Sumários
Período crítico e aquisição de L2
6 Março 2018, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Discussão de Jonhson & Newport (1989): o período crítico na aquisição de uma L2.
Sistematização de diferentes perspetivas sobre bilinguismo, a partir de Butler & Hakuta (2004). Destacaram-se as seguintes noções:
a. Balanced vs. dominant (unbalanced) (equilibrado vs. não equilibrado / com língua dominante);
b. Early vs. late (precoce vs. tardio);
c. Simultaneous vs. sequential (simultâneo vs. sequencial / sucessivo).
Bilinguismo e aquisição de L2
1 Março 2018, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Continuação dos trabalhos desenvolvidos na aula anterior.
Bilnguismo e aquisição de L2
27 Fevereiro 2018, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Bilinguismo e aquisição de L2
1. Língua não materna
a. L2, L3, Ln;
b. L2 na infância vs. L2 na idade adulta;
c. língua segunda vs. língua estrangeira.
2. Bilinguismo
a. Diferentes definições de bilinguismo;
b. A questão da idade de primeira exposição e da quantidade de exposição à língua na definição das situações de bilinguismo: bilinguismo simultâneo e sucessivo; bilinguismo equilibrado ou com língua dominante;
c. O bilinguismo nos casos de aquisição de uma língua de herança.
Modelos teóricos sobre aquisição de uma língua natural
22 Fevereiro 2018, 10:00 • Ana Lúcia Santos
1. Alguns factos sobre a aquisição de uma língua natural: observação de dados.
2. Modelos teóricos clássicos:
3. O debate atual: a abordagem inatista vs. a abordagem usage-based.
Comentário a excertos do debate entre Piaget e Chomsky editados em Piattelli-Palmarini (1980).
Nota: A pedido dos alunos, o teste final foi recalendarizado: terá lugar a 12 de junho das 10h às 12h.
Apresentação do programa e elementos de avaliação.
20 Fevereiro 2018, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Apresentação do programa (objetivos, conteúdos, bibliografia) e dos diferentes elementos de avaliação a considerar.