Apresentação da disciplinas

20 Setembro 2016, 08:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune

- Os testes foram marcados para 8 de Novembro e 13 de Dezembro


Programa da disciplina

Objectivos

 

A disciplina visa o desenvolvimento de uma compreensão fina de textos escritos a partir da aquisição dos conceitos e instrumentos básicos de análise do discurso, que permita :

- a compreensão do funcionamento global dos textos (coesão e coerência);

- a capacidade de reconhecer os géneros textuais a partir das suas características formais e das condições de produção; 

- a deteção de marcas formais da presença do enunciador e dos destinatários no texto, e a compreensão da forma como essas marcas contribuem para a  construção da imagem dos mesmos (epistemicidade, evidencialidade, ethos discursivo, leitor-modelo);

- o cálculo da posição ideológica e argumentativa do enunciador, numa perspectiva dialógica;

- a interpretação semântica como resultante da interacção entre o texto e o contexto.

 

 

Conteúdos programáticos

1. Noções introdutórias

1.1 Texto, textualidade, coesão e coerência

1.2 O que se entende por discurso e por análise do discurso

1.3 As relações semânticas entre enunciado, co-texto e contexto

1.4 Sequências e géneros textuais

 

2. Algumas perspectivas sobre o discurso

2.1 Análise Crítica do Discurso

2.2 Abordagens enunciativas

2.3 Interdiscurso, dialogismo e circulação de discursos

2.4 Linguística de corpus

 

3. Ferramentas para a análise

3.1 Marcas subjectivas : modalidade epistémica, deôntica e axiológica; marcadores metadiscursivos 

3.2 Marcadores discursivos lógicos e argumentativos, relações discursivas implícitas

3.3.Cadeias referenciais

3.4 Modos de representação: quadros conceptuais (frames), metáfora

 

 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

 

Procura-se proporcionar aos alunos um vasto leque de ferramentas para se tornarem progressivamente capazes de levar a cabo uma investigação autónoma na área da análise do discurso. Após une fase de introdução aos conceitos-chave da área e a uma variedade de abordagens possíveis do objecto de estudo, em que são focadas a sua relevância social e a transdisciplinaridade, são propostas ferramentas de análise linguística que ajudarão o aluno a saber analisar a estrutura conceptual de um texto e interpretar o mesmo através da localização fina de indícios textuais e da identificação de relações e significados implícitos.

 

Metodologias de ensino

As aulas alternam entre :

-       a apresentação de conceitos e a discussão de textos teóricos;

-       a análise prática de textos pertencentes a alguns géneros representativos;

-      exercícios práticos realizados sobre corpora (caracterização lexical de marcadores discursivos com o uso de concordanciador, anotação de relações discursivas com um editor, seguindo o modelo do Penn Discourse Treebank).

 

Avaliação

 

A nota final é a média ponderada de um trabalho sobre corpus (20 %), e de dois testes  escritos (40 % cada).

 

 

Colectânea de textos

 

Uma colectânea de textos estará disponível na reprografia vermelha.