Sumários

Período crítico e aquisição de L2

6 Março 2018, 10:00 Ana Lúcia Santos


Discussão de Jonhson & Newport (1989): o período crítico na aquisição de uma L2.
Sistematização de diferentes perspetivas sobre bilinguismo, a partir de Butler & Hakuta (2004). Destacaram-se as seguintes noções:

a.     Balanced vs. dominant (unbalanced)  (equilibrado vs. não equilibrado / com língua dominante);

b.     Early vs. late (precoce vs. tardio);

c.     Simultaneous vs. sequential (simultâneo vs. sequencial / sucessivo).


Bilinguismo e aquisição de L2

1 Março 2018, 10:00 Ana Lúcia Santos

Continuação dos trabalhos desenvolvidos na aula anterior.


Bilnguismo e aquisição de L2

27 Fevereiro 2018, 10:00 Ana Lúcia Santos

Bilinguismo e aquisição de L2

1. Língua não materna 

a. L2, L3, Ln;

b. L2 na infância vs. L2 na idade adulta;

c. língua segunda vs. língua estrangeira.

2. Bilinguismo

a. Diferentes definições de bilinguismo;

b. A questão da idade de primeira exposição e da quantidade de exposição à língua na definição das situações de bilinguismo: bilinguismo simultâneo e sucessivo; bilinguismo equilibrado ou com língua dominante;

c. O bilinguismo nos casos de aquisição de uma língua de herança.


Modelos teóricos sobre aquisição de uma língua natural

22 Fevereiro 2018, 10:00 Ana Lúcia Santos

 1. Alguns factos sobre a aquisição de uma língua natural: observação de dados.


 2. Modelos teóricos clássicos:  
a. behaviorismo;   
b. construtivismo;  
c. inatismo.

3. O debate atual: a abordagem inatista vs. a abordagem usage-based.

Comentário a excertos do debate entre Piaget e Chomsky editados em Piattelli-Palmarini (1980).

Nota: A pedido dos alunos, o teste final foi recalendarizado: terá lugar a 12 de junho das 10h às 12h.


Apresentação do programa e elementos de avaliação.

20 Fevereiro 2018, 10:00 Ana Lúcia Santos

Apresentação do programa (objetivos, conteúdos, bibliografia) e dos diferentes elementos de avaliação a considerar.


Calendarização dos exercícios escritos individuais presenciais:
. 10 de abril de 2018, 10-12h (30%);
. 7 de junho de 2018, 10-12h (40%);
. pequenos exercícios (leituras orientadas, análise de dados), a calendarizar ao longo do semestre, de acordo com o andamento dos trabalhos (30%).

Realização de um exercício individual de diagnóstico.