Zhang Yimou, "Hero" (2002)

14 Março 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

1. a dificuldade (polémica) da interpretação do filme : "quem é o 'herói'?", "Sem Nome" (os "xia") ou Qin, o imperador; a complexidade do dispositivo de "encaixe(s) narrativo (uma situação de Enunciação múltipla, discursos não fiáveis e contraditórios);.

2. uma estética integral e poliarticulada: 2.1. o uso do "slow motion" para introduzir "tempo" e passar de plano: da História para o Mito; 2.2. as formas do "movimento", na horizontal e na vertical (o tropo do "vôo) ; relação com o modelo da pintura de "paisagem" (Montanha + Água) tradicional chinesa; 2.3 uma "forma-ornamentio" e "fluxo" : o modelo da Caligrafia (Espada Partida); 2.4. a questão dos valores (caracteres, símbolos): "jian" (espada)/ "tianxia" ("todos debaixo do céu"); 2.5 a dissidência do personagem feminino ("Neve esvoaçante") (o "nuxia"); 2.6 a questão do "sacrifício" (Sem Nome): as figuras do "vazio"; a relação entre o "cheio" e o "vazio"; a dificuldade do sentido politico do filme.

* projecção (comentada) de um dvd do filme