Sumários
28 Fevereiro 2017, 10:00
•
Amália Mendes
Paula letiva - Carnaval
28 Fevereiro 2017, 08:00
•
Rui Pedro Ribeiro Marques
Dia de Carnaval. A faculdade esteve encerrada.
23 Fevereiro 2017, 10:00
•
Amália Mendes
Tipologia textual, tendo em consideração:
- modo de produção (oral vs. escrito)
- género textual
- registo
Exemplos de textos prototípicos do modo de produção escrita (escrita académica) e modo de produção oral (conversa informal - oral não preparado).
Propriedades da interação oral: marcas de disfluências (hesitações, repetições, palavras e estruturas interrompidas, pausas preenchidas, bordões) como marcas de produção no eixo sintagmático e paradigmático.
Comparação de transcrições de oral informal e formal ao nível do léxico e da coesão estrutural.
Comparação e discussão de um resumo das propriedades mais significativas dos textos de acordo com o seu modo de produção.
***
Trabalho de casa para discussão na aula de quinta-feira dia 2 de março:
Tema: Comunicação mediada por computador (CMC)
1. Identifique os tipos de CMC que utiliza frequentemente e discuta se as suas propriedades estão de acordo com as dos textos de modo de produção escrita.
2. Categorize as mensagens de correio eletrónico que envia/recebe em subtipos de acordo com o registo, tipo de intervenientes, objetivos e propriedades linguísticas. Faça uma análise comparativa das suas propriedades textuais e discursivas.
23 Fevereiro 2017, 08:00
•
Rui Pedro Ribeiro Marques
Noções básicas: texto, discurso e contexto. Análise do Discurso e disciplinas académicas relacionadas. Componentes contextuais convocadas para a atribuição de sentido ao discurso.
21 Fevereiro 2017, 10:00
•
Amália Mendes
Parâmetros da textualidade:
- informatividade
- situacionalidade
- intertextualidade
Conceitos de intertextualidade, dialogismo (Bakhtin) ou polifonia enunciativa (Ducrot).
Discussão de alguns exemplos em textos:
Namoro/ Namoro II;
tweet de Merriam-Webster;
discurso político de Blair;
notícia do Público.