Wong Kar Wai, "2046"

9 Dezembro 2019, 14:00 Fernando Guerreiro

1. um filme "súmula"; 2. uma poética do "indirecto" ("oblíquo") e do "inacabamento" (Nathalie Bittinger) trabalhada por uma "falha" estruturante que produz obscurecimento/ opacidade dos sentidos; inscrição em "falta" ("falso") na História que produz efeito de "deslocamento" de 1997 para 2046 com triplo efeito de "delayed reaction" no "tempo" (suspenso), na "narrativa"  (com 3 níveis: o crónico, 2046 e 2047) e nos "personagens" (vd. motivo do "exílio"); a "alegoria" como tropo de leitura: o "andróide" como figura dos personagens e do espectador; 3. estratégia de "decepção" das expectativas do espectador quanto ao género (melodrama sentimental) e retorno da ficção (entre o Sr Chow e a Srª Chan) de In the Mood for Love, reinscrita em "2046" por um processo de "reprise décallée"/ diferenciante; "polifonia" (operática) da figura do Narrador e da situação de Enunciação: Chow como narrador principal dividido entre o plano do "enunciado" (=personagam) e da "enunciação" (como "voice-over" reflexiva); 4. da "forma-cristal" de In the Mood for Love à "forma-búzio" de 2046: abertura expansiva, a cores, e fecho, com queda para dentro, no negro, a preto-e-branco; "renúncia" e "aceitação" de Chow (evolução do personagem); 5. relação de figuração entre os motivos do "combóio" ( hotel)= do filme e do cinema; espectador no lugar=tempo- entre e, de incubação (de formação de "lágrimas": sedimentação de experiência/ conhecimento) dos andróides; 6. Jingwen (Fay Wong) como personagem de novo tipo que "parte"/ quebra o "impasse" (narrativo/ amoroso).
* projecção (comentada) dos primeiros 90mn do filme
Bibliografia: texto sobre o filme do livro de Stephen Teo sobre Wong Kar Wai na pasta da cadeira (verde: nº1)