Sumários

Ainda o olhar: O eye-tracking no estudo da percepção infantil. A tarefa de apontar. / Still looking: Eye-tracking in the study of infant perception. The pointing task

25 Fevereiro 2019, 14:00 Sónia Frota

O registo do movimento dos olhos (ET) no estudo da percepção infantil. Factos sobre o olhar dos bebés. Aplicações da utilização do eye-tracking em estudos de cognição e de desenvolvimento da linguagem. Exemplos: percepção e interpretação de informação sonora na aprendizagem inicial de palavras; flexão verbal e identificação do sujeito.

A tarefa de apontar: procedimento, sujeitos, tipos de questões de investigação.  Aplicação em estudos de aprendizagem de novas palavras de diferentes categorias morfossintácticas e sua relação com a estrutura sintáctica.

Using eye-tracking to study infant perception. Infant eye gaze. Applications in the field of language development.

The pointing task: research questions, participants, procedure. Studying word learning and the relation between the category of words and syntax.

Leituras/References: François et al. (2010); Brandt-Kobele & Höhle (2010); Frota et al. (2012); Bernal et al. 2007; Barrière et al. 2011.


O Olhar no estudo da percepção infantil /Looking while listening

18 Fevereiro 2019, 14:00 Sónia Frota

O método da latência da orientação visual. Fixação visual. Familiarização e habituação. O procedimento ‘switch’.  Aplicação em estudos de discriminação (padrões sonoros, línguas) e de aprendizagem inicial de palavras. Linguagem visual e discriminação perceptiva para além da linguagem.

Visita ao Lisbon Baby Lab.

Journal club: Leitura e discussão do artigo de Werker & Tees (1984/2002) – reorganização perceptiva no 1º ano de vida –, de Weikum et al. (2007) – discriminação visual entre línguas e reorganização perceptiva no 1º ano de vida, o contributo da dimensão visual da linguagem – e de Curtin (2009) – aprendizagem inicial de palavras.

Leituras: Werker & Fennell (2004); Weikum et al. (2007); Curtin (2009); Frota et al. (2014)

The orientation latency procedure. Visual fixation. Familiarization and habituation. The switch task. The use of these methods in discrimination and early word learning studies. Visual language discrimination and discrimination abilities beyond language.

Visit to the Lisbon Baby Lab.

Journal club: Discussion of Werker & Tees (1984/2002), Weikum et al. (2007), and Curtin (2009).

Readings: Werker & Fennell (2004); Weikum et al. (2007); Curtin (2009); Frota et al. (2014)


Movimento da cabeça e o olhar no estudo da percepção infantil / Head turn and looking methods in the study of infant perception

11 Fevereiro 2019, 14:00 Sónia Frota

Journal club: Leitura e discussão do artigo de Nazzi et al. (1998).

Métodos comportamentais no estudo da percepção infantil. O paradigma experimental do Movimento Preferencial da Cabeça (HPP). Porquê? Com quem? Para quê? A versão condicionada do HPP. Diferenças, vantagens, desvantagens. Exibição de vídeos demonstrativos.

Introdução ao Olhar no estudo da percepção infantil. O Olhar Preferencial.

Leituras: Nelson, D. & P. Jusczyk (1995); Werker et al. (1997); Werker & Tees (1984/2002); Skoruppa et al (2009); Gout et al. (2002)

Journal club: Discussion of Nazzi et al. (1998).

Studying language perception by infants: Behavioural methods. The Head Turn Preference Procedure. The conditioned head turn procedure. Differences, advantages, disadvantages. Illustrative vídeos.

Readings: Nelson, D. & P. Jusczyk (1995); Werker et al. (1997); Werker & Tees (1984/2002); Skoruppa et al (2009); Gout et al. (2002)


Experiências, porquê? A sucção não nutritiva

4 Fevereiro 2019, 14:00 Sónia Frota

Como fazer investigação experimental: perguntas e respostas. Investigação experimental em aquisição: percepção e produção; métodos comportamentais e não comportamentais. Métodos comportamentais no estudo da percepção infantil. 

O paradigma experimental da Sucção Não Nutritiva: Porquê? Com quem? Para quê? Exibição de vídeo demonstrativo.

Datas importantes: Apresentação dos trabalhos – 29 Abril; Teste escrito – 6 Maio.

 

Leituras: Eddington (2009): Cap.1; Johnson & Zamuner (2010); McCardle, Colombo & Freund (2009): pp. 1-12; Jusczyk (1997: 233-238); Eimas et al. (1971); Nazzi et al. (1998)


Estudar a linguagem infantil

28 Janeiro 2019, 14:00 Sónia Frota

Apresentação individual dos alunos e das suas áreas de interesse. A página web da UC:  http://Labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/AELI/aeli_online_2019.htm.

Apresentação do programa, bibliografia e objectivos da disciplina, bem como das metodologias de ensino e critérios de avaliação (trabalhos realizados em aula 10%; apresentação de um modelo experimental para o estudo de uma pergunta de investigação ou discussão de artigo 40%; teste individual 50%).

O desenvolvimento da linguagem nos 2 primeiros anos de vida: percepção e produção.

Exibição do vídeo TED Talks: Patricia Kuhl (2010) The linguistic genius of babies.

Leituras: Kuhl (2004); Friederici (2005); Gerken & Aslin (2005)