Sumários

Conceitos introdutórios (cont.) + Subjetividade

23 Setembro 2024, 12:30 Amália Mendes

Sujeito empírico, locutor e enunciador - conceito de "polifonia" em Ducrot.


Aplicação a um excerto de crónica de jornal.

Conceito de subjetividade:
- dêixis
- elementos avaliativos


Noções introdutórias

19 Setembro 2024, 11:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

Análise do Discurso e Linguística de texto

Discurso como prática social
Interação entre AD e outras ciências sociais
Géneros Discursivos
Discursos e framing: representações du mundo através do textos por grupos sociais antagónicos


Conceitos introdutórios

18 Setembro 2024, 12:30 Amália Mendes

Definição de discurso, texto, contexto.

Discurso como processo imaterial escrito ou oral; texto como produto desse processo imaterial.
Discurso como uma instância textual e como uma instância de ação, envolvendo interação e um centro de perspetiva, inseparável de um contexto discursivo (ver elementos constitutivos do contexto).
(slides no moodle)


Introdução

17 Setembro 2024, 11:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

Introdução ao programa da disciplina

DIAS DOS TESTES: 5 DE NOVEMBRO E 7 DE JANEIRO

ANÁLISE DO DISCURSO

 

 (2024-25 TP2 S1/ Docente Pierre Lejeune)

 

Programa

 

Objectivos

 

A disciplina visa o desenvolvimento de uma compreensão fina de textos escritos a partir da aquisição dos conceitos e instrumentos básicos de análise do discurso, que permita :

- a compreensão do funcionamento global dos textos (coesão e coerência);

- a interpretação semântica como resultante da interação entre o texto e o contexto.

- a capacidade de reconhecer os géneros textuais a partir das suas características formais e das condições de produção; 

- a deteção de marcas formais da presença do enunciador e dos destinatários no texto, e a compreensão da forma como essas marcas contribuem para a construção da imagem dos mesmos

- o cálculo da posição ideológica e argumentativa do enunciador, numa perspetiva dialógica;

 

Conteúdos programáticos

I             Noções introdutórias

1)           Discurso, análise de discurso e gramática de texto

2)           Coerência textual e conteúdos implícitos

3)           Relações discursivas e marcadores discursivos

4)           Sequências textuais e géneros textuais

 

II            Enunciação e dialogismo

1)           A presença dos coenunciadores no texto :

a.           modalidade epistémica, apreciativa e deôntica

b.           modalidade autonímica e comentários metadiscursivos

c.            leitor modelo

 

2)           Intertextualidade e dialogismo

a.           Dialogismo interlocutivo e interdiscursivo

b.           Representação de outros discursos

 

III           Representações

1)           Framing

2)           Metáfora

3)           Argumentação

4)           Ethos discursivo

 

 

Metodologias de ensino

As aulas alternam entre :

-        a apresentação de conceitos e a discussão de textos teóricos;

-        a análise prática de textos pertencentes a alguns géneros representativos;

      

 

 

 

 

Avaliação

 

A nota final é a média aritmética das notas de dois testes  escritos  (50 % cada).

 

 

Uma coletânea de textos teóricos estará disponível em formato digital. Os textos objeto de análise serão enviados por Email antes da aula. Nenhum material será fornecido em papel

 

Referências bibliográficas

 

Authier-Revuz, J. (2011). «Alteridade, Dialogismo e Polifonia», Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 6-20.

Bhatia, V. (2012). «Professional written genres».  In Gee J. P. & Handford M. (ed), The Routledge handbook of discourse analysis. Londres :  Routledge. 239-251.

Boreus, C. & Bergstrom, G. (2017). Analyzing Text and Discourse. London: Sage.

dooley r, a & levinsohn s. h.  (2001). Analysing discourse. A manual of basic concepts. Dallas : SIL International

Fairclough, N. (2003) Analysing Discourse. Textual Analysis for Social Research. London: Routledge.

Kövecses, Z. (2002). Metaphor: A practical introduction. New York: Oxford University Press.

Lopes, A. C. M. (2005). «Texto e coerência». Revista Portuguesa de Humanidades 9:1/2, p. 13-33-

Nisbet M. (2009). «Communicating Climate Change: Why Frames Matter for Public Engagement.» Environment 51 (2), 12-23.

Webber, B.. et al. (2019). The Penn Discourse Treebank 3.0 Annotation Manual.

https://catalog.ldc.upenn.edu/docs/LDC2019T05/PDTB3-Annotation-Manual.pdf

 

 



Apresentação da disciplina

16 Setembro 2024, 12:30 Amália Mendes

Tópicos principais a abordar nas aulas


- Introdução: Discurso, contexto, conhecimento

- Subjetividade: Avaliação e Modalidade
- Interdiscurso e dialogismo
- Informação implícita
- Coesão e coerência: relações discursivas e estrutura textual

- A utilização de corpora em Análise do Discurso

Avaliação

A nota final é a média ponderada de:

- um trabalho escrito (trabalho de grupo) (35%)
- um teste final escrito (55%)
- qualidade da participação na aula (10%)

Trabalho de grupo: 2 a 4 alunos

Prazo para indicar a composição dos grupos e o texto a analisar:  16 de outubro

Apresentação do tema do trabalho em aula: 4 de novembro

Prazo de entrega do trabalho: 20 de dezembro

Data do teste final escrito: 6 de janeiro


Atendimento


Quartas-feiras, 10-11h, gabinete C043

ou data/hora alternativa a combinar

marcação por email:

amalia.mendes@edu.ulisboa.pt

mendes@campus.ul.pt


Moodle


- Slides (mínimos) + leituras + textos no moodle:

https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=9620

Análise do Discurso [24/25]

AD [24/25]

Senha para inscrição: AD_Td3Fa


Leituras para primeiras aulas (no moodle)


Gee, James Paul and Michael Handford (2012) Introduction. In Gee, James Paul and Michael Handford (eds.) The Routledge Handbook of Discourse AnalysisLondres:Routledge, 1-6.

van Dijk, Teun A. (1997) The Study of Discourse. In van Dijk, Teun A. (ed.) Discourse as structure and process: a multidisciplinary introduction. London: Sage Publications Ltd (inc). (34pp)

Mendes, A. (2013) Organização textual e articulação de orações. In E.B.P. Raposo et al. (Orgs) Gramática do Português, vol. II. (pp. 1691–1755). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (inc). (12pp)