O Cinema na China: anos 10-20

5 Fevereiro 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

1. o carácter particular da recepção do cinema: a "tea-house" culture;
2. do cinema de "atracções" (1896-1921) - um cinema de "bricolage" marcado pelas artes tradicionais (ópera) e teatro - ao cinema narrativo dos anos 20 : adaptações literárias, drama de época e moderno; entrada dos "homens de letras" e de "teatro" no cinema; características formais; a passagem ao sonoro em 1930: a questão da língua -uso do "mandarim" - e carácter político do som (canções nacionalistas de resistência  à invasão japonesa em curso desde 1931)
3. a questão do nome: "yingxi" ("jogo de sombras"), até 1930, "dyanying" ("sombras eléctricas"), a partir dessa altura; 
4. o caso (híbrido) de "Romance of the Western Chamber" de Hou Yao (1927): 4.1. uma obra entre simbolismo e modernidade; 4.2. o cinema como dispositivo de presentificação ( e ampliação) óptica: uso do "grande-plano" , "´íris" e "olhar-câmera"; modalidade de inscrição do dispositivo (moderno) do cinema no quadro  do "plano" pensado como pintura ou cena de teatro: abertura de um "óculo" no plano, efeito de profundidade: 4.3.simbolismo da concepção de "forma": o motivo do "bordado" (floral); o "sonho" como abertura ao "imaginário´ e "trucagem" cinematográfica (Méliès); 4.4. o cinema como "Yingxi" ("jogo de sombras"): teatro de sombras do último plano do filme. Uma concepção onírica do cinema, como "silvery dream" (Tian Han, 1927).
* projecção de um dvd do filme. 
Bibliografia: Antologia pp. 15-28, 51-62