Sumários

Introduction to the course

23 Janeiro 2024, 11:00 Amália Mendes


Topics of the course:

Working concepts: discourse, text, context, co-text, knowledge
Theoretical Approaches to Discourse Analysis
Corpus Linguistics tools for Discourse Analysis
Discourse analysis and Genres
Subjectivity: evaluation and modality
Intertextuality, dialogism, enunciation
Implicit information
Cohesion and Coherence: Discourse Markers and Discourse Relations

Evaluation:

The final grade is the weighted average of:

•a short written paper (also discussed orally with the teacher) (35%)(mandatory);
•a final written test (55%) (mandatory); 
•Attendance and participation in classes (10%). 

Written paper

Groups of 2 to 3 members

Deadline to inform on the group members:  February, 8

Deadline to select texts to analyse: February, 20

Deadline to submit written paper: March, 21

Final written testApril, 30


Tutoring:

Tuesdays, 9h30-10h30, room C043

schedule by email to:

amaliamendes@letras.ulisboa.pt

Alternative day/time may be arranged.


Moodle:

Análise do Discurso - Inglês [23/24]
ADI [23/24]
https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=8837

Password: AD23-24-EN


Readings:

•Gee, James Paul and Michael Handford (2012) Introduction. In Gee, James Paul and Michael Handford (eds.) The Routledge Handbook of Discourse Analysis. Londres: Routledge, 1-6. (6pp) 
•van Dijk, Teun A. (1997) The Study of Discourse. In van Dijk, Teun A. (ed.) Discourse as structure and process: a multidisciplinary introduction. London: Sage Publications Ltd (inc). (34pp)
•Fairclough, Norman (2003) Modality and evaluation. In AnalysingDiscourse. Textual analysis for social research. Oxon: Routledge, 164-171; 244-247. (14pp)
•Dooley, Robert A. and Stephen H. Levinsohn, (2001) cap. 5: Coherence; cap.6:  Cohesion. In Analyzing Discourse: A Manual of Basic Concepts. SIL International, 10-17.
•(additional reading – not mandatory) van Dijk, Teun A. (2012) Discourse and knowledge. In Gee, James Paul and Michael Handford(eds.) The Routledge Handbook of Discourse Analysis. Londres: Routledge, 587-603. (17pp)

Apresentação do programa da disciplina

23 Janeiro 2024, 08:00 Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune


Data dos testes:

12/3 (3ª)
30/4 (3ª)

ANÁLISE DO DISCURSO

 

 (2023-24 TP4 S2/ Docente Pierre Lejeune)

 

Programa

 

Objectivos

 

A disciplina visa o desenvolvimento de uma compreensão fina de textos escritos a partir da aquisição dos conceitos e instrumentos básicos de análise do discurso, que permita :

- a compreensão do funcionamento global dos textos (coesão e coerência);

- a interpretação semântica como resultante da interação entre o texto e o contexto.

- a capacidade de reconhecer os géneros textuais a partir das suas características formais e das condições de produção; 

- a deteção de marcas formais da presença do enunciador e dos destinatários no texto, e a compreensão da forma como essas marcas contribuem para a  construção da imagem dos mesmos

- o cálculo da posição ideológica e argumentativa do enunciador, numa perspetiva dialógica;

 

Conteúdos programáticos

I               Noções introdutórias

1)            Discurso, análise de discurso e gramática de texto

2)            Coerência textual e conteúdos implícitos

3)            Relações discursivas e marcadores discursivos

4)            Sequências textuais e géneros textuais

 

II              Enunciação e dialogismo

1)            A presença dos coenunciadores no texto :

a.             modalidade epistémica, apreciativa e deôntica

b.            modalidade autonímica e comentários metadiscursivos

c.             leitor modelo

 

2)            Intertextualidade e dialogismo

a.             Dialogismo interlocutivo e interdiscursivo

b.            Representação de outro discursos

 

III             Representações

1)            Framing

2)            Metáfora

3)            Argumentação

4)            Ethos discursivo

 

 

 

 

Metodologias de ensino

As aulas alternam entre :

-       a apresentação de conceitos e a discussão de textos teóricos;

-       a análise prática de textos pertencentes a alguns géneros representativos;

       

 

Avaliação

 

A nota final é a média aritmética das notas de dois testes  escritos  (50 % cada).

 

 

Uma coletânea de textos teóricos estará disponível em formato digital. Os textos objeto de análise serão enviados por Email antes da aula. Nenhum material será fornecido em papel

 

Referências bibliográficas

 

Authier-Revuz, J. (2011). «Alteridade, Dialogismo e Polifonia», Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 6-20.

Bhatia, V. (2012). «Professional written genres».  In Gee J. P. & Handford M. (ed), The Routledge handbook of discourse analysis. Londres :  Routledge. 239-251.

Boreus, C. & Bergstrom, G. (2017). Analyzing Text and Discourse. London: Sage.

dooley r, a & levinsohn s. h.  (2001). Analysing discourse. A manual of basic concepts. Dallas : SIL International.

ECO, Umberto (1986).  Lector in fabula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos, cap. 3 O «Leitor Modelo,» Trad. Attilio Cancian. São Paulo: Perspectiva.

Fairclough, N. (2003) Analysing Discourse. Textual Analysis for Social Research. London: Routledge.

Kövecses, Z. (2002). Metaphor: A practical introduction. New York: Oxford University Press.

LOPES, A. C. M. (2005). «Texto e coerência». Revista Portuguesa de Humanidades 9:1/2, p. 13-33

Nisbet M. (2009). «Communicating Climate Change: Why Frames Matter for Public Engagement.» Environment 51 (2), 12-23.

Webber, B.. et al. (2019). The Penn Discourse Treebank 3.0 Annotation Manual.

https://catalog.ldc.upenn.edu/docs/LDC2019T05/PDTB3-Annotation-Manual.pdf