Xie Jin, "Two Stage Sisters" (1964) (2)

26 Fevereiro 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

(cont.)
2.5. 6. a inscrição do modelo da "Ópera" no "melodrama": i) acentuação da "espectacularidade" (mais "opsis"="showing" do que "muthos"="telling"); ii) introdução de momentos de "pausa"= "poses fixas" que acentuam "plasticidade" (iconicidade) da "forma" (do "ornamento" ao "símbolo"); iii) factores de "imersão" (música) mas também de "distanciamento" - situações  de "desdobramento"/ "especularidade" (espelhos reflexivos não narcísicos), "mise en abyme" (representação na representação) - que introduzem um plano "reflexivo"/"crítico" (o Teatro Épico de Brecht); ; iv) como reverter o efeito de "distanciamento" para atingir público?: o processo de "consciencialização" de Chunhua (momento de sobreposição fusionante e mutacional de imagens); passagem do personagem-vìtima ("Neww Yer's Sacrifice" - drama-ópera, adaptado de Lu Xun) para a personagem-activa de "White-Haired Gilr" (ópera revolucionária); 2.5.7. os diferentes palcos  de representação: i) o estreito=arte e o ii) amplo=vida; dissolução/absorção do teatro na vida? (os dois fins do filme).
* projecção (comentada) do resto do filme
Bibliografia: B. Brecht, "On Chinese Acting"