIII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005

 

GONZÁLEZ-PALACIOS, Il Tempio del Gusto. Le Arti Decorative in Italia fra Classicismo e Barocco, Milão, Neri Pozza Editore, 2000 (1ª ed. 1984)

 

LUCIE-SMITH, Edward, The Story of Craft. The Craftsman’s Role in Society, Oxford, Phaidon, 1981

 

PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999

 

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, (dir.), Matrizes da Investigação em Artes Decorativas, Porto, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes da Universidade Católica Portuguesa, 2010

 

TEMA 2

 

AAVV, Antichi Telai. I Tessuti d’Arte del Patrimonio nel Fondo Edifici di Culto del Ministero dell’Interno, Roma, Elio di Rosa Editore, 2009

 

AGUILÓ ALONSO, María Paz, “The interior of the medieval village church”, in Archivo Español de Arte, Nº 79 (2006), pp. 333-334.

 

AGUILÓ ALONSO, María Paz, “Hacia una tipología de las sillerías de coro: Madrid, Toledo y Valladolid a fines del Renacimiento”,Congreso Nacional. Madrid en el Contexto de lo hispanico desde la época de los descubrimientos, Vol. I, [Madrid, 1994], pp. 605-619

 

ALARCÃO, Teresa e CARVALHO, José Alberto Seabra, Imagens em Paramentos Bordados. Séculos XIV a XVI, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1993

 

BARROS, Carlos Vitorino da Silva, O Vitral em Portugal. Séculos XV-XVI, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988

 

BARUCCA, Gabriele, MONTAGU, Jennifer, (dir.), Ori e Argenti. Capolavori del ‘700 da Arrighi a Valadier, Milão, Skira Editore, 2007

 

BERTHOD, Bernard e HARDOUIN-FUGIER, Elizabeth, Dictionnaire des Arts Liturgiques - XIXe e XXe Siècles, Paris, Les Éditions de l’Amateur, 1996

 

BRISAC, Catherine, Le Vitrail, Paris, Éditions du Cerf, 1990

 

COUTO, João, GONÇALVES, António Manuel, A Ourivesaria em Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 1960

 

COUTINHO, Maria João Pereira, A Produção Portuguesa de Obras de Embutidos de Pedraria Policroma (1670-1720), Vol. I, Lisboa, Tese de Doutoramento em História (especialidade em Arte, Património e Restauro) apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010

 

FERREIRA; Maria João Pacheco, As Alfaias Bordadas Sinoportuguesas (Séculos XVI a XVIII), Lisboa, Universidade Lusíada Editora, 2007

 

FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, “Iconografia e Simbólica Cristãs. Pedagogia da Mensagem”, in Theologica, 2ª Série, Vol. 30, Fasc. 1, Braga, 1995

 

GONÇALVES, António Nogueira, Estudos de Ourivesaria, Porto, Paisagem Editora, 1984

 

JOHNSTONE Pauline, High Fashion in Church. The place of church vestments in the History of art from the ninth to the nineteenth century, Leeds, Maney, 2002

 

MECO, José, Azulejaria Portuguesa, Lisboa, Bertrand Editora, 1985

 

MECO, José, O Azulejo em Portugal, Lisboa, Publicações Alfa, 1986

 

MENDONÇA, Isabel, SALDANHA, Sandra C., (dir.), Mobiliário Português. Actas do 1º Colóquio de Artes Decorativas, Lisboa, Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, 2008

 

MERCATI, Angelo e PELZER, Augusto, (dir. de), Dizionario Ecclesiastico, Turim, Unione Tipografico-Editrice Torinese, 1958

 

MONTAGU, Jennifer, Antonio Arrighi A silversmith and bronze founder in baroque Rome, Todi, Tau Editrice, 2009

 

PEDROCCHI, Anna Maria, Argenti Sacri nelle Chiese di Roma dal XV al XIX Secolo, Roma, “L’Erma” di Bretschneider, 2010

 

SILVA, Nuno Vassallo e Silva, (coord.), Frontais de Altar Seiscentistas da Igreja de S. Roque, Lisboa, Museu de S. Roque-Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 1994

 

VALE, Teresa Leonor M., Ars Moriendi: do Efémero e do Perene na Celebração da Morte no Barroco”, in Estudios Portugueses, Nº3, Salamanca, 2003

 

VALE, Teresa Leonor M., “Da Igreja Combatente à Igreja Triunfante. Espaço e Imagem Religiosa do Concílio de Trento ao Barroco Pleno”, separata de Brotéria, Vol. 157, Lisboa, Nov. 2003

 

VALE, Teresa Leonor M., VALE, “Eighteenth-century Roman Silver for the chapel of St John the Baptist of the church of S. Roque, Lisbon”, in The Burlington Magazine, Vol. CLII, Nº 1.289, Ago. 2010

 

VALE, Teresa Leonor M., “Obras de Ourives Italianos em Portugal no Século XVIII – os relicários ostensório dos Arrighi e de Antonio Gigli: exemplos da difusão de um modelo”, in Gonçalo Vasconcelos e SOUSA, (coord.), Actas do II Colóquio Português de Ourivesaria, Porto, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes da Universidade Católica Portuguesa, 2009

