Sumários
Conceitos introdutórios (cont.) + Subjetividade
23 Setembro 2024, 12:30 • Amália Mendes
Sujeito empírico, locutor e enunciador - conceito de "polifonia" em Ducrot.
Noções introdutórias
19 Setembro 2024, 11:00 • Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune
Análise do Discurso e Linguística de texto
Conceitos introdutórios
18 Setembro 2024, 12:30 • Amália Mendes
Definição de discurso, texto, contexto.
Introdução
17 Setembro 2024, 11:00 • Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune
Introdução ao programa da disciplina
ANÁLISE DO DISCURSO
(2024-25
TP2 S1/ Docente Pierre Lejeune)
Programa
Objectivos
A disciplina visa o desenvolvimento de uma compreensão fina de
textos escritos a partir da aquisição dos conceitos e instrumentos básicos de
análise do discurso, que permita :
- a compreensão do funcionamento global dos textos (coesão e
coerência);
- a interpretação semântica como resultante da interação entre o
texto e o contexto.
- a capacidade de reconhecer os géneros textuais a partir das suas
características formais e das condições de produção;
- a deteção de marcas formais da presença
do enunciador e dos destinatários no texto, e a compreensão da forma como essas
marcas contribuem para a construção da imagem dos mesmos
- o cálculo da posição ideológica e argumentativa do enunciador,
numa perspetiva dialógica;
Conteúdos
programáticos
I Noções
introdutórias
1) Discurso,
análise de discurso e gramática de texto
2) Coerência
textual e conteúdos implícitos
3) Relações
discursivas e marcadores discursivos
4) Sequências
textuais e géneros textuais
II Enunciação
e dialogismo
1) A
presença dos coenunciadores no texto :
a. modalidade
epistémica, apreciativa e deôntica
b. modalidade
autonímica e comentários metadiscursivos
c. leitor
modelo
2) Intertextualidade
e dialogismo
a. Dialogismo
interlocutivo e interdiscursivo
b. Representação
de outros discursos
III Representações
1) Framing
2) Metáfora
3) Argumentação
4) Ethos discursivo
Metodologias de
ensino
As aulas alternam entre :
-
a apresentação de
conceitos e a discussão de textos teóricos;
-
a análise prática
de textos pertencentes a alguns géneros representativos;
Avaliação
A nota final é a média aritmética das notas de dois testes escritos (50 % cada).
Uma coletânea de textos teóricos estará
disponível em formato digital. Os textos objeto de análise serão enviados por Email
antes da aula. Nenhum material será fornecido em papel
Referências bibliográficas
Authier-Revuz, J. (2011). «Alteridade, Dialogismo e Polifonia», Letras de Hoje,
Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 6-20.
Bhatia, V. (2012).
«Professional written genres». In Gee
J. P. & Handford M. (ed), The Routledge handbook of discourse analysis.
Londres : Routledge. 239-251.
Boreus, C. &
Bergstrom, G. (2017). Analyzing Text and Discourse.
London: Sage.
dooley r, a & levinsohn s. h. (2001). Analysing
discourse. A manual of basic concepts. Dallas : SIL International
Fairclough, N.
(2003) Analysing Discourse. Textual Analysis for Social Research.
London: Routledge.
Kövecses, Z. (2002). Metaphor: A
practical introduction. New York: Oxford University Press.
Lopes, A. C. M. (2005). «Texto e coerência». Revista Portuguesa de
Humanidades 9:1/2, p. 13-33-
Nisbet M. (2009). «Communicating
Climate Change: Why Frames Matter for Public Engagement.» Environment 51 (2), 12-23.
Webber, B.. et al. (2019). The Penn Discourse Treebank 3.0 Annotation
Manual.
https://catalog.ldc.upenn.edu/docs/LDC2019T05/PDTB3-Annotation-Manual.pdf
Apresentação da disciplina
16 Setembro 2024, 12:30 • Amália Mendes
Tópicos principais a abordar nas aulas
A nota final é a média ponderada de:
Trabalho de grupo: 2 a 4 alunos
Prazo para indicar a composição dos grupos e o texto a analisar: 16 de outubro
Apresentação do tema do trabalho em aula: 4 de novembro
Prazo de entrega do trabalho: 20 de dezembro
Data do teste final escrito: 6 de janeiro
Atendimento
Quartas-feiras, 10-11h, gabinete C043
ou data/hora alternativa a combinar
marcação por email:
Moodle
https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=9620
Análise do Discurso [24/25]
AD [24/25]
Senha para inscrição: AD_Td3Fa
Leituras para primeiras aulas (no moodle)
Gee, James Paul and Michael Handford (2012) Introduction. In Gee, James Paul and Michael Handford (eds.) The Routledge Handbook of Discourse Analysis. Londres:Routledge, 1-6.
van Dijk, Teun A. (1997) The Study of Discourse. In van Dijk, Teun A. (ed.) Discourse as structure and process: a multidisciplinary introduction. London: Sage Publications Ltd (inc). (34pp)
Mendes, A. (2013) Organização textual e articulação de orações. In E.B.P. Raposo et al. (Orgs) Gramática do Português, vol. II. (pp. 1691–1755). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (inc). (12pp)