Xie Jin. o "melodrama revolucionário" dos anos 50/60
21 Fevereiro 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
1. O cinema chinês após a instauração da República Popular da China: do período (heróico) da fundação à Revolução Cultural de Mao (1966-1976) e ao XIº Congresso do PCC de 1978; 1.1. retrocesso do "melodrama de esquerda" (anos 30/40), estilo misto: "realismo socialista" (soviético) e "romantismo revolucionário" (Mao, Yan'an, 1942); 1.2. o cinema chinês antes e depois de 1949: características (Y. Zhang);
2. Xie Jin (3ª Geração): uma "figura de transição" entre classicismo dos anos 30/40 e a 5ª Geração (anos 80/90): 2.1. um "homem de letras", do drama para o cinema; um cinema (literário) do "script" e assente numa estrutura dramática"; 2.2. influências: i) cinema clássico americano ("Woman's picture" + "backstage melodrama"), ii) cinema soviérico (anos 30/40), iii) ópera de Shaoxing, iv) naturalismo ("novo drama" e ficção realista de Lu Xun), v) "cinema de esquerda" dos anos 30/40 (+ Neo-realismo italiano) (Gina Marchetti); 2.3. melodrama (características (Ma Ning) ): i) estrutura bipolar (didatismo),ii) tipifização e ausência de "middleground characters" ( a censura ao personagem de Yuehong), iv) mais "intriga" (acção) do que construção de personagens (Verosimilhança), v) personagem feminino (Chunhua) como "herói" ("mulan") (não "melodrama familiar"): personagem não "para si" mas no "todo" (grupo); 2.5. o "Xie Jin model" de filme (ecletismo, sensacionalismo emotivo, catarse pública) e a crítica da 5ª Geração; 2.5. "Two Stage Sisters" (1964): i) abertura filmada em continuidade (panorâmica com grua, da paisagem de montanha ao palco de teatro na vila): cinema total, operático que liga teatro a vida e os integra na natureza (cosmos); ii) situação de "imersão" (reforçada pelas canções) e efeito(s) de "distanciamento" (crítico): a "caixa" (denotativa da situação de representação) da cena em casa do aristocrata: do "símbolo" ao "signo" e da "ópera" (tradicional) ao teatro de 2º grau, político.
* projecção dos primeiros 30mn do filme
Bibliografia: textos de Ma Ning e Y. Zhang, sobre o autor e o filme, na pasta da cadeira (verde, 4)