O Terror "gore"do novo milénio: "Dream Home" de Pang Ho-cheung (2010)
6 Novembro 2019, 14:00 • Fernando Guerreiro
1. do Fantástico espectral (de "fantasmas") a um Fantástico (Terror) "material":
1.1. um Terror local: popular, extremo,, de "pessoas Comuns";
1.2. e global: o "pan-Asian-horror" (no quadro da" globalização" do cinema: "hollywoodificação do cinema asiático"/ "asianificação" do cinema de hollywood");
2. "Dream Home" de Pang Ho-cheung (2010)
2.1. um "horror local": um"social satirical slasher movie";
2.2. Uma "história real"?, em que sentido? Datação interna do filme (30/10/2007): a crise financeira do "subprime" e 2007/8;
2.3 o problema da "(re)territorialização" numa realidade (a de Hong Kong como "para-site" (Ackbar Abbas))) flutuante e em constante mutação: a necessidade de "fixar" o Sujeito e o real - dupla obsessão de Sheung: i) acumular dinheiro e ii) ter casa;
2.4. o Horror é a Economia (o Capital como a ontologia da contemporaneidade (Frederic Jameson));
2.5. o "gore" como regissto de figuraçao do invisíveel (a abstracção do dinheiro/ capital financeiro (Ansel Jaspe));
2.6. a Arquitectura (da cidade) como i) estrutura e ii) linguagem das formas do real e do Fantástico: i) isomorfismo entre Arquitectura= Cérebro= Cinema (a abertura do filme); ii) do "noir ao "horror" (registo correspondente ao estado "tele-visual" do real (Pau Virilio)).
* projecção de sequências de "My left Eye sees Ghosts" de Johnnie To (2002) e "Dumplings", de Fruit Chan (2004)