 

VALE, Teresa Leonor M., “Roman Baroque Silver for the Patriarchate of Lisbon”, in The Burlington Magazine, Vol. CLV, Nº 1.323, Jun. 2013

 

VALE, Teresa Leonor M., “‘só para ostentação da magestade, e grandeza’. Aproximação à encomenda de ourivesaria barroca italiana para a basílica de Nossa Senhora e Santo António de Mafra”, in Revista de Artes Decorativas, Escola das Artes-Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Nº 2, 2008

 

VALE, Teresa Leonor M., (coord.), A Capela de São João Batista da Igreja de São Roque. A encomenda, a obra, as coleções, Lisboa, Imprensa-Nacional-Casa da Moeda – SCML-Museu de S. Roque, 2015

 

TEMA 3

 

ANDERSON, Christina M. (dir.), Early Modern Merchants as Collectors (Visual Culture in Early Modernity), Londres, Routledge, 2016

 

AUSSEL, A., Estilos de Mobiliário, Lisboa, Editorial Presença, 1974

 

AYNSLEY, Jeremy, GRANT, Charlotte, (coord.), Imagined Interiors. Representing the Domestic Interiors since the Renaissance, Londres, Victoria & Albert Museum, 2010 (1ª ed. 2006)

 

BATTIE, David, (coord.), Sotheby’s Concise Encyclopedia of Porcelain, Londres, Conran Octopus, 1990

 

CAPPELLETTI, Francesca, (dir.), Decorazione e Collezionismo a Roma nel Seicento. Vicende di Artisti, Committenti e Mercanti, Roma, Gangemi Editore, 2003

 

CARITA, Hélder, Oriente e Ocidente nos Interiores em Portugal, Porto, Livraria Civilização Editora, s.d.

 

COTTINO, Alberto, Mobiliário do Século XVII. França, Espanha, Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989

 

COUTO, João, GONÇALVES, António Manuel, A Ourivesaria em Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 1960

 

DELAFORCE, Angela, Art and Patronage in Eighteenth-Century Portugal, Cambridge, Cambridge University Press, 2002

 

FEIGENBAUM, Gail (coord.), Display of Art in the Roman Palace 1550-1750, Los Angeles, The Getty Research Institute, 2014

 

FEIGENBAUM, Gail, REIST, Inge, (coord.), Provenance. An Alternate History of Art, Los Angeles, The Getty Research Institute, 2012

 

FERREIRA, Maria João P., “Ecos de hábitos e usos nos inventários: os adereços têxteis nos interiores das residências senhoriais lisboetas seiscentistas e setecentistas”, in MENDONÇA, Isabel, CARITA, Hélder e MALTA, Marise (coord.), A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro. Anatomia dos Interiores, Lisboa-Rio de Janeiro, Instituto de História da Arte da FCSH-UNL - Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014

 

FRANCO, Carlos, O mobiliário das Elites de Lisboa na segunda metade do século XVIII, Lisboa, Livros Horizonte, 2007

 

FREIRE, Fernanda Castro, 50 dos Melhores Móveis Portugueses, Lisboa, Chaves Ferreira Publicações, s.a., s.d.

 

GABETTI, Margherita, Tapeçarias. Renascimento e Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 1989

 

GODINHO, Isabel Silveira, (coord.), A Baixela de Sua Majestade Fidelíssima, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico, 2002

 

GONZÁLEZ-PALACIOS, Alvar, Arredi e Ornamenti alla Corte di Roma 1560-1795, Milão, Mondadori Electa, 2004

 

GONZÁLEZ-PALACIOS, Alvar, Il Tempio del Gusto, Vicenza, Neri Pozza Editore, 2000 (1ª ed. 1984)

 

GRISERI, Andreina, Ambienti del Settecento, Novara, Istituto Geografico De Agostini, 1985

 

GRUBER, Alain, (coord.), The History of Decorative Arts. The Renaissance and Mannerism in Europe, Nova Iorque-Londres-Paris, Abbeville Press, Inc., 1994

 

GRUBER, Alain, (coord.), The History of Decorative Arts. Classicism and the Baroque in Europe, Nova Iorque-Londres-Paris, Abbeville Press Publishers, 1994

 

HABSBURG, Géza von, Tesori dei Principi, Roma, Silvana Editoriale, 1997

 

HILDYARD, Robin, European Ceramics, Londres, V&A Publishing, 2009

 

LEBEAU, Caroline, La Grande Histoire des Tissus, Paris, Flammarion, 1994

 

MASSINELLI, Anna Maria, TUENA, Filippo, Treasures of the Medici, Londres, Thames & Hudson, 1992

 

MATOS, Maria Antónia Pinto de, (coord.), Henri Burnay de Banqueiro a Coleccionador. Lisboa, Instituto Português de Museus-Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 2003

 

MATOS, Maria Antónia Pinto de, CAMPILHO, Maria de Sousa e Holstein, (coord. de), Uma Família de Coleccionadores. Poder e Cultura. Antiga Colecção Palmela, Lisboa, Instituto Português de Museus, 2001

 

MAURIÈS, Patrick, Cabinets of Curiosities, Londres, Thames & Hudson, 2002

 

MECO, José, Azulejaria Portuguesa, Lisboa, Bertrand Editora, 1985

 

MECO, José, O Azulejo em Portugal, Lisboa, Publicações Alfa, 1986

 

MEDLAM, Sarah, MILLER, Lesley Ellis, (dir.), Princely Treasures. European Masterpieces 1600-1800 from the Victoria & Albert Museum, Londres, V&A Publishing, 2011

 

MENDONÇA, Isabel, Estuques Decorativos. A Evolução das Formas (séc. XVI a XIX), Lisboa, Principia-Nova Terra, 2009

 

MENDONÇA, Isabel, SALDANHA, Sandra C., (dir.), Mobiliário Português. Actas do 1º Colóquio de Artes Decorativas, Lisboa, Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, 2008

 

MONTENEGRO, Riccardo, Guia de História do Mobiliário, Lisboa, Editorial Presença, 1995

 

MOSCO, Marinella, CASAZZA, Ornella, Il Museo degli Argenti. Collezioni e Collezionisti, Florença, Giunti, 2007 (1ª edição 2004)

 

OREY, Maria Leonor d’, A Baixela da Coroa Portuguesa, Lisboa, Edições Inapa, 1990

 

OREY, Maria Leonor d’, Ourivesaria, Lisboa, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva-Museu-Escola de Artes Decorativas Portuguesas, 1999

 

PEARSAL, Ronald, Furniture, Londres, Tiger Books International, 1997

 

PHILLIPS, Barty, Tapestry, Oxford, Phaidon, 1994

 

PINTO, Maria Helena Mendes, Os Móveis e o seu Tempo, Lisboa, Instituto Português do Património Cultural-Museu Nacional de Arte Antiga,1987

 

PONTE, Alessandra, Mobiliário do Século XVIII. França, Lisboa, Editorial Presença, 1990

 

QUEIRÓS, José, Cerâmica Portuguesa e outros Estudos, Lisboa, Editorial Presença, 2002 (1ª ed. 1907)

 

RODOLFO, Alessandra, VOLPI, Caterina (coord.), Vestire i Palazzi. Stoffe, tessuti e parati negli arredi e nell’arte del Barocco, Vaticano, Edizioni Musei Vaticani, 2014

 

ROSA, Gilda, La Decorazione nell’Età Barocca, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966

 

SANTOS, Reynaldo dos, QUILHÓ, Maria Irene, Ourivesaria Portuguesa nas Colecções Particulares, Lisboa, Edição dos Autores, 1959-1960 (2 vols.)

 

SAVAGE, George, Porcelain Through the Ages, Londres, Penguin Books, 1954

 

SCHOMER, P., L’Art Décoratif au Temps du Romantisme, Paris-Bruxelas, Les Éditions G. van Oest, 1928

 

SCOTT, Katie, The Rococo Interior, New Haven-Londres, Yale University Press, 1995

 

SILVA, Nuno Vassallo e, Portuguese Cerimonial Silver XV and XVI Century / Ourivesaria Portuguesa de Aparato Séculos XV e XVI, Lisboa, Scribe, 2012

 

SNODIN, Michael, STYLES, John, Design & the Decorative Arts. Georgian Britain 1714-1837, Londres, Victoria & Albert Museum Publications, 2004

 

SNODIN, Michael, STYLES, John, Design & the Decorative Arts. Tudor and Stuart Britain 1500-1714, Londres, Victoria & Albert Museum Publications, 2004

 

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Pratas Portuguesas em Colecções Particulares: Séc. XV ao Séc. XX, Porto, Livraria Civilização Editora, 1998

 

THORNTON, Peter, L’Époque et son Style. La Renaissance Italienne 1400-1600, Paris, Flammarion, 1991

 

THORNTON, Peter, L’Époque et son Style. La Décoration Intérieure 1620-1920, Paris, Flammarion, 1986

 

TODD, Pamela, William Morrris and the Arts and Crafts Home, Londres, Thames & Hudson, 2005

 

TRUMAN, Charles, (coord.), Sotheby’s Concise Encyclopedia of Silver, Londres, Conran Octopus, 1996

 

VALE, Teresa Leonor M., Arte e Diplomacia. A Vivência Romana dos Embaixadores Joaninos, Lisboa, Scribe, 2015

 

VALE, Teresa Leonor M, “Que ce soit la chose la plus parfaite que l’on puisse exécuter. Les œuvres créées par l’orfèvre Thomas Germain pour deux cardinaux portugais conservées au Louvre”, in La Revue des Musées de France / Revue du Louvre, Nº 5, 2016

 

VASCONCELOS, Flórido de, Os Estuques do Porto, Porto, Câmara Municipal do Porto, 1997

 

VIALE, Mercedes, Gli Arazzi, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966