Apresentação da disciplinas
20 Setembro 2016, 08:00 • Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune
- Os testes foram marcados para 8 de Novembro e 13 de Dezembro
Objectivos
A disciplina visa o desenvolvimento de uma compreensão fina de textos escritos a partir da aquisição dos conceitos e instrumentos básicos de análise do discurso, que permita :
- a compreensão do funcionamento global dos textos (coesão e coerência);
- a capacidade de reconhecer os géneros textuais a partir das suas características formais e das condições de produção;
- a deteção de marcas formais da presença do enunciador e dos destinatários no texto, e a compreensão da forma como essas marcas contribuem para a construção da imagem dos mesmos (epistemicidade, evidencialidade, ethos discursivo, leitor-modelo);
- o cálculo da posição ideológica e argumentativa do enunciador, numa perspectiva dialógica;
- a interpretação semântica como resultante da interacção entre o texto e o contexto.
Conteúdos programáticos
1. Noções introdutórias
1.1 Texto, textualidade, coesão e coerência
1.2 O que se entende por discurso e por análise do discurso
1.3 As relações semânticas entre enunciado, co-texto e contexto
1.4 Sequências e géneros textuais
2. Algumas perspectivas sobre o discurso
2.1 Análise Crítica do Discurso
2.2 Abordagens enunciativas
2.3 Interdiscurso, dialogismo e circulação de discursos
2.4 Linguística de corpus
3. Ferramentas para a análise
3.1 Marcas subjectivas : modalidade epistémica, deôntica e axiológica; marcadores metadiscursivos
3.2 Marcadores discursivos lógicos e argumentativos, relações discursivas implícitas
3.3.Cadeias referenciais
3.4 Modos de representação: quadros conceptuais (frames), metáfora
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Procura-se proporcionar aos alunos um vasto leque de ferramentas para se tornarem progressivamente capazes de levar a cabo uma investigação autónoma na área da análise do discurso. Após une fase de introdução aos conceitos-chave da área e a uma variedade de abordagens possíveis do objecto de estudo, em que são focadas a sua relevância social e a transdisciplinaridade, são propostas ferramentas de análise linguística que ajudarão o aluno a saber analisar a estrutura conceptual de um texto e interpretar o mesmo através da localização fina de indícios textuais e da identificação de relações e significados implícitos.
Metodologias de ensino
As aulas alternam entre :
- a apresentação de conceitos e a discussão de textos teóricos;
- a análise prática de textos pertencentes a alguns géneros representativos;
- exercícios práticos realizados sobre corpora (caracterização lexical de marcadores discursivos com o uso de concordanciador, anotação de relações discursivas com um editor, seguindo o modelo do Penn Discourse Treebank).
Avaliação
A nota final é a média ponderada de um trabalho sobre corpus (20 %), e de dois testes escritos (40 % cada).
Colectânea de textos
Uma colectânea de textos estará disponível na reprografia vermelha.