Sumários
Introduction to the course
23 Janeiro 2024, 11:00 • Amália Mendes
Topics of the course:
The final grade is the weighted average of:
Written paper
Groups of 2 to 3 members
Deadline to inform on the group members: February, 8
Deadline to select texts to analyse: February, 20
Deadline to submit written paper: March, 21
Final written test: April, 30
Tutoring:
Tuesdays, 9h30-10h30, room C043
schedule by email to:
amaliamendes@letras.ulisboa.pt
Alternative day/time may be arranged.
Moodle:
Análise do Discurso - Inglês [23/24]
ADI [23/24]
https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=8837
Password: AD23-24-EN
Readings:
Apresentação do programa da disciplina
23 Janeiro 2024, 08:00 • Pierre Marie Bernard Ghislain Lejeune
Data dos testes:
ANÁLISE
DO DISCURSO
(2023-24 TP4 S2/ Docente Pierre
Lejeune)
Programa
Objectivos
A
disciplina visa o desenvolvimento de uma compreensão fina de textos escritos a
partir da aquisição dos conceitos e instrumentos básicos de análise do
discurso, que permita :
-
a compreensão do funcionamento global dos textos (coesão e coerência);
-
a interpretação semântica como resultante da interação entre o texto e o
contexto.
-
a capacidade de reconhecer os géneros textuais a partir das suas
características formais e das condições de produção;
- a deteção de marcas formais da presença do enunciador e dos
destinatários no texto, e a compreensão da forma como essas marcas contribuem
para a construção da imagem dos mesmos
-
o cálculo da posição ideológica e argumentativa do enunciador, numa perspetiva
dialógica;
Conteúdos programáticos
I Noções
introdutórias
1) Discurso,
análise de discurso e gramática de texto
2) Coerência
textual e conteúdos implícitos
3) Relações
discursivas e marcadores discursivos
4) Sequências
textuais e géneros textuais
II Enunciação
e dialogismo
1) A
presença dos coenunciadores no texto :
a. modalidade
epistémica, apreciativa e deôntica
b. modalidade
autonímica e comentários metadiscursivos
c. leitor
modelo
2) Intertextualidade
e dialogismo
a. Dialogismo
interlocutivo e interdiscursivo
b. Representação
de outro discursos
III Representações
1) Framing
2) Metáfora
3) Argumentação
4) Ethos discursivo
Metodologias de ensino
As aulas alternam entre :
-
a apresentação de conceitos e a discussão de textos
teóricos;
-
a análise prática de textos pertencentes a alguns
géneros representativos;
Avaliação
A nota final é a média aritmética das notas de dois testes escritos (50 % cada).
Uma coletânea de textos teóricos estará
disponível em formato digital. Os textos objeto de análise serão enviados por Email
antes da aula. Nenhum material será fornecido em papel
Referências bibliográficas
Authier-Revuz, J. (2011). «Alteridade, Dialogismo e Polifonia», Letras de Hoje,
Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 6-20.
Bhatia, V. (2012). «Professional written genres».
In Gee J. P. & Handford
M. (ed), The Routledge handbook of
discourse analysis. Londres :
Routledge. 239-251.
Boreus, C. &
Bergstrom, G. (2017). Analyzing Text and Discourse.
London: Sage.
dooley r, a & levinsohn s. h. (2001). Analysing
discourse. A manual of basic concepts. Dallas : SIL International.
ECO, Umberto (1986). Lector
in fabula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos, cap. 3 O
«Leitor Modelo,» Trad. Attilio Cancian. São Paulo: Perspectiva.
Fairclough, N.
(2003) Analysing Discourse. Textual Analysis for Social Research.
London: Routledge.
Kövecses, Z. (2002). Metaphor: A practical introduction. New York: Oxford University Press.
LOPES, A. C. M. (2005). «Texto e coerência». Revista Portuguesa de Humanidades 9:1/2,
p. 13-33
Nisbet M. (2009). «Communicating
Climate Change: Why Frames Matter for Public Engagement.» Environment 51 (2), 12-23.
Webber, B.. et al. (2019). The Penn Discourse Treebank 3.0 Annotation
Manual.
https://catalog.ldc.upenn.edu/docs/LDC2019T05/PDTB3-Annotation-Manual.pdf