Sumários

Desenvolvimento fonológico (L1)

22 Março 2018, 10:00 Ana Lúcia Santos

Sistematização das conclusões construídas a partir da observação de dados de produção espontânea na aula anterior.
Dados sobre desenvolvimento silábico: emergência e estabilização de diferentes constituintes silábicos em interação com a emergência de diferentes classes de consoantes definidas quanto ao modo de articulação.
Observação pontual do contraste labial e coronal vs. dorsal, no que diz respeito ao ponto de articulação.


Observação de corpora

20 Março 2018, 10:00 Ana Lúcia Santos

Trabalho prático de observação de vários corpora:

. Corpus CCF (L1), desenhado para trabalho em aquisição da Fonologia (observação de primeiras produções quanto a formatos silábicos e modo de articulação de consoantes);
. Corpus Santos (L1), desenhado para trabalho em Sintaxe (exploração de MLUw, comparação de pontos de desenvolvimento diferentes quanto ao leque de classes de palavras disponível e à emergência de algumas estruturas complexas); 
. Corpus COPLE2 (L2), para trabalho sobre escrita.  



Metodologias experimentais para o estudo da aquisição de línguas

15 Março 2018, 10:00 Ana Lúcia Santos

Metodologias experimentais para recolha de dados de produção, compreensão e juízo de gramaticalidade, usadas com crianças (L1 e L2) e adultos (L2). Observação de vários exemplos, avaliação de limitações de alguns tipos de metodologia.


Metodologias de trabalho em aquisição das línguas

13 Março 2018, 10:00 Ana Lúcia Santos

Correção do exercício 2 (conclusão), sobre vários conceitos associados à aquisição de línguas e caracterização de perfis de falantes.
Metodologias de trabalho em aquisição das línguas:

- recolhas naturalistas de produção espontânea vs. estudos experimentais;
- estudos longitudinais, transversais e longitudinais-transversais.


Aquisição e erosão

8 Março 2018, 10:00 Ana Lúcia Santos

"Language attrition" (erosão), exposição à língua e período crítico.