Fei Mu, "Springtime in a Small Town" (1948)

14 Fevereiro 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

1. o cinema do pós-guerra (1946/9): a 2ª idade de ouro do cinema chinês. O melodrama social (de esquerda): i)mais reformista do que revolucionário; ii) mais personagens femininos do que masculinos (fracos); iii) da constação da impossibilidade de reunião da família (nação);
iv) sentimento de desilusão ("victory as defeat");
2. Fei Um: um cinema de poesia (onírico); 2.1. a procura de uma "especificidade chinesa" do cinema entre "tradição" (a relação com a pintura e a ópera, poesia) e "modernidade" (da linguagem fomal do cinema); 2.2. as noções de "xuanxiang" (suspensão-imaginação) e de "kongqi" (ar: atmosfera);
3. "Springtime in a Small Town": 3.1. uma" cinematografias das ruínas" (Carolyn Fitzgerald): carácter duplo do motivo da "ruína": material e moral; a "ruína" como alegoria da China e do cinema do pós-guerra; 3.2. a figura na paisagem (Yuwen): a díade estruturante  "muro" (cheio)/ "ar" (horizonte, vazio); uma estética do "ar" (o motivo do "vento") 3.3. o carácter "esburacado" da narrativa e "falhado" dos personagens: dois extremos, Lyan= o passado, tradição (China= "sick man of Asia") e Zhichen=modernidade, elemento desestabilizador; as duas mulheres: Yuwen= entre paixão e dever e Xiu=sol+ primavera (o presente/ futuro).
* projecção dos 10mn iniciais de "Blood on Wolf Mountain" de Fei Mu (1936)