Sumários

Coerência

20 Setembro 2022, 08:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune


- Sentido do texto e construção de representações mentais pelo recetor
- A coerência como construção pelo recetor de uma representação global e não contraditória
- Elementos textuais ( a frase, o co-texto anterior e posterior, os elementos multimodais, a comunicação não-verbal, etc.) e extra-textuais (a situação de enunciação e os seus participantes, os conhecimentos enciclopédicos, os reconhecimento de géneros textuais, o conhecimento de princípios gerais da comunicação como o princípio de cooperação de Grice) de que o recetor dispõe para construir a representação 

Working concepts

15 Setembro 2022, 15:30 Amália Mendes


What is discourse?

- distinction between discourse and text; Discourse Analysis and Text Linguistics
- written and spoken communication as discourse 
- the extension of discourse





O que é a análise do discurso

15 Setembro 2022, 08:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune


. Análise do discurso e linguística de texto


- O amor dos animais: análise da frase introdutória
- a AD como estudo da interface entre o texto e um espaço social
-discurso e discursos
- discursos como representações concorrentes do mesmo assunto (framing)

Introduction

13 Setembro 2022, 15:30 Amália Mendes


1. Main topics of the course:


- Introduction: working concepts
Discourse, text, context, co-text, knowledge
Theoretical approaches to Discourse Analysis
Corpus Linguistic tools for Discourse Analysis
Genres, text types and text sequences

- Intertextuality, dialogism and enunciative heterogeneity

- Subjectivity: evaluation and modality

- Implicit information

- Cohesion and coherence

2. Evaluation

The final grade is the weighted average of 
- two written tests (45% each)
- participation in class (10%)

Dates of written tests:
- November, 3
- December, 15

3. Tutoring
Thursdays, 11:00-12:00, room C043

Schedule by email to: amaliamendes@letras.ulisboa.pt
Alternative day/time may be arranged.

4. Moodle
Slides of the classes + readings + other materials are on the moodle platform:
Title: Análise do Discurso - Inglês [22-23]
Short name: ADI [22-23]
Password: AD22-23-S1

Texts will be made available on Moodle during the semester:


First readings:
Gee, James Paul and Michael Handford (2012) Introduction. In Gee, James Paul and Michael Handford (eds.) The Routledge Handbook of Discourse Analysis. Londres: Routledge, 1-6. (6pp)

van Dijk, Teun A. (1997) The Study of Discourse. In van Dijk, Teun A. (ed.) Discourse as structure and process: a multidisciplinary introduction. London: Sage Publications Ltd (inc). (34pp)

Apresentação do programa da disciplina

13 Setembro 2022, 08:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune


Programa

 

Objectivos

 

A disciplina visa o desenvolvimento de uma compreensão fina de textos escritos a partir da aquisição dos conceitos e instrumentos básicos de análise do discurso, que permita :

- a compreensão do funcionamento global dos textos (coesão e coerência);

- a interpretação semântica como resultante da interação entre o texto e o contexto.

- a capacidade de reconhecer os géneros textuais a partir das suas características formais e das condições de produção; 

- a deteção de marcas formais da presença do enunciador e dos destinatários no texto, e a compreensão da forma como essas marcas contribuem para a  construção da imagem dos mesmos

- o cálculo da posição ideológica e argumentativa do enunciador, numa perspetiva dialógica;

 

Conteúdos programáticos

I               Noções introdutórias

1)            Discurso, análise de discurso e gramática de texto

2)            Coerência textual e conteúdos implícitos

3)            Relações discursivas e marcadores discursivos

4)            Sequências textuais e géneros textuais

 

II              Enunciação e dialogismo

1)            A presença dos coenunciadores no texto :

a.             modalidade epistémica, apreciativa e deôntica

b.            modalidade autonímica e comentários metadiscursivos

c.             leitor modelo

 

2)            Intertextualidade e dialogismo

a.             Dialogismo interlocutivo e interdiscursivo

b.            Representação de outro discursos

 

III             Representações

1)            Framing

2)            Metáfora

3)            Argumentação

4)            Ethos discursivo

 

 

 

 

Metodologias de ensino

As aulas alternam entre :

-       a apresentação de conceitos e a discussão de textos teóricos;

-       a análise prática de textos pertencentes a alguns géneros representativos;

       

 

Avaliação

 

A nota final é a média aritmética das notas de dois testes  escritos  (50 % cada).

 

 

Uma coletânea de textos teóricos estará disponível em formato digital. Os textos objeto de análise serão enviados por Email antes da aula. Nenhum material será fornecido em papel

 

Referências bibliográficas

 

Authier-Revuz, J. (2011). «Alteridade, Dialogismo e Polifonia», Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 6-20.

Bhatia, V. (2012). «Professional written genres».  In Gee J. P. & Handford M. (ed), The Routledge handbook of discourse analysis. Londres :  Routledge. 239-251.

Boreus, C. & Bergstrom, G. (2017). Analyzing Text and Discourse. London: Sage.

dooley r, a & levinsohn s. h.  (2001). Analysing discourse. A manual of basic concepts. Dallas : SIL International

Fairclough, N. (2003) Analysing Discourse. Textual Analysis for Social Research. London: Routledge.

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/270695/mod_folder/content/0/ii.%20Norman_Fairclough_Analysing_discourse.pdf

Kövecses, Z. (2002). Metaphor: A practical introduction. New York: Oxford University Press.

Nisbet M. (2009). «Communicating Climate Change: Why Frames Matter for Public Engagement.» Environment 51 (2), 12-23.

Webber, B.. et al. (2019). The Penn Discourse Treebank 3.0 Annotation Manual.

https://catalog.ldc.upenn.edu/docs/LDC2019T05/PDTB3-Annotation-Manual.pdf