Sumários
Aquisição de pronomes clíticos em português L1 e L2
16 Maio 2016, 14:00 • Ana Lúcia Santos
Alguns dados sobre aquisição de L1 (dados observáveis
em frases simples):
- dados sobre a aquisição de interrogativas
parciais;
- (breves) notas sobre a aquisição de passivas;
O caso da aquisição de pronomes clíticos em português L1 e L2:
- aquisição da colocação de pronomes clíticos em português L1 - dados de produção espontânea;
- aquisição de pronomes clíticos em português L2: dados de produção provocada e juízo de gramaticalidade (factos convergentes com o percurso de aquisição de uma L1; efeitos da L1 dos falantes na aquisição de uma L2).
Alguns dados sobre as primeiras combinações de palavras na aquisição de L1
11 Maio 2016, 14:00 • Ana Lúcia Santos
Alguns dados sobre as primeiras combinações de palavras na aquisição de L1 (numa perspetiva descritiva)
Dados observáveis em produções espontâneas de crianças até aos 3;0:
- MLU e MLUw;
Discussão dos resultados da análise de dados (aula anterior)
9 Maio 2016, 14:00 • Ana Lúcia Santos
Discussão dos resultados da análise de dados desenvolvida na última aula:
- observação de dados de aquisição do português L2;
Vantagens e desvantagens dos estudos de produção espontânea, no caso da aquisição da sintaxe.
Exercício de observação de dados de corpora
4 Maio 2016, 14:00 • Ana Lúcia Santos
Exercício de observação de dados de dois corpora, desenvolvidos no CLUL (ANAGRAMA):
a) Corpus COPLE2, constituído por dados de escrita de falantes de português L2;b) Corpus SANTOS, disponível na base de dados CHILDES e consttuído por transcrições de interação oral adulto-criança (três crianças, dados que cobrem um período entre 1;6 e cerca dos 4;00)
Trabalho prático: (i) observação da organização dos corpora; (ii) observação do tipo de etiquetagem disponibilizada; (iii) primeiro comentário a excertos selecionados dos dados; (iv) experiência de extração automática do MLUw; (v) experiência de extração automática de frequência e contextos da forma "que" nos dados de uma criança.
Efeitos de idade na aquisição de uma L2; diferentes noções de bilinguismo
2 Maio 2016, 14:00 • Ana Lúcia Santos
Efeitos de idade na aquisição de uma L2;
Bilinguismo: . diferentes definições; . diferentes situações (bilinguismo simultâneo vs. sucessivo; equilibrado vs. não equilibrado; precoce vs. tardio)
Butler, Y. G. & K. Hakuta (2004) “Bilingualism and second language acquisition”. T. K. Bhatia & W. C. Ritchie (eds.) The Handbook of Bilingualism. Malden, MA, Oxford, Victoria: Blackwell Publishing. [Bib. FLUL]
Johnson, J. S. & E. L. Newport (1989) Critical period effects in second-language learning: the influence of maturational state on the acquisition of English as a second language. Cognitive Psychology, 21: 60-99. [dropbox]
Saville-Troike, M. (2006) Introducing Second Language Acquisition. Cambridge: Cambridge University Press. [Caps. 1 e 2] [Bib. FLUL]
Schwartz, B. D. (2004) “Why Child L2 Acquisition?” In J. Van Kampen & S. Baauw (eds.) Proceedings of GALA 2003. Utrecht: LOT. [dropbox]