O "cinema de esquerda" dos anos 30
7 Fevereiro 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
O Cinema dos anos 30: a 1ª "idade de ouro"
1. o melodrama social de esquerda ("zuoyi dianying"):
1.1. a questão do "melodrama": género (modo) asiático?;
1.2. cinema de "esquerda": um cinema nacional e nacionalista (os 3 "anti" e os 4 "nacionalismos (Lianhua, 1933)); um cinema sentimental, social e comercial; mais "harmonização" (neo-confucionismo) do que "conflito"; modelo de projecção/ identificação emocional do público; estrutura aberta, porosa , episódica das obras (um "vazio-cheio" significante); efeito de "bright tail" ou de "family reunion" (final feliz, optimista);
1..3. um "cinema da mulher" ("nuxing dyanying"); caracterizada pelo "sofrimento"= figura (alegoria) da China e sintoma da crise social; 2 casos: a "nova mulher" (valoração ética) e a "mulher moderna" (mais fútil, superficial);
1.4. a nova situação da "acrtriz", como "star", no quadro de um cinema de estúdios; exposição pública do "privado"; o "drama" de Ruan Lingyu (1910-1935).
* projecção de um clip (de "found-footage") de Wonk Kar-Wai
Bibligrafia: Antologia pp.70-78