Sumários

Os conceitos de discurso e de texto

27 Janeiro 2022, 09:30 Amália Mendes

(Aula online devido a isolamento profilático da docente.)


1. Apresentação da disciplina. Informação aos alunos novos.

2. O conceito de discurso e de texto.

3. A disciplina de Análise do Discurso: perspetiva histórica


Apresentação

26 Janeiro 2022, 15:30 Amália Mendes

(Aula online devido a isolamento profilático da docente.)

1. Apresentação dos conteúdos da disciplina e do sistema de avaliação.

(i) Avaliação

A nota final é a média ponderada de:

• dois testes escritos (45% cada)
• participação nas aulas (10%)


Data dos testes escritos

23 de março

5 de maio


(ii) Atendimento

Segundas, 11h-12h, gabinete C043

ou data/hora alternativa a combinar

marcação por email:

amaliamendes@letras.ulisboa.pt


(iii) Elearning

Slides + leituras + textos no e-learning:

https://elearning.ulisboa.pt/login/index.php

Análise do Discurso [21/22]

Senha: AD21-22-2


Ver leituras iniciais indicadas no elearning (PDF).


2. Os conceitos de discurso e de texto.





Apresentação do programa

24 Janeiro 2022, 09:30 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

Faculdade de Letras de Lisboa

1º ciclo

 

ANÁLISE DO DISCURSO

 

 (2021-22 TP5 S3/ Docente Pierre Lejeune)

 

Programa

 

Objectivos

 

A disciplina visa o desenvolvimento de uma compreensão fina de textos escritos a partir da aquisição dos conceitos e instrumentos básicos de análise do discurso, que permita :

- a compreensão do funcionamento global dos textos (coesão e coerência);

- a interpretação semântica como resultante da interação entre o texto e o contexto.

- a capacidade de reconhecer os géneros textuais a partir das suas características formais e das condições de produção; 

- a deteção de marcas formais da presença do enunciador e dos destinatários no texto, e a compreensão da forma como essas marcas contribuem para a  construção da imagem dos mesmos

- o cálculo da posição ideológica e argumentativa do enunciador, numa perspetiva dialógica;

 

Conteúdos programáticos

I               Noções introdutórias

1)            Discurso, análise de discurso e gramática de texto

2)            Coerência textual e conteúdos implícitos

3)            Relações discursivas e marcadores discursivos

4)            Sequências textuais e géneros textuais

 

II              Enunciação e dialogismo

1)            A presença dos coenunciadores no texto :

a.             modalidade epistémica, apreciativa e deôntica

b.            modalidade autonímica e comentários metadiscursivos

c.             leitor modelo

 

2)            Intertextualidade e dialogismo

a.             Dialogismo interlocutivo e interdiscursivo

b.            Representação de outro discursos

 

III             Representações

1)            Framing

2)            Metáfora

3)            Argumentação

4)            Ethos discursivo

 

 

 

 

Metodologias de ensino

As aulas alternam entre :

-       a apresentação de conceitos e a discussão de textos teóricos;

-       a análise prática de textos pertencentes a alguns géneros representativos;

       

 

Avaliação

 

A nota final é a média aritmética das notas de dois testes  escritos  (50 % cada).

 

 

Uma coletânea de textos teóricos estará disponível em formato digital. Os textos objeto de análise serão enviados por Email antes da aula. Nenhum material será fornecido em papel

 

Referências bibliográficas

 

Authier-Revuz, J. (2011). «Alteridade, Dialogismo e Polifonia», Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 6-20.

Bathie, V, (2012). «Professional written genres».  In Gee J. P. & Handford M. (ed), The Routledge handbook of discourse analysis. Londres :  Routledge. 239-251.

Boreus, C. & Bergstrom, G. (2017=. Analyzing Text and Discourse. London: Sage.

dooley r, a & levinsohn s. h.  (2001). Analysing discourse. A manual of basic concepts. Dallas : SIL International

Fairclough, N. (2003) Analysing Discourse. Textual Analysis for Social Research. London: Routledge.

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/270695/mod_folder/content/0/ii.%20Norman_Fairclough_Analysing_discourse.pdf

Kövecses, Z. (2002). Metaphor: A practical introduction. New York: Oxford University Press.

Nisbet M. (2009). «Communicating Climate Change: Why Frames Matter for Public Engagement.» Environment 51 (2), 12-23.

Webber, B.. et al. (2019). The Penn Discourse Treebank 3.0 Annotation Manual.

https://catalog.ldc.upenn.edu/docs/LDC2019T05/PDTB3-Annotation-Manual.pdf

 

 


Apresentação

24 Janeiro 2022, 09:30 Amália Mendes

(Aula online devido a isolamento profilático da docente.)

Apresentação breve dos conteúdos da disciplina e do sistema de avaliação.

(i) Avaliação

A nota final é a média ponderada de:

• dois testes escritos (45% cada)
• participação nas aulas (10%)


Data dos testes escritos

21 de março

5 de maio


(ii) Atendimento

Segundas, 11h-12h, gabinete C043

ou data/hora alternativa a combinar

marcação por email:

amaliamendes@letras.ulisboa.pt


(iii) Elearning

Slides + leituras + textos no e-learning:

https://elearning.ulisboa.pt/login/index.php

Análise do Discurso [21/22]

Senha: AD21-22-2


Ver leituras iniciais indicadas no elearning (PDF).