Sumários

Não houve aula

7 Fevereiro 2019, 08:00 Amália Mendes

 


significado (geral) e significado contextual

4 Fevereiro 2019, 08:00 Amália Mendes

1. Gee e Handford:

utterance-type meaning  vs. utterance-token meaning
(general) meaning vs. situated meaning
significado (geral) vs. significado contextual
significado vs. sentidos

exemplos de estruturas condicionais

2. Gee e Handford: 
Análise do Discurso como estudo das relações entre forma e função
- > Análise do Discurso como disciplina enquadrada na Teoria Funcionalista (Halliday)
formas linguísticas analisadas como instância de comunicação e como tendo uma função (propósito comunicativo)

3. Discussão da interação em contexto parlamentar entre Assunção Cristas e António Costa; textos jornalísticos subsequentes.
interpretação da pergunta de acordo com o recetor: existência ou não de implícito
interpretação da resposta à luz do quadro de valores do recetor

4. Gee e Handford
"the frame problem": quantidade de contexto necessário para a interpretação e validade das análises

5. Parâmetros da textualidade (Beaugrande e Dressler 81)
coesão e coerência


Conceitos de Discurso, Texto e Análise do Discurso

31 Janeiro 2019, 08:00 Amália Mendes

1. Definição de discurso e de texto


2. Análise do Discurso e Linguística do Texto

3. Definição de discurso de van Dijk e de Gee & Handford:
discurso como instância textual, instância de prática discursiva, social e acional

4. Análise do Discurso: perspetiva histórica
Da Retórica à Filologia e Antrolopologia (Etnologia da comunicação).
Estruturalismo, Marxismo e Psicanálise.

5. Análise do Discurso crítica vs. não crítica.
Exemplos de AD crítica

6. Discussão do texto de Gee & Handford "Introduction
6.1 discurso como ação
6.2 extensão do discurso
6.3 utterance-type e utterance-token meaning


Slides ( pdf)
 


Apresentação

28 Janeiro 2019, 08:00 Amália Mendes


1. Conteúdos programáticos.Tópicos das aulas.

2. Avaliação

A nota final é a média ponderada de:
• um teste escrito (50%)
• dois trabalhos (20% cada)
• assiduidade e qualidade da participação nas aulas (10%)


Trabalhos

- Modalidade e dialogismo: trabalho individual na sala de aula (20%)
- Coesão e coerência: trabalho individual ou trabalho de grupo a entregar (20%)

Data do teste escrito: 11 de abril


3. Atendimento

Quintas, 10h-11h (com marcação por email) Centro de Linguística, Gabinete 3
(corredor junto ao Bar de Letras)

amaliamendes@letras.ulisboa.pt


4. Textos de apoio na Reprografia Vermelha

Para quinta: leitura de Gee, James Paul and Michael Handford (2012) Introduction. In: Gee, James Paul and Michael Handford (eds.) The Routledge Handbook of Discourse Analysis. Londres: Routledge, 1-6.