Apresentação do programa da disciplina

20 Fevereiro 2018, 08:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

Apresentação do programa da disciplina

 

Programa

 

Objectivos

 

A disciplina visa o desenvolvimento de uma compreensão fina de textos escritos a partir da aquisição dos conceitos e instrumentos básicos de análise do discurso, que permita :

- a compreensão do funcionamento global dos textos (coesão e coerência);

- a capacidade de reconhecer os géneros textuais a partir das suas características formais e das condições de produção; 

- a deteção de marcas formais da presença do enunciador e dos destinatários no texto, e a compreensão da forma como essas marcas contribuem para a  construção da imagem dos mesmos (epistemicidade, evidencialidade, ethos discursivo, leitor-modelo);

- o cálculo da posição ideológica e argumentativa do enunciador, numa perspectiva dialógica;

- a interpretação semântica como resultante da interacção entre o texto e o contexto.

 

Conteúdos programáticos

1. Noções introdutórias

1.1 Texto, textualidade, coesão e coerência

1.2 O que se entende por discurso e por análise do discurso

1.3 As relações semânticas entre enunciado, co-texto e contexto

1.4 Sequências e géneros textuais

 

2. Algumas perspectivas sobre o discurso

2.1 Análise Crítica do Discurso

2.2 Abordagens enunciativas

2.3 Interdiscurso, dialogismo e circulação de discursos

2.4 Linguística de corpus

 

3. Ferramentas para a análise

3.1 Marcas subjectivas : modalidade epistémica, deôntica e axiológica; marcadores metadiscursivos 

3.2 Marcadores discursivos lógicos e argumentativos, relações discursivas implícitas

3.3.Cadeias referenciais

3.4 Modos de representação: quadros conceptuais (frames), metáfora

 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

 

Procura-se proporcionar aos alunos um vasto leque de ferramentas para se tornarem progressivamente capazes de levar a cabo uma investigação autónoma na área da análise do discurso. Após une fase de introdução aos conceitos-chave da área e a uma variedade de abordagens possíveis do objecto de estudo, em que são focadas a sua relevância social e a transdisciplinaridade, são propostas ferramentas de análise linguística que ajudarão o aluno a saber analisar a estrutura conceptual de um texto e interpretar o mesmo através da localização fina de indícios textuais e da identificação de relações e significados implícitos.

 

Metodologias de ensino

As aulas alternam entre :

-       a apresentação de conceitos e a discussão de textos teóricos;

-       a análise prática de textos pertencentes a alguns géneros representativos;

-      exercícios práticos realizados sobre corpora (caracterização lexical de marcadores discursivos com o uso de concordanciador, anotação de relações discursivas seguindo o modelo do Penn Discourse Treebank).

 

Avaliação

 

A nota final é a média aritmética das notas de :

- um teste  escrito

- um trabalho escrito (50 % cada).

 

Colectânea de textos

 

Uma colectânea de textos estará disponível na reprografia vermelha.

 

Referências bibliográficas

 

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Halliday M. A. K. (2004). The Language of Science, editado por J. J. Webster. Londres: Continuum.

Lakoff G. et  Johnson M, (1980). Metaphors we live by. Chicago : University of Chicago Press.

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Nisbet M. (2009). «Communicating Climate Change: Why Frames Matter for Public Engagement.» Environment 51 (2), 12-23.

Prasad R. et al. (2007). The Penn Discourse Treebank 2.0 Annotation Manual. https://www.seas.upenn.edu/~pdtb/PDTBAPI/pdtb-annotation-manual.pdf)

Site

 

www.laurenceanthony.net/software.html (concordanciador antconc)