Sumários
22 Fevereiro 2019, 14:00
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Maria João dos Reis de Freitas
Aspetos do desenvolvimento fonológico infantil:
1. Estádios iniciais: o efeito do acento, do ritmo (trocaico/jâmbico) e da posição na palavra.
2. O caso da Coda fricativa.
3. O caso dos preenchedores prosódicos.
4. Os conceitos de aquisição categórica e aquisição gradual.
5. Observação da
checklist sobre aquisição fonológica à entrada na escola em Gonçalves e colegas (2011).
20 Fevereiro 2019, 14:00
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Maria João dos Reis de Freitas
A. Aspetos do desenvolvimento fonológico infantil:
1. idade global de estabilização no panorama do desenvolvimento linguístico;
2. tendências universais (ponto de articulação; modo de articulação; vozeamento);
3. dados de referência para o PE;
4. disponibilização de dados médios de referência, variação individual e impacto das metodologias de recolha e transcrição adotadas.
5. variáveis fonológicas para a avaliação fonológica da criança (segmentos; constituintes silábicos, acento de palavra, palavra prosódica (extensão de palavra; posição na palavra));
6. interfaces no desenvolvimento fonológico: relações entre prosódia (sílaba, palavra prosódica) e segmentos.
B. Entrega de ficha com exercícios, para corrigir em aula.
15 Fevereiro 2019, 14:00
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Maria João dos Reis de Freitas
Perceção e produção no 1º ano de vida:
1. O efeito da prosódia;
2. Discriminação percetiva, produção e aquisição;
3. Desenvolvimento anatómico no caminho para a produção de fala;
4. A hipótese da discriminação com base no ritmo (Mehler e colegas, anos 80);
5. A hipótese da reorganização funcional (Werker & Tees, anos 80);
6. Vogais e consoantes: assimetrias no primeiro ano de vida.
7.
Child Directed Speech: que impacto na aquisição? (cf. dados de van de Weijer, 2001)
PS: revisão de conceitos fonéticos e fonológicos necessários para acompanhar as aulas sobre aquisição da fonologia.
13 Fevereiro 2019, 14:00
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Maria João dos Reis de Freitas
A. Metodologias em aquisição da fonologia:
1. Trabalhos com diferentes metodologias (longitudinais/transversais; espontâneos/experimentais) para a aquisição fonológica típica do PE.
2. Investigação sobre aquisição atípica do PE.
3. Kuhl (2004): organização temporal da aquisição no primeiro ano de vida (texto para consulta disponível em aula).
B. Escolha de artigos científicos para apresentação oral em aulas de março.
8 Fevereiro 2019, 14:00
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Maria João dos Reis de Freitas
Aquisição de língua não materna (conferencista convidado - Chao Zhou, doutorando da FLUL):
(i) questões gerais de investigação;
(ii) modelos de investigação;
(iii) o caso da aquisição das líquidas por chineses (Zhou 2017).