O Cinema no Japão nos anos 20: o caso de "A Page of Madness" de T. Kinugasa (1926)
26 Março 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
Os anos 20
1. o encontro com a modernidade: i) reorganização da indústria: 1912, a formação da Nikkatsu; 1920 , da Scochiko; ii) a influência do modelo narrativo americano; iii) o Movimento do Cinema Puro ("ju'eiga"): a defesa da especificidade visual do cinema; a crítica do "cinema-kabuki": teatralidade, intervenção do "benshi" ("katsuben") e uso do "oyama" ("onnagata").
2. o caso de "A Page of Madness" de Teinosuke Kinugasa (1920):
2.1. um produto híbrido: produção "independente" do "Shinkankakuha" (neo-impressionismo/ percepcionismo/ sensacionalismo) com apoio da Schochiko: "the first film like film" e "the firsst international film made in Japan" (Iwasaki);
2.2. influência da 1ª Vanguarda francesa (Cineplastia, "flou", Montagem +ápida, sobre-impressõess) Okuya) e do Expressionosmo alemão (Tanaka);
2.3. um Cinema da percepção: visual, unicamente apoiado no discurso (associação livre) das imagens; sem "script", "intertitulos" ou intervenção do "benshi";
2.4. um filme "transicional" (Okuya) entre (i) modernismo (experimentalismo) - vd. sequência de "abertura":o motivo da "bailarina", do círculo à espiral, um cinema da "mente" (Hipnose) - e (ii) narratividade (melodrama): motivo da "grelha", claustrofobia, realismo documental das cenas com vida no asilo psiquiátrico;
2.5. a sequência das "máscaras" (Nô e de celulóide, segundo Kawabata): i) como figura de "reclusão", ii) factor de distensão ("happy end") e iii) figura do Cinema;
2.6. ambiguidade do final (vd. Murnau, "O Último dos Homens"): regresso à ordem ou inclusão no asilo?
* projecção (comentada) de um dvd do filme
Bibliografia: páginas do livro de Aaron Geroww sobre "A Page of Madnesss" (pasta da cadeira)