Sumários

Conclusão do trabalho realizado nas sessões anteriores

25 Fevereiro 2022, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

Conclusão do trabalho realizado nas sessões anteriores:

1. Correção do exercício escrito de avaliação.
2. Esclarecimento de dúvidas sobre os assuntos trabalhados nas sessões anteriores.


Noções básicas de aquisição em L1, L2 e 2L1

18 Fevereiro 2022, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

1. Noções básicas de aquisição em L1, L2 e 2L1 - exploração dos capítulos de Freitas & Santos (2017):

Capítulo 13 (Madeira): aquisição de L2/LE.
Capítulo 18 (Miranda & Veloso): cosnciência fonológica.

2. Exercício escrito de avaliação: aquisição fonológica.





Noções básicas de aquisição em L1, L2 e 2L1

11 Fevereiro 2022, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

 Noções básicas de aquisição em L1, L2 e 2L1 - exploração dos capítulos de Freitas & Santos (2017):

Capítulo 2 (Frota & Name): perceção em L1.
Capítulo 5 (Santos): acento e palavra prosódica.
Capítulo 12 (Almeida & Flores): Bilinguismo.

Apresentação do artigo:
Flores & Pfeifer (2014) O conceito "Língua de Herança" na perspetiva da Linguística e da Didática de Línguas : considerações pluridisciplinares em torno do perfil linguístico das crianças lusodescendentes na Alemanha, disponível em: https://www.rcaap.pt/detail.jsp?id=oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30450


Noções básicas em aquisição de L1, L2 e 2L1

4 Fevereiro 2022, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

Noções básicas em aquisição de L1, L2 e 2L1 - exploração dos capítulos de Freitas & Santos (2017):

Capítulo 1 (Sim-Sim): modelos teóricos em aquisição de Língua Materna.
Capítulo 3 (Matzenauer & Costa): aquisição segmental.
Capítulo 4 (Freitas): aquisição silábica.
Capítulo 15 (Lousada, Alves & Freitas): Avaliação linguística em contextos típico e atípico.



Apresentação da UC

28 Janeiro 2022, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

1. Apresentação da UC: conteúdos programáticos e metodologia de avaliação.

2. Programação das próximas sessões (4 e 11 de fevereiro), ocupadas com apresentações, pelos mestrandos, de vários capítulos de livros sobre aquisição da fonologia em contextos monolingue e multilingue.