Sumários
Coerência
20 Setembro 2022, 08:00 • Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune
Working concepts
15 Setembro 2022, 15:30 • Amália Mendes
What is discourse?
O que é a análise do discurso
15 Setembro 2022, 08:00 • Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune
Introduction
13 Setembro 2022, 15:30 • Amália Mendes
1. Main topics of the course:
Texts will be made available on Moodle during the semester:
Apresentação do programa da disciplina
13 Setembro 2022, 08:00 • Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune
Programa
Objectivos
A
disciplina visa o desenvolvimento de uma compreensão fina de textos escritos a
partir da aquisição dos conceitos e instrumentos básicos de análise do
discurso, que permita :
-
a compreensão do funcionamento global dos textos (coesão e coerência);
-
a interpretação semântica como resultante da interação entre o texto e o
contexto.
-
a capacidade de reconhecer os géneros textuais a partir das suas
características formais e das condições de produção;
- a deteção de marcas formais da presença do enunciador e dos
destinatários no texto, e a compreensão da forma como essas marcas contribuem
para a construção da imagem dos mesmos
-
o cálculo da posição ideológica e argumentativa do enunciador, numa perspetiva
dialógica;
Conteúdos programáticos
I Noções
introdutórias
1) Discurso,
análise de discurso e gramática de texto
2) Coerência
textual e conteúdos implícitos
3) Relações
discursivas e marcadores discursivos
4) Sequências
textuais e géneros textuais
II Enunciação
e dialogismo
1) A
presença dos coenunciadores no texto :
a. modalidade
epistémica, apreciativa e deôntica
b. modalidade
autonímica e comentários metadiscursivos
c. leitor
modelo
2) Intertextualidade
e dialogismo
a. Dialogismo
interlocutivo e interdiscursivo
b. Representação
de outro discursos
III Representações
1) Framing
2) Metáfora
3) Argumentação
4) Ethos discursivo
Metodologias de ensino
As aulas alternam entre :
-
a apresentação de conceitos e a discussão de textos
teóricos;
-
a análise prática de textos pertencentes a alguns
géneros representativos;
Avaliação
A nota final é a média aritmética das notas de dois testes escritos (50 % cada).
Uma coletânea de textos teóricos estará
disponível em formato digital. Os textos objeto de análise serão enviados por Email
antes da aula. Nenhum material será fornecido em papel
Referências bibliográficas
Authier-Revuz, J. (2011). «Alteridade, Dialogismo e Polifonia», Letras de Hoje,
Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 6-20.
Bhatia, V. (2012).
«Professional written genres». In Gee
J. P. & Handford M. (ed), The Routledge handbook of discourse analysis.
Londres : Routledge. 239-251.
Boreus, C. &
Bergstrom, G. (2017). Analyzing Text and Discourse.
London: Sage.
dooley r, a & levinsohn s. h. (2001). Analysing
discourse. A manual of basic concepts. Dallas : SIL International
Fairclough, N.
(2003) Analysing Discourse. Textual Analysis for Social Research.
London: Routledge.
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/270695/mod_folder/content/0/ii.%20Norman_Fairclough_Analysing_discourse.pdf
Kövecses, Z. (2002). Metaphor: A practical introduction. New York: Oxford University Press.
Nisbet M. (2009). «Communicating
Climate Change: Why Frames Matter for Public Engagement.» Environment 51 (2), 12-23.
Webber, B.. et al. (2019). The Penn Discourse Treebank 3.0 Annotation
Manual.
https://catalog.ldc.upenn.edu/docs/LDC2019T05/PDTB3-Annotation-Manual.pdf