Sumários

Aquisição de aspetos morfofonológicos e morfossintáticos:

24 Março 2023, 11:00 Maria João dos Reis de Freitas


Aquisição de aspetos morfofonológicos e morfossintáticos:

(i) aquisição da coda fricativa em contexto lexical e em contexto flexional (marvador de número);
(ii) contraste entre a aquisição de plurais regulares e de plurais irregulares;
(iii) a aquisição do ditongo -ão em diferentes classes de palavras (N, V, Adv);
(iv) emergência precoce e aquisição tardia da estrutura dos grupos nominal, verbal, adjetival e preposicional;
(v) ordem de emergência das pessoas verbais.

NB1: Leitura para dia 29 de março: Gonçalves et al (2011) O Conhecimento da Língua: Percursos de Desenvolvimento. Lisboa: ME/DGE (disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/conhec_lingua.pdf).

NB2: Apresentações orais nos dias 5 e 10 de maio (Ana Moreira: 3 de maio).

Prova de avaliação presencial escrita

22 Março 2023, 11:00 Maria João dos Reis de Freitas


Prova de avaliação presencial escrita.

Interface Fonologia - Morfologia

17 Março 2023, 11:00 Maria João dos Reis de Freitas


1. Correção do QUEST 6, sobre o Miranda & Veloso (2017).

2. Comentários ao artigo do NY Times disponível em https://www.almendron.com/tribuna/the-false-promise-of-chatgpt/, com foco nos modelos de aquisição nas línguas naturais e nos sistemas de aprendizagem automática.

3. Interface Fonologia - Morfologia: o caso dos ditongos nasais no plural e o "efeito de frequência" versus o "efeito gramatical na aquisição".

Consciência Linguística e aprendizagem da leitura e da escrita

15 Março 2023, 11:00 Maria João dos Reis de Freitas


Consciência Linguística e aprendizagem da leitura e da escrita: apresentação dos recursos digitais disponíveis em https://redge.dge.mec.pt/ilha/ (apresentação feita pela Mestre Jéssica Gomes).

Consciência fonológica

10 Março 2023, 11:00 Maria João dos Reis de Freitas


Consciência fonológica (CF):

(i) definição do conceito;
(ii) unidades fonológicas e tipos de CF (palavra, sílaba, constituinte silábico, segmento);
(iii) ordens de estabilização dos 4 tipos de CF;
(iv) relações entre aquisição fonológica e CF;
(v) CF para a promoção da aprendizagem da leitura e da escrita.