Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras

Departamento de Linguística Geral e Românica

Docente: Maria João Freitas

 

Aquisição e desenvolvimento linguísticos

Aquisição e desenvolvimento de língua não materna 

 

 

Ano Letivo de 2021/2022

Objetivos:

(i)                 fornecer informação sobre como se processa a aquisição de uma língua, distinguindo os processos de aquisição de L1 e de L2;

(ii)               refletir sobre o efeito das propriedades universais e das propriedades específicas das línguas durante este percurso, através da referência a dados de aquisição de várias línguas;

(iii)              compreender as aplicações do conhecimento adquirido neste domínio;

(iv)              promover a capacidade de refletir sobre conjuntos de dados relativos à aquisição do português europeu.  

 

Conteúdos Programáticos

1. Definição de língua materna e de língua não materna: diferentes situações de aquisição e diferentes fatores envolvidos

2. Aquisição e desenvolvimento linguísticos em L1

2.1. Modelos e questões de investigação

2.2. Procedimentos metodológicos: recolhas de produção espontânea e metodologias experimentais

2.3. Unidades e processos linguísticos na aquisição e desenvolvimento de L1

2.3.1. aspetos fonológicos

2.3.2. aspetos morfológicos

2.3.3. aspetos sintáticos 

2.3.4. aspetos lexicais

2.4. Desenvolvimento linguístico em L1 e ordens de aquisição

2.4.1. escalas de desenvolvimento linguístico

2.4.2. aquisições precoces e aquisições tardias

2.5. Relações entre desenvolvimento linguístico, consciência linguística e explicitação de conhecimento linguístico

2.6. Aplicações do conhecimento sobre aquisição e desenvolvimento de L1: Linguística Educacional e Linguística Clínica

 3. Aquisição e desenvolvimento linguísticos em contexto multilingue

3.1. Modelos e questões de investigação

3.2. Multilinguismo e desenvolvimento linguístico infantil

3.3. O desenvolvimento do conhecimento linguístico em (português) língua não materna

 

Avaliação:           (i) 1 exercício escrito presencial (70%)

(ii) leituras orientadas, exercícios de análise de dados e participação nas aulas (30%)

 Atendimento: 2 horas por semana, com marcação prévia.

 

Bibliografia

(outras publicações serão divulgadas durante o semestre)

Ball, M., M. Perkins, N. Muller & S. Howard (org.s) (2008). The Handbook of Clinical Linguistics. Cambridge: Blackwell.

Bhatia, K. T. & W. C. Ritchie (org.s). The Handbook of Bilingualism. Oxford: Blackwell.

Bavin, E. (org.) (2009). The Cambridge Handbook on Child Language. Cambridge: Cambridge University Press.

Behrens, Heike (2008) Corpora in Language Acquisition Research. History, Methods, Perspectives. Amsterdam, Philadelphia: John Benjamins Publishing Company.

Blom, E. & S. Unsworth (2010) Experimental Methods in Language Acquisition Research. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins.

Costa, João & Ana Lúcia Santos (2003) A Falar como os Bebés. O Desenvolvimento Linguístico das Crianças. Lisboa: Ed. Caminho.

Costa, J. M. J. Freitas & A. Gonçalves (2016) Linguística Clínica: Alguns dados sobre o Português. In A. M. Martins & E. Carrilho (org.s) Manual de Linguística Portuguesa. Berlin, Boston: MRL Series, Mouton de Gruyter, pp. 278-307.

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Ferreira-Gonçalves & M. J. Freitas (2016) Acquisition of Phonology. In L. Wetzels, S. Menuzzi & J. Costa (org.s) The Handbook of Portuguese Linguistics. UK: Wiley Blackwell.

Freitas, M. J. & A. L. Santos (eds.) (2017). Aquisição de Língua Materna e Não Materna. Questões Gerais e Dados do Português. Berlin: Textbooks in Language Sciences. Language Science Press.

            DESCARREGAR A PARTIR DE: https://langsci-press.org/catalog/book/160

Guasti, Maria Teresa (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, London: MIT Press.

Ingram, David (1989) First Language Acquisition. Method, Description and Explanation. Cambridge: Cambridge University Press.

Kuhl, P. (2004) Early language acquisition. Cracking the speech sound. Nature, volume 5, pp. 831-843.

Lazzarotto‑Volcão, C. & Freitas, M.J. (org.s) (2018). Estudos em Fonética e Fonologia Coletânea em Homenagem a Carmen Matzenauer. Curitiba: Editora CRV.

Sim-Sim, Inês (2018) Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.

White, Lydia (2003) Second language acquisition and Universal Grammar. Cambridge: Cambridge University Press.