Zhang Yimou, "JuDou" (1990) (2)
7 Março 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
2.2. "Ju Dou": "a alegorical melodrama"
2.1. alterações ao texto adaptado ("Fuxi Fuxi", Liu Heng): a tinturaria (por razões plásticas), as mortes de Jinshan, Tianqing e JuDou (ultra-melodrama, paródico=carnavalesco);
2.2. um filme sobre as "paixões"="desejo": i) centralidade do personagem feminino, alegoria da China (Rey Chow); ii) o dispositivo escópico do "peep hole": ponto de vista esquinado/indirecto do Tianqing (e do espectador); reversão dessa perspectiva por Ju Dou sobre Tianqing e o espectador;
2.3. dois triangulos edipeanos ou um Édipo invertido (Jenny Lau): Tianbai (filho do "segredo") como "executor" do "pai da lei" e da ordem (moral, social);
2.4. ambiguidade do fim (sacrifício mais de "protesto" do que "pacificador"=catártico)