Sumários

Som no Cinema

17 Março 2025, 11:00 Mariana Vinagre Liz

Elementos da banda sonora de um filme: efeitos, música e voz (narração e diálogos).

Propriedades básicas do som: volume, tom e timbre.
Analisar o som: espaço, tempo, fidelidade e ritmo.
Implicações da entrada do som síncrono na história do cinema.
Apresentação do filme M.


Visionamento e análise de sequências de A Mulher Sem Cabeça

12 Março 2025, 11:00 Mariana Vinagre Liz

Visionamento da sequência inicial: descrição de quatro planos que compõem a sequência do acidente. O que se vê? Que temas emergem?

Discussão sobre duas sequências do filme a partir do texto de leitura obrigatória, de Maria Delgado.
Exercício de escrita: o ponto de vista do filme.


Ponto de vista

10 Março 2025, 11:00 Mariana Vinagre Liz

O plano: elementos cinematográficos e narrativos

Narrativa, narração e ponto de vista
Cinema de autor e a visão de Bordwell sobre o cinema de arte
Introdução ao cinema de Lucrecia Martel
Breve história da Argentina e do Novo Cinema Argentino


Análise de Vertigo, de Hitchcock

26 Fevereiro 2025, 11:00 Mariana Vinagre Liz

Sobre a narrativa do filme. Temas em destaque a partir dos textos de leitura obrigatória.

Análise de três sequências em que o movimento de câmara está presente e é relevante.
"Imagens puras" segundo Morgan e a "sedução da técnica": será Vertigo um filme sobre o cinema?


Movimento de câmara

24 Fevereiro 2025, 11:00 Mariana Vinagre Liz

Duas perspectiva históricas: a libertação da câmara depois dos anos 1930; do cinema de planos únicos ao cinema de integração narrativa.

A teoria da montagem de Eisenstein e a teoria da ambiguidade de André Bazin.
Tipos de movimento de câmara e principais funções. Dois exemplos: Renoir e Welles.
Introdução ao cinema de Alfred Hitchcock e ao filme Vertigo a partir de textos fundamentais.