Sumários
Experiências, porquê?
12 Fevereiro 2025, 15:30 • Sónia Frota
Agendamento das provas de avaliação: apresentação dos trabalhos a 19 e 21 Maio; teste escrito a 28 de Maio.
Como fazer investigação experimental: perguntas e respostas. Investigação experimental em aquisição: percepção e produção; métodos comportamentais e não comportamentais.
Exibição do vídeo TED Talks: Patricia Kuhl (2010) The linguistic genius of babies. Comentário dos vídeos disponibilizados na página de internet da disciplina (em destaques).
Estudar a linguagem infantil
10 Fevereiro 2025, 15:30 • Sónia Frota
Apresentação individual dos alunos e das suas áreas de interesse. A página web com recursos para a UC (http://Labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/AELI/aeli_online_2023.htm) e a plataforma Moodle.
Apresentação do programa, bibliografia e objectivos da disciplina, bem como das metodologias de ensino e critérios de avaliação (trabalhos realizados em aula 10%; apresentação de um modelo experimental para o estudo de uma pergunta de investigação ou discussão de artigo 40%; teste individual 50%).
O desenvolvimento da linguagem nos 2 primeiros anos de vida: percepção e produção.
Leituras: Kuhl (2004); Friederici (2005); Gerken & Aslin (2005